Helvética é a fonte mais famosa e usada no mundo, podendo ser vista em diversos lugares, tanto no digital e quanto no analógico.
Também não é raro ver designers tendo essa fonte tipográfica como sua preferida e até a considerarem perfeita.
Porém, muitas vezes a Helvética também é alvo de críticas de que ela não possui emoção ou subjetividades mais subliminares em sua construção.
Mesmo assim, ela consegue ser a fonte da logomarca de diversas empresas, que vão desde a Nestlé até a Microsoft, por exemplo.
Helvética: A criação
Em 1957 o suíço Max Miedinger, a pedido de Eduard Hoffmann da Fundação Haas, criou uma família de fonte tipográfica que não tivesse significados culturais.
O pedido é que ela fosse de fácil entendimento e que pudesse ser usada em diferentes situações, como em placas, logomarcas e textos.
Essa fonte foi chamada de Neue Haas Grotesk, porém teve seu nome alterado a partir de 1960 quando a Fundação Haas foi comprada pela Fundação Stempel.
A Stempel seguiu com o desenho de fontes usando a Neue Haas Grotesk, contudo agora usando o nome Helvética (Suíça em latim, país de Max Miedinger).
Depois disso, a Fundação Stempel decide vender comercialmente a sua “nova” tipografia para as máquinas de impressão Linotipia (da empresa Linotype), sendo usada na impressão de diversos livros e textos.
Com um design simples e direto, foi questão de tempo até a Helvética se tornar um sucesso mundial.
O sucesso continuou na era da informática com o lançamento do Macintosh, primeiro computador com interface gráfica do mundo e que vinha com a Helvética pré-instalada.
O sucesso do Mac permitiu que vários usuários domésticos pudessem desenvolver conteúdo gráfico e, consequentemente, usarem a Helvética em seus trabalhos, o que popularizou ainda mais a fonte.
Entretanto, em 1982 a Monotype Typography, grande concorrente da Linotype, incomodada com o grandioso sucesso da Helvética, decide lançar uma família de fontes chamada Arial.
Dado o cenário da sua construção, críticas de que a Arial seria apenas uma cópia grotesca da Helvética surgiram rapidamente.
Mesmo assim isso não impediu que a concorrente Arial ganhasse espaço, principalmente ao ser inserida como padrão no sistema operacional da Microsoft.
Isso porque quando a Microsoft estava prestes a lançar o seu primeiro sistema operacional com interface gráfica ela até desejava ter a famosa fonte Helvética pré-instalada, mas a ideia de pagar o suficiente por isso fez o projeto não ir para frente.
Logo, a empresa optou pela “cópia” mais barata, a Arial, como a fonte pré-instalada. Claro que essa decisão gera controvérsias até hoje.
Contudo, apesar da concorrente, a Helvética continua sendo um sucesso, sendo ideal para pequenos textos, como títulos e avisos.
Inclusive isso a torna muito comum em placas de trânsito e terminais de transporte, por exemplo.
Já como logomarca, é encontrada representando centenas de empresas, como a própria Microsoft, a Nestlé, a Panasonic, a TV Band, entre outras.
O contínuo uso da Helvética
Hoje em dia a Helvética segue onipresente no design, e se você reparar a sua volta, deve ver muitos textos escritos com ela.
Na verdade, ainda hoje é comum dizerem: “se não sabe o que usar, use Helvética”.
Mas tamanha fama, ou justamente devido a isso, torna a fonte alvo de muitas críticas também.
Uma das críticas mais comuns diz que a fonte é tão neutra que não expressa nada.
Apesar disso a Helvética segue como um ícone do design moderno, uma presença constante no nosso dia a dia e uma representação da beleza, da simplicidade e da funcionalidade no mundo tipográfico.
Assim, seja amada ou criticada, a Helvética continua a desempenhar um papel vital na comunicação visual contemporânea.
Referências
Gimpbrasil. Disponível em: <https://www.gimpbrasil.org/2011/12/helvetica-um-pouco-da-historia-da-fonte-mais-famosa-do-mundo.html>. Acesso no dia da postagem.
PSafe. Disponível em: <https://www.psafe.com/blog/as-fontes-mais-usadas-no-mundo-suas-origens/>. Acesso no dia da postagem.
Just Creative. Disponível em: <https://justcreative.com/?s=helvetica>. Acesso no dia da postagem.
BH Lingual. Disponível em: <https://www.bhlingual.com/what-did-helvetica-tell-you-today-blog >. Acesso no dia da postagem.
Graphic Pear. Disponível em: <https://www.graphicpear.com/blog/famous-brands-uses-helvetica/ >. Acesso no dia da postagem.
Dotty Research Journal. Disponível em: <https://dottysresearchjournal.blogspot.com/2014/05/max-miedinger.html>. Acesso no dia da postagem.
Big Karta. Mapa da Suiça. Disponível em: <http://bigkarta.ru/pt/mapa-suica.htm>. Acesso no dia da postagem.