TNS: The Natural Step para sustentabilidade e inovação

TNS (The Natural Step), também conhecido como FSSD (Framework for Strategic Sustainable Development), é um modelo utilizado para promover a sustentabilidade em empresas, organizações e governos.

Ele foi criado pelo médico e cientista sueco Karl-Henrik Robèrt em 1989 com base no conceito de pensamentos sistêmicos (systems thinking) para facilitar a análise, o planejamento, a tomada de decisões e a ação colaborativa entre disciplinas e setores em direção à sustentabilidade.

O modelo já foi usado por diversas empresas como IKEA, Starbucks e Nike e por governos como os da cidade de Whistler BC (Canadá), Madison no Wisconsin (EUA) e em mais de 90 municípios distribuídos pela Suécia.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Mais recentemente o framework também foi adotado para impulsionar inovação nas empresas, principalmente com o uso da retroprojeção (backcasting) ao invés de projeção (forecasting).

Como funciona o TNS (The Natural Step)

O TNS (The Natural Step) é baseado no conceito de retroprojeção (backcasting), que significa olhar para trás de um ponto imaginado no futuro e explorar estratégias e ações para chegar lá.

Para isso é utilizado o processo ABCD, onde A representa justamente a visão de futuro, como podemos ver a seguir.

TNS (The Natural Step) – Modelo ABCD Modelo esquemático global focado em sustentabilidade

A – Visão do futuro desejado: Visão e conscientização sobre como é o futuro desejado.

B – Situação atual a ser trabalhada: Avaliação sobre o contexto atual com seus desafios e oportunidades.

C – Ações necessárias para conectar B com A: Definição das ações necessárias para superar o contexto atual em direção ao futuro desejado.

D – Priorização das ações necessárias: Ordenação das ações em importância para se alcançar a visão de futuro.

Passando então pelas 4 etapas teremos um plano factível para sairmos da situação atual e chegarmos no futuro desejado.

O TNS (The Natural Step) na inovação de produtos

Para aplicar o TNS (The Natural Step) no desenvolvimento de produtos inovadores, é possível colocar na visão do futuro uma perspectiva sobre o negócio em si e, a partir disso, avaliar o contexto atual e como conectar esses dois pontos.

A priorização faz parte dessa análise e ainda pode se utilizar da proposta de valor como elemento para apoiar na ordenação por prioridade das ações definidas, como podemos ver no modelo esquemático a seguir.

TNS (The Natural Step) – Modelo ABCD Modelo esquemático para inovação de produtos

Importante para o aspecto de negócios que a descrição das ações traga também uma visão sobre as métricas de sucesso e uma linha do tempo que faça sentido.

Para isso podemos usar um canvas de descrição da ação que já traga esses pontos, como visto no exemplo ilustrativo a seguir.

TNS (The Natural Step) Exemplo de canvas para descrição e priorização das ações necessárias

Assim, ao conectarmos todos os pontos conseguimos ter um planejamento estratégico robusto, tanto para sustentabilidade quanto para o negócio em si, dependendo do tema explorado dentro do framework.

Referências

The Natural Step Org. Disponível em: <https://thenaturalstep.org/approach/>. Acesso no dia da postagem.

Faludi Design. The Natural Step FSSD. Disponível em: < https://faludidesign.com/design-exchange/the-natural-step-fssd/>. Acesso no dia da postagem.

Stanford. Natural Step Overview. Disponível em: <https://web.stanford.edu/class/me221/readings/NaturalStepOverview.pdf>. Acesso no dia da postagem.

MJV. Disponível em: <https://www.mjvinnovation.com/pt-br/blog/>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top