Nesse papo, Rodrigo Soares compartilha seu conhecimento em e-commerce, tanto como empreendedor quanto como líder nessa área.
Segundo nosso entrevistado, para trabalhar com o segmento digital e e-commerce um olhar amplo, diferentes aprendizados e prática são fundamentais.
E isso incluindo marketing digital, UX, UI e o que passar por tecnologia e comportamento humano.
Até porque, independente de ser um canal on-line, o e-commerce também está ali para atender as pessoas, suas necessidades e precisa abraçar diferentes tipos de comportamentos e tendências.
Além disso, a velocidade com que as mudanças ocorrem exige uma constante atualização e troca de experiências entre profissionais do setor.
E para lidar com esse ambiente tão dinâmico, cursos rápidos e encontros de networking desempenham um papel crucial na formação do profissional que trabalha com o comércio eletrônico.
Desafios e estratégias do e-commerce
Ao falarmos dos maiores desafios enfrentados pelo e-commerce chegamos rapidamente na busca constante por vender mais.
Felizmente, as tecnologias têm se mostrado aliadas nesse objetivo, proporcionando uma experiência de compra mais eficiente, com custos cada vez mais baixos e uma performance tecnológica e de usabilidade cada vez mais otimizada.
Inclusive, a performance é um alvo importante, tanto para o funcionamento tecnológico quanto de facilidade de uso.
Porém para alcançar o sucesso com e-commerce é importante compreender o que o negócio precisa e então criar uma análise bem diagnosticada sobre o que é necessário ou não para esse objetivo.
Também é importante entender que a conversão vai além do pedido do cliente na loja.
Esse olhar precisa ser entendido passando por sistemas de antifraude, por pagamentos posteriores, como com PIX ou boleto, por possíveis falta de estoque, entre outros pontos.
Logo, às vezes você precisa olhar mais para dentro do que para fora para encontrar onde mexer para alcançar melhor desempenho.
E, é claro, é fundamental que os empreendedores estejam cientes de que o sucesso não vem sem esforço.
É preciso dedicação, trabalho árduo e uma dose extra de determinação para levar o negócio adiante.
Portanto, se você está pensando em ingressar no universo do e-commerce ou se já está inserido neste mercado, lembre-se: compreender as necessidades do seu público, estar atualizado com as tendências do setor e estar disposto a se dedicar são pilares importantes para o seu sucesso.
Referências
Rodrigo Soares. LinkedIn. Disponível em: <www.linkedin.com/in/roosoares>. Acesso no dia da postagem.
VTEX Day. Disponível em: <https://vtexday.com/>. Acesso no dia da postagem.
Fórum do e-commerce. Disponível em: <https://eventos.ecommercebrasil.com.br/forum/>. Acesso no dia da postagem.
E-commerce Brasil. Disponível em: <https://www.ecommercebrasil.com.br/>. Acesso no dia da postagem.
ROI e ROAS. Faberhaus. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/roi-e-roas/>. Acesso no dia da postagem.
Funil de Vendas. Faberhaus. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/funil-de-vendas/>. Acesso no dia da postagem.
Tec4You. Disponível em: <https://www.tec4udigital.com>. Acesso no dia da postagem.