Os Elementos da experiência do usuário de Jesse James Garrett apresenta seus estudos sobre as diversas dimensões da experiência do usuário.
Garrett sugere um diagrama em coluna para os Elementos da experiência do usuário, que pode ser lidos em duas partes:
Parte 1: A web como interface de software (orientado à tarefa)
Design Visual: Tratamento gráfico dos elementos da interface (a “cara” do site).
Design de interface: Como na IHC tradicional, é o design dos elementos da interface para facilitar a interação do usuário com as funcionalidades.
Design de informação: No sentido Tufteano*, é o design da apresentação da informação para facilitar a compreensão.
Design de interação: Desenvolvimento de fluxos de aplicação para facilitar as tarefas dos usuários, definindo como este interage com as funcionalidades do site.
Especificações funcionais: Conjunto de funcionalidades com descrições detalhadas que o site deve incluir para ir de encontro das necessidades dos usuários.
Necessidade do usuário: Objetivos do site com origem externa, identificados por meio de pesquisa com os usuários, pesquisas etno/tecno/psicográficas, etc.
Objetivos do site: Metas do negócio, metas criativas ou outras metas de origem interna para o site.
Parte 2: A web como sistema de hipertexto (orientado à informação)
Design Visual: Tratamento visual do texto, elementos gráficos da interface e componentes de navegação.
Design de navegação: Design dos elementos da interface para facilitar a movimentação do usuário em meio a arquitetura da informação.
Design de informação: No sentido Tufteano*, é o design da apresentação da informação para facilitar a compreensão.
Arquitetura de informação: Design estrutural do espaço da informação para facilitar o acesso intuitivo ao conteúdo.
Requisitos de conteúdo: Definição dos elementos do conteúdo necessários ao site para ir ao encontro as necessidades do usuário.
Necessidade do usuário: Objetivos do site com origem externa, identificados por meio de pesquisa com os usuários, pesquisas etno/tecno/psicográficas, etc.
Objetivos do site: Metas do negócio, metas criativas ou outras metas de origem interna para o site.
Citações selecionadas de Elementos da experiência do usuário
“Tudo sobre a experiência do usuário precisa resultar de uma decisão consciente” (GARRETT, 2003, p. 19)
“Web sites frequentemente falham por que, antes da primeira linha de código ser escrita, o primeiro pixel ser desenhado, ou o primeiro servidor ser instalado, ninguém se preocupou em perguntar duas questões muito básicas: O que queremos obter com esse site? E o que nossos usuários querem desse site?” (GARRETT, 2003, p. 40)
*Edward Rolf Tufte: Professor e estatístico americano e professor emérito de ciências políticas, estatística e ciências do computador na Universidade de Yale. É conhecido por suas publicações sobre design de informação e como um dos pioneiros no campo da visualização de dados (data visualization).
Referências
GARRETT, Jesse James. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web. Nova York: AIGA, 2003.
Edward Rolf Tufte. Disponível em: <https://www.edwardtufte.com/tufte/>. Acesso no dia da postagem.
Jesse James Garrett. Diponível em: <http://www.jjg.net/about/>. Acesso no dia da postagem.
Richard Dalton. Disponível em: <https://mauvyrusset.files.wordpress.com/2007/06/rainbowplanes-6-15-2007.pdf>. Acesso no dia da postagem.