Lu Terceiro participa de uma conversa sobre trabalho, carreira e aprendizados da vida para nos inspirar e ajudar na nossa evolução.
Lu Terceiro – Perfil
Nome: Luciana Terceiro
Se formou em: Desenho de Moda
É conhecida por ser: UX designer
Odeia demais: Burocracia. Esperar os outros resolverem. Medo (de fazer, de se arriscar).
Ama muito: Viajar, estudar, família, meu trabalho, os verdadeiros amigos.
Fica feliz quando: Fico feliz em ver ideias se transformando em projetos, crescendo e se concretizando. Fico feliz em contar com boas companhias para construir coisas bacanas. E fico demais de feliz de estar com gente de bem e com as pessoas amadas 🙂
Tem medo de: Perder tempo!
Não tem medo de: Experimentar 🙂
Entrevista
No que você trabalha atualmente?
Lu Terceiro: Estou num momento bastante dedicada à vida acadêmica: mestrado e dando aulas. Mas também pontualmente faço alguns freelas e me dedico aos projetos do Coletivo Mola e da UP[W]IT.
Em ambos, busco trabalhar com processos do design mas com objetivos um pouco diferentes. No Coletivo, a ideia é democratizar esses conhecimentos e na UP[W]IT, refletir sobre o papel e o espaço da mulher nos ambientes de tecnologia e inovação.
Como você entrou nessa atividade profissional?
Lu Terceiro: A área “criativa” sempre foi uma paixão. Sonhava em ser arquiteta, mas acabei indo para o curso de Moda (sou péssima em matemática, hehehe).
No curso de Moda, conheci o Design Gráfico. E aqui uma coisa foi puxando a outra: fui desenhar sites quando tomei contato com a Internet (isso era 1999!), e virei “webdesigner”.
Em 2003 conheci arquitetura de informação e me apaixonei. Dai para frente, foi descobrir todo o mundo de pesquisas com usuários, de UX, e o trabalho foi se enriquecendo.
O que mais gosta no que faz profissionalmente?
Lu Terceiro: Gosto de vários aspectos. Adoro a parte de pesquisa com usuários. Descobrir como o mundo é diverso e como podemos trabalhar um tantinho disso em nosso projetos para tentar melhorar a vida das pessoas.
Adoro o trabalho em equipe, especialidades diferentes que se reunem para fazer um bom serviço.
Adoro a comunidade de UX, sempre generosa e com pessoas incríveis e inspiradoras. Trabalhar com pessoas que possuem o mindset, a mentalidade de projetar para os outros nos permite conviver com pessoas com um nível de empatia acima da média.
Qual foi o projeto mais interessante que você trabalhou até hoje? Como foi?
Lu Terceiro: Esta é uma pergunta bem difícil!
Quando trabalhava no UOL, os dois projetos que eu mais gostava eram os relacionados ao UOL Host e PagSeguro.
Em ambos era possível ver o impacto que estes serviços proporcionavam nas vidas das pessoas. Histórias de pessoas que tiveram uma oportunidade de vida melhor, que começaram a empreender usando esses serviços. É incrível quando você pode fazer parte de algo que proporciona isso.
No Coletivo Mola e na UP[W]IT também pude fazer parte de eventos diferentes, mas também muito interessantes. Esses momentos de troca e aprendizado são muito especiais.
Qual foi a situação mais difícil que você passou na sua carreira até hoje e como você lidou com ela e/ou o que aprendeu de mais importante?
Lu Terceiro: Não foi bem uma situação, mas o momento que passei a ser responsável pela equipe, a coordenar o time, foi um momento bastante desafiador e de muito aprendizado.
Acho que os maiores aprendizados que tive foram que é importante deixar tudo às claras – às vezes a gente acha que está subentendido e isso pode causar muitos problemas, se manter aberto a ouvir e não ter medo de mostrar que também podemos errar.
Que conselho daria para quem está começando uma carreira profissional agora?
Lu Terceiro: Tenha curiosidade, estude, participe de eventos, e produza, produza, produza!
Faça projetos pessoais, faça projetos voluntários, faça projetos na faculdade, em cursos livres, onde houver oportunidade.
Nem sempre a primeira oportunidade vem fácil, mas se tiver a oportunidade de exercitar, com certeza terá mais chances.
O que te faria contratar alguém para trabalhar com você?
Lu Terceiro: Há o lado técnico, dependendo do que é necessário para o trabalho, mas o mais importante é o entusiasmo da pessoa.
Perceber aquele brilho de quem trabalha com o que gosta, que tem interesse em aprender e se desenvolver, em quem tem curiosidade de ir além.
As melhores pessoas com quem trabalhei dava para sacar de cara que elas tinham esse entusiasmo. E para essas pessoas, não há barreiras para ir além.
Que profissional ou profissionais você considera referência na sua área de atuação? Por que?
Lu Terceiro: Difícil citar algumas, admiro várias pessoas, por motivos diferentes.
Onde você busca informações para aprender mais sobre sua profissão?
Lu Terceiro: Alguns canais são básicos, como uxdesign.cc e Fast.Co Design.
Gosto muito da TouchPoint, a revista da Service Design Network.
Apesar de serem mais pontuais, os eventos na área são muito bons, como o Interaction South America e a UXConf BR. Não só pelas palestras, mas por todo o networking, por conhecer as pessoas.
Como você explicaria o seu trabalho para alguém que nunca ouviu sobre isso?
Lu Terceiro: Depende de quanto tempo eu tenho, hahahah.
No geral, explico que projeto as interfaces digitais para que elas sejam mais fáceis para as pessoas usarem, e tento explicar que para projetar, preciso compreender como são as pessoas que vão usar esses serviços (o que elas costumam usar, o que precisam, o que não funciona bem para elas, etc.).
Dentro do que você faz profissionalmente, o que considera sua missão ou o propósito mais importante?
Lu Terceiro: Correndo o risco de soar idealista, eu espero com meu trabalho poder melhorar as vidas das pessoas.
Desde facilitando o uso de algum produto ou serviço até realmente poder criar soluções que possam dar novas alternativas e possibilidades para estas pessoas.
Como você imagina que será sua atividade profissional daqui a 20 anos?
Lu Terceiro: Na velocidade com que as coisas mudam, 20 anos parece tão longe, difícil imaginar o que realmente será.
O que você ensinaria para uma criança hoje que imagina poder ajudá-la em sua atividade profissional no futuro?
Lu Terceiro: A escutar ativamente. Estamos precisando desesperadamente de pessoas que consigam escutar o outro. A sensação é que não há mais diálogo, só monólogos.
Que serviços ou empresas você admira por oferecer um excelente serviço atualmente?
Lu Terceiro: Vou chover no molhado, mas na minha experiência como cliente acho a Amazon a empresa mais exemplar. O conjunto de serviços e produtos que ela foi desenvolvendo e o tratamento sempre exemplar são de tirar o chapéu.
Alguma mensagem ou recado final que você gostaria de deixar para os leitores?
Lu Terceiro: Não desistam de projetar um mundo melhor! 😀
E para fechar, por onde podemos seguir você?
Lu Terceiro: www.facebook.com/luterceiro
E meu muito obrigado a Lu por ter aceitado bater esse papo!