Uma interface diegética (in-world) é aquela que está integrada ao mundo do jogo, ou seja, os elementos da interface são percebidos tanto pelo jogador quanto pelos personagens dentro do universo do game.
Esses elementos fazem parte do cenário ou do equipamento do personagem, criando uma conexão direta entre a narrativa e o jogador.
Por exemplo, em Dead Space, a barra de vida do personagem é exibida diretamente em seu traje.
Enquanto no jogo Far Cry 2, o mapa é representado como um objeto que o próprio personagem segura fisicamente.
Assim, podemos elencar como principais características da interface diegética:
- Integração com o mundo do jogo: A interface está incorporada ao ambiente ou à narrativa do jogo.
- Imersão: Contribui para a imersão do jogador, pois tudo parece natural dentro do universo ficcional.
- Interatividade: Pode ser manipulada diretamente pelo personagem no jogo.
- Contextualidade: Os elementos da interface têm uma razão lógica para existir no cenário do jogo.
Já as interfaces não-diegéticas (out-of-world) trazem os elementos apartados da narrativa e que quebram a quarta parede.
Porém, dependendo da quantidade ou da forma que aparecem, podem tirar o jogador da imersão.
Diferenças entre interfaces diegéticas (in-world) e não-diegéticas (out-of-world)
Para compreendermos melhor o uso desse tipo de interface, vamos comparar o seu uso com as interfaces que não são diegéticas:
Aspecto | Interface diegética | Interface não-diegética |
Visibilidade | Vista pelo personagem e pelo jogador | Exclusiva para o jogador |
Integração com o mundo | Faz parte do universo narrativo | Fora do mundo narrativo |
Imersão | Alta | Moderada |
Clareza | Pode ser menos clara para o jogador | Altamente funcional e direta |
Exemplos | Mapas ou HUDs (Monitores de leitura de instrumentos) integrados ao cenário | Minimapas ou barras flutuantes |
Vale reforçar que levar todos os elementos de um jogo para a interface diegética traz vantagens e desvantagens, como, por exemplo:
Vantagens
- Aumenta a imersão: Como os elementos da interface fazem parte do universo do jogo, eles ajudam o jogador a se sentir mais conectado ao mundo virtual.
- Reforça a narrativa: Elementos diegéticos podem adicionar camadas à história, funcionando como parte do storytelling.
- Estética e originalidade: Proporciona um design mais criativo e visualmente atraente.
Desvantagens
- Complexidade de design: Integrar recursos ao mundo do jogo pode ser mais difícil e demorado.
- Limitações funcionais: Nem sempre é possível transmitir todas as informações necessárias de forma clara sem comprometer a jogabilidade.
- Curva de aprendizado: Pode ser mais difícil para jogadores menos experientes compreenderem informações exibidas de forma integrada ao cenário.
A interface diegética e a user experience (UX)
A relação entre interface diegética e user experience (UX) é profunda, pois ambas compartilham o objetivo de criar experiências envolventes e funcionais para o usuário.
Uma boa UX e uma boa interface diegética tem como características comum:
- Aumenta a imersão: Melhorar a conexão emocional do jogador com o jogo, ou do usuário com o produto digital.
- Melhora a contextualização: Os elementos da interface fazem sentido dentro da narrativa, reduzindo a frustração do jogador ou do usuário.
- Exige testes de usabilidade: Designers devem garantir que os elementos sejam fáceis de entender e usar, mesmo sendo integrados ao mundo do jogo ou no produto digital.
Assim, a análise e os testes são fundamentais para garantir que o design final, seja no jogo ou no produto digital, alcance um bom desempenho e satisfação dos jogadores e usuários.
Tanto o mundo dos games tem a ganhar com a técnica de UX, quanto a user experience tem a ganhar ao compreender a imersão, a interação natural e a informação contextual proposta pelos games.
Referências
Interfaces diegéticas. Disponível em: <https://medium.com/tend%C3%AAncias-digitais/interfaces-limpas-em-jogos-54e424ee0a28>. Acesso no dia da postagem.
Design de Interface para Jogos: Teoria de Diegese. Blogames. Disponível em: <https://blogamesihc.wordpress.com/2016/11/07/design-de-interface-para-jogos-teoria-de-diegese>. Acesso no dia da postagem.
Guia Dead Space. IGN. Disponível em: <https://www.ign.com/wikis/dead-space/Beginner’s_Guide>. Acesso no dia da postagem.
Far Cry 2 Map. Research Gate. Disponível em: <https://www.researchgate.net/figure/Informative-guidance-system-map-appeal-in-Far-Cry-2-by-driving-a-car_fig3_332101082>. Acesso no dia da postagem.
The Sims. Google Play. Disponível em: <https://play.google.com/store/apps/details?id=com.ea.games.simsfreeplay_row&hl=pt_BR&pli=1>. Acesso no dia da postagem.
The Sims 3. Disponível em: <https://a.allegroimg.com/original/110898/ee0b582f453e9ee091c335a72f84/PS3-THE-SIMS-3-PL-SYMULACJE-Tematyka-symulacje>. Acesso no dia da postagem.