Elevator Pitch é uma ferramenta para criação de discursos rápidos, capazes de apresentar o conceito mais relevante do serviço de forma a convencer investidores a apostar na sua ideia ou a abrir sua agenda para ouvir mais sobre ela.
Seu princípio é focar nos pontos mais importantes para que a ideia possa ser transmitida até no elevador – no curto tempo do caminho do investidor até o andar dele – para o caso de você esbarrar com algum executivo na sua rotina.
Existem alguns formatos possíveis para o Elevator Pitch, o que eu mais uso – e o exemplo desse texto – explora seis itens principais:
- Público-alvo
- Necessidades e dores desse público
- Nome provisório
- Metáforas de exemplificação
- Concorrentes
- Diferencial do seu serviço
Para que normalmente é usada
A ferramenta é relevante tanto para sintetizar o conceito geral do serviço, quanto para ver se você já possui as informações básicas e relevantes para os primeiros passos de venda da sua ideia.
Muitas ideias que nos surgem não passariam do teste do Elevator Pitch, mostrando a necessidade de mais pesquisa e maior aprofundamento do conceito.
Quando normalmente é usada
O Elevator Pitch pode ser usado no começo do projeto para testar o quanto já sabemos sobre a oportunidade, apontando até para a necessidade das pesquisas iniciais em pontos específicos.
Ele também pode ser usado no final do processo de concepção para sintetizar o conteúdo do serviço.
Exemplo de passo a passo do Elevator Pitch
PASSO 1
Comece a construção do discurso descrevendo o público que você deseja atingir. Quem são essas pessoas.
PASSO 2
Fale sobre as necessidades e dores dessas pessoas que serão atendidas pelo serviço que está criando ou reformulando.
PASSO 3
Defina um nome provisório para o serviço, isso ajudará a sintetizar o conceito. Caso o serviço já tenha um nome, basta usá-lo.
PASSO 4
Use uma metáfora ou uma categoria de serviço para exemplificar o conceito do serviço, isso pode ser muito útil quando a ideia é inovadora e ainda não tem um modelo difundido e de fácil compreensão.
PASSO 5
Fale quem é o principal concorrente da sua ideia ou os principais concorrentes, caso tenha mais de um em que se deva concentrar. Isso é importante para mostrar que você já conhece os desafios que vai enfrentar.
PASSO 6
Explore seu principal ou principais diferenciais para competir nesse mercado. É importante que sua vantagem competitiva fique bem clara para o que o investidor perceba a oportunidade como atrativa e rentável.
Referências
BlueBox Pitch. Disponível em: <https://youtu.be/2mjDa1-3saE>. Acesso no dia da postagem.