Elevator Pitch para apresentar ideias rapidamente

Elevator Pitch é uma ferramenta para criação de discursos rápidos, capazes de apresentar o conceito mais relevante do serviço de forma a convencer investidores a apostar na sua ideia ou a abrir sua agenda para ouvir mais sobre ela.

Seu princípio é focar nos pontos mais importantes para que a ideia possa ser transmitida até no elevador – no curto tempo do caminho do investidor até o andar dele – para o caso de você esbarrar com algum executivo na sua rotina.

Existem alguns formatos possíveis para o Elevator Pitch, o que eu mais uso – e o exemplo desse texto – explora seis itens principais:

Faberhaus Play Produtos Digitais 003
  1. Público-alvo
  2. Necessidades e dores desse público
  3. Nome provisório
  4. Metáforas de exemplificação
  5. Concorrentes
  6. Diferencial do seu serviço

Para que normalmente é usada

A ferramenta é relevante tanto para sintetizar o conceito geral do serviço, quanto para ver se você já possui as informações básicas e relevantes para os primeiros passos de venda da sua ideia.

Muitas ideias que nos surgem não passariam do teste do Elevator Pitch, mostrando a necessidade de mais pesquisa e maior aprofundamento do conceito.

Quando normalmente é usada

O Elevator Pitch pode ser usado no começo do projeto para testar o quanto já sabemos sobre a oportunidade, apontando até para a necessidade das pesquisas iniciais em pontos específicos.

Ele também pode ser usado no final do processo de concepção para sintetizar o conteúdo do serviço.

Exemplo de passo a passo do Elevator Pitch

PASSO 1

Comece a construção do discurso descrevendo o público que você deseja atingir. Quem são essas pessoas.

PASSO 2

Fale sobre as necessidades e dores dessas pessoas que serão atendidas pelo serviço que está criando ou reformulando.

PASSO 3

Defina um nome provisório para o serviço, isso ajudará a sintetizar o conceito. Caso o serviço já tenha um nome, basta usá-lo.

PASSO 4

Use uma metáfora ou uma categoria de serviço para exemplificar o conceito do serviço, isso pode ser muito útil quando a ideia é inovadora e ainda não tem um modelo difundido e de fácil compreensão.

PASSO 5

Fale quem é o principal concorrente da sua ideia ou os principais concorrentes, caso tenha mais de um em que se deva concentrar. Isso é importante para mostrar que você já conhece os desafios que vai enfrentar.

PASSO 6

Explore seu principal ou principais diferenciais para competir nesse mercado. É importante que sua vantagem competitiva fique bem clara para o que o investidor perceba a oportunidade como atrativa e rentável.

Referências

BlueBox Pitch. Disponível em: <https://youtu.be/2mjDa1-3saE>. Acesso no dia da postagem.

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