A Vaca Roxa: Como crescer na economia da atenção

A Vaca Roxa de Seth Godin não foi escrita para agradar, a obra foi escrita para provocar, especialmente quem está preso à rotina de repetir o que sempre foi feito, esperando um resultado que nunca vem.

Se você sente que entrega muito e ainda assim é pouco reconhecido, talvez o problema não esteja na sua competência, mas na sua presença despercebida.

Segundo a obra, no mundo de hoje, quem não se destaca vira ruído. E quem tenta agradar todo mundo… geralmente acaba não agradando ninguém.

Faberfield Banner Horizontal 2025 002

E sim, durante muito tempo, parecer “profissional” era seguir a cartilha: entregar tudo certinho, usar uma apresentação polida e evitar ousadias.

Só que o jogo virou. E quem continua jogando com as regras antigas está perdendo espaço, oportunidades e respeito.

As pessoas estão cansadas do mais do mesmo.

Querem clareza, personalidade e impacto real.

E isso vale tanto para produtos quanto para você e o que você apresenta no trabalho.

A coragem de escolher um lado

Uma das principais ideias do livro é simples e poderosa: você não precisa (e nem deve) tentar agradar todo mundo.

Pelo contrário: o segredo está em focar nas pessoas certas, aquelas que vão te ouvir, te defender e te indicar.

Isso exige coragem.

Porque ser marcante de verdade significa, inevitavelmente, incomodar alguém.

Aliás, Godin nos lembra que:

A vaca roxa citação

“Se você for marcante, provavelmente haverá quem não goste de você. Isso faz parte da definição de ‘marcante’.” — Seth Godin

A maioria das pessoas não tem medo de errar, mas tem medo de ser julgada.

E é esse medo que faz você polir demais a apresentação, suavizar a proposta, mudar o tom para parecer mais “aceitável”.

Mas a verdade é que o que é aceitável raramente é marcante.

Mas não é sobre gritar mais alto, é sobre ser memorável

Ser marcante não é fazer escândalo.

É fazer sentido. Muito sentido. Para as pessoas certas.

Isso significa entregar uma proposta que resolve, emociona e se conecta com clareza.

Que mostra propósito. Que tem um ponto de vista. Que desafia o lugar-comum.

Profissionais que se destacam não tentam parecer brilhantes.

Eles se dedicam a tornar seu trabalho visivelmente valioso.

E nosso trabalho é justamente ajudar você a parar de se esconder atrás de ideias genéricas, apresentações genéricas, discursos genéricos, e finalmente ocupar o espaço que sua entrega merece.

Quer liderar projetos? Ser promovido? Vender sua ideia com confiança?

Então precisa parar de parecer mais do mesmo.

A boa notícia é que existe um caminho. E ele não exige mágica, só método com ações conscientes e consistentes.

P.S.: Se quiser ir além da leitura e transformar suas ideias em apresentações que conquistam e geram respeito, conheça também Apresentações Faberfield – nosso curso de storytelling estratégico para profissionais que querem ser ouvidos, valorizados e promovidos.

Citações selecionadas de A Vaca Roxa

Antes, durante e depois

“Como profissionais de marketing, sabemos que o método antigo não está mais funcionando. E sabemos por quê: como consumidores, estamos ocupados demais para prestar atenção nos anúncios, mas estamos desesperados para encontrar bom produtos e serviços que resolvam os nossos problemas.” (GODIN, 2022).

O que funciona

“O motivo pelo qual é tão difícil seguir o líder é: o líder é o líder porque fez algo marcante. E esse feito marcante já foi realizado por alguém. Por isso, não é mais marcante quando você o realiza.” (GODIN, 2022).

A entrada no mercado

“A grande maioria dos consumidores está satisfeita. Eles estão inertes. Contentes com o que têm. Não estão procurando substitutos para os produtos que usam nem gostam de se adaptar a novidades.” (GODIN, 2022).

O grande mal-entendido

“O marketing no mundo pós-TV não consiste mais em tornar um produto atraente, interessante, bonito ou engraçado depois que é criado e fabricado. Trata-se de criar um produto que seja bom desde o início a ponto de viralizar.” (GODIN, 2022).

Quem está ouvindo?

“Não adianta anunciar para qualquer pessoa. Exceto para os propagadores interessados e influentes.” (GODIN, 2022).

Os consumidores não são todos iguais

“Diferencie seus clientes. Identifique o grupo mais lucrativo. Localize o grupo mais inclinado a atuar como propagador. Descubra como desenvolver, anunciar e recompensar cada grupo. Ignore o restante. Seus anúncios, assim como seus produtos, não devem agradar ao grande público. Seus anúncios, e naturalmente seus produtos, devem agradar aos clientes que você escolher, caso consiga fazer isso.” (GODIN, 2022).

Estudo de caso: Chip Conley

“Faça uma lista de concorrentes que não estão tentando agradar a todo mundo. Estão se saindo melhor do que você? Se pudesse escolher um nicho mal atendido para enfocar e dominar, qual seria? Por que não lançar um produto para concorrer com o seu, um produto que apenas agrade a esse mercado?” (GODIN, 2022).

O problema da Vaca

“Se você for marcante, provavelmente haverá quem não goste de você. Isso faz parte da definição de ‘marcante’. Ninguém consegue agradar a todo mundo. O melhor que o tímido pode esperar é não ser notado. A crítica vem para quem se sobressai.” (GODIN, 2022).

“Em um mercado saturado, encaixar-se significa fracassar. Em um mercado intenso, não se destacar é o mesmo que ser invisível.” (GODIN, 2022).

“Ninguém diz ‘Sim, gostaria de me preparar para receber duras críticas!’ Mas… A única maneira de se tornar marcante é fazer justamente isso.” (GODIN, 2022).

“De modo geral, reagimos à nossa aversão a críticas nos escondendo e evitando receber feedback negativo. Ao agir assim, estamos ironicamente impedindo o nosso próprio sucesso!” (GODIN, 2022).

Siga o líder

“Quais são as táticas que a sua empresa adota que implicam seguir o líder? E se você as abandonasse e fizesse algo totalmente diferente? Se você reconhece que nunca vai assumir a liderança sendo o mesmo, faça uma lista do que pode fazer para assumir a liderança sendo diferente.” (GODIN, 2022).

Projeções, lucros e a Vaca Roxa

“Parte 1: Produtos sem graça. As empresas criadas com base no marketing de massa desenvolvem seus produtos para esse mercado. Essas empresas aparam as arestas, suavizam os diferenciais e fabricam produtos insípidos o suficiente para agradar ao grande público. Elas tornam os pratos apimentados menos picantes, e os serviços excelentes, um pouco piores e mais baratos.” (GODIN, 2022).

“Não se pode alcançar todo mundo de uma vez. E, se você não atrair o entusiasmo dos propagadores, o seu produto definha.” (GODIN, 2022).

As vantagens de ser Vaca

“Esse é, portanto, um paradoxo interessante. À medida que o mundo se torna mais turbulento, cada vez mais pessoas buscam segurança. Elas querem eliminar, tanto quanto possível, os riscos em suas empresas e carreiras.” (GODIN, 2022).

Estudo de caso: o açougueiro italiano

“A carne que ele vende é tão melhor assim? Provavelmente, não. Mas, ao transformar o processo de comprar carne em uma prática política e intelectual, Dario encontrou várias maneiras de ganhar dinheiro com uma vaca, desta vez com uma vaca roxa.” (GODIN, 2022).

O paradoxo da paródia

“Se alguém pode aparecer em uma paródia é porque tem algo de especial, algo que merece deboche. Isso significa que existe uma Vaca Roxa em ação.” (GODIN, 2022).

“Como você poderia modificar o seu produto ou serviço de modo que aparecesse no próximo episódio de Saturday Night Live ou em uma paródia da revista especializada do seu setor.” (GODIN, 2022).

O que significa ser um profissional de destaque

“Faça um curso de design. Inscreva os seus designers em um curso de marketing. E passem uma semana na fábrica.” (GODIN, 2022).

Você precisa ser ousado para ser marcante

“Ser escandaloso pode funcionar em alguns casos, mas não é uma estratégia. É puro desespero. A ousadia precisa ter um propósito, que, por sua vez, precisa ser incorporado ao produto.” (GODIN, 2022).

Mas e a fábrica?

“Se não tivessem medo de fracassar, qual seria a coisa mais audaciosa que experimentariam?” (GODIN, 2022).

Tem a ver com paixão?

“Lembre-se: não tem a ver com o fato de ser estranho. Mas, sim, com o fato de ser irresistível para um grupo minúsculo de propagadores com otaku que podem ser alcançados com facilidade. Irresistível não é sinônimo de ridículo. Algo que é irresistível, para o nicho certo, é simplesmente marcante.” (GODIN, 2022).

Brainstorming

“A Best Buy adotou uma técnica de venda tão diferente que se tornou notável.” (GODIN, 2022).

“O seu produto é o melhor em algum aspecto que mereça ser mensurado.” (GODIN, 2022).

“Você tem de ir aonde a concorrência não está atuando. Quanto mais longe, melhor.” (GODIN, 2022).

Sal não é sem graça.

“Copie. Não do seu próprio setor, mas de qualquer outro. Encontre um setor mais sem graça do que o seu, descubra quem é marcante, o que não vai levar muito tempo, e faça o que eles fizeram.” (GODIN, 2022).

O que Orwell diria?

“Não seja sem graça.” (GODIN, 2022).

“Evitar risco é arriscado.” (GODIN, 2022).

“Agora quem manda é o design.” (GODIN, 2022).

Referências

GODIN, Seth. A vaca roxa. Rio de Janeiro: Best Business, 2022. Recurso eletrônico.

Banner produtos animado 2025 002

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top

Receba nosso conteúdo no seu e-mail