A robótica avançada supera limites com próteses inteligentes

Robótica avançada é a tecnologia que possibilita a substituição de humanos por robôs em tarefas de fabricação, bem como em alguns serviços.

Seja com construções humanoides ou com desenhos menos característicos, essas máquinas conseguem realizar ações cada vez mais precisas, inclusive alcançando áreas não acessível para nós.

A medicina tem usado muito disso com robôs que ajudam em cirurgias complexas e de risco, por exemplo.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Essa tecnologia também é a responsável por próteses de alto desempenho capazes de substituir partes do corpo, executando as tarefas tão bem quanto as naturais e, em alguns casos como esportistas, por exemplo, até de forma melhor que as biológicas.

Com tudo isso não é surpresa ver essa tecnologia como uma das grandes tecnologias com potencial de gerar disrupção na nossa sociedade até 2025, segundo o estudo da McKinsey&Company.

A seguir algumas citações contidas no relatório Tecnologias disruptivas: Os avanços que vão transformar a vida, os negócios e a economia global (Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy) da McKinsey&Company.

O relatório explora 12 tecnologias disruptivas que tem maior potencial de impactar a economia e a vida humana até o ano de 2025 e foi organizado por James Manyika, Michael Chui, Jacques Bughin, Richard Dobbs, Peter Bisson e Alex Marrs.

Citações selecionadas sobre robótica avançada

“Robótica avançada” (MANYIKA et al., 2013, p. 68).

“Os robôs tradicionais se destacam em tarefas que exigem velocidade, força, resistência ou precisão em um ambiente controlado (soldagem por robôs ou fabricação de semicondutores, por exemplo). Eles são aparafusados ​​no lugar atrás dos trilhos para evitar ferimentos aos humanos. Eles fazem exatamente o que eles estão programados para fazer – e nada mais. Mas agora, uma nova geração de robôs mais sofisticados está se tornando comercialmente disponível. Esses robôs avançados possuem maior mobilidade, destreza e capacidade de adaptação, bem como a capacidade de aprender e interagir com humanos, ampliando sua grande gama de aplicações potenciais. Eles têm alta visão de máquina e software avançado de reconhecimento de imagem que lhes permite posicionar objetos precisamente em operações delicadas e discernir uma peça específica em uma pilha. Eles são alimentados por motores e agentes sofisticados, permitindo que eles se movam mais rápido e precisamente, e alguns são feitos de materiais mais leves e suaves. A Agência de Projetos de Pesquisa Avançada de Defesa dos Estados Unidos (DARPA) está trabalhando em robôs que podem automatizar completamente a costura de peças de vestuário, usando um processo que acompanha o movimento de fios individuais e move o tecido precisamente para executar a costura exata” (MANYIKA et al., 2013, p. 69).

“Os robôs cirúrgicos ultra-precisos estão possibilitando novas formas de cirurgia minimamente invasivas que podem reduzir as complicações pós-cirúrgicas, permitir uma recuperação mais rápida e, possivelmente, reduzir as taxas de mortalidade cirúrgica. As próteses robóticas e os exoesqueletos são capazes de tomar orientações precisas e fazer movimentos cada vez mais exatos e delicados” (MANYIKA et al., 2013, p. 70).

“Nós estimamos que, até 2025, a robótica avançada poderia ter um impacto econômico mundial de US $ 1,7 trilhão a US $ 4,5 trilhões por ano nas aplicações que medimos. Grande parte desse impacto – US $ 800 bilhões a US $ 2,6 trilhões – pode vir da melhora e ampliação das vidas humanas. Um adicional de US $ 700 bilhões a US $ 1,4 trilhão pode resultar da automação de tarefas de fabricação e do serviço comercial” (MANYIKA et al., 2013, p. 72).

“Estimamos que o impacto econômico potencial da cirurgia robótica e das próteses robóticas seja de US $ 800 bilhões a US $ 2,6 trilhões anualmente até 2025, com base em salvar vidas e melhorar a qualidade da vida” (MANYIKA et al., 2013, p. 73).

“Em 2025, poderá haver mais de 50 milhões de pessoas com mobilidade reduzida no mundo desenvolvido, incluindo amputados e pessoas idosas, para quem os dispositivos robóticos poderiam restaurar a mobilidade, melhorar a qualidade de vida e aumentar a vida útil” (MANYIKA et al., 2013, p. 73).

“Os robôs de serviço se dividem em duas categorias: os usados em configurações comerciais e os robôs pessoais. Para robôs de serviços pessoais e domésticos, nos concentramos no potencial para automatizar tarefas domésticas e de limpeza, como aspirar, esfregar, cortar a grama e limpar calhas” (MANYIKA et al., 2013, p. 75).

“Estimamos que, nas economias desenvolvidas, em ocupações como a preparação de alimentos, cuidados de saúde, limpeza comercial e cuidados com idosos, algo em torno de 7 a 12 por cento das tarefas dos trabalhadores do serviço comercial poderiam ser automatizadas de forma econômica até 2025” (MANYIKA et al., 2013, p. 75).

“Para as sociedades e os políticos, a perspectiva de robôs cada vez mais capazes traz benefícios potenciais: produtividade nacional crescente, bens de qualidade superior, cirurgias mais seguras e melhor qualidade de vida para idosos e deficientes. Mas também traz novos desafios no emprego, educação e treinamento de habilidades” (MANYIKA et al., 2013, p. 77).

“Em 2025, dezenas de milhões de empregos nas economias em desenvolvimento e avançadas poderão ser afetados. Muitos desses funcionários podem exigir assistência econômica e reciclagem. Parte da solução será colocar ainda mais ênfase na educação de trabalhadores em áreas de alto valor como matemática, ciência e engenharia” (MANYIKA et al., 2013, p. 77).

Desafio proposto para trabalhar com a robótica avançada

Como robótica avançada pode contribuir na mobilidade de pessoas da terceira idade pela cidade?

Material adicional sobre o assunto

Referências

Tecnologias Disruptivas. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/tecnologias-disruptivas/>. Acesso no dia da postagem.

MANYIKA, James; et al. Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy. 2013. Disponível em: <http://www.mckinsey.com/business-functions/digital-mckinsey/our-insights/disruptive-technologies>. Acesso em 03 de jun. de 2017.

AMECA – O robô humanoide mais avançado do mundo. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KEZPzay_cZg>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top