Edição e Design (Editing by Design) de Jan V. White é um clássico para ajudar na elaboração de estruturas visuais mais engajadoras e organizadas.
Focado principalmente para o mercado de design gráfico, como revistas e livros, a obra reúne importantes dicas para uma construção consistente e para explorarmos o melhor dos recursos visuais na elaboração do design.
Apesar do foco no design impresso, as dicas do autor podem ser facilmente aplicadas ao contexto digital e para o design interativo.
Importante ressaltar um aviso da própria obra sobre suas dicas, na verdade, uma
“Advertência e renúncia a um direito: não existe algo como O Jeito Certo de fazer alguma coisa na nossa profissão de comunicadores. É tudo uma questão de análise e julgamento. Nada neste livro pretende ser A Verdade ou A Única Maneira. Trata-se apenas do resultado de toda uma vida tentando entender quais são as técnicas fundamentais que parecem funcionar para a equipe formada por editor e designer” (WHITE, 2006, p. 02).
Diante disso, White traz 28 pontos para pensarmos ao criarmos o design e a edição de uma obra de design.
Os 28 tópicos de Edição e Design
- Trabalho em equipe: A importância da parceria entre designers e editores.
- A publicação: Como estruturar uma publicação e sua narrativa visual e textual.
- Indução: Como influenciar pessoas a interagirem com o conteúdo.
- Espaço: Como usar o espaço para criar um design mais refinado e funcional.
- Desfile: Como usar elementos para criar narrativas visuais e contextuais cadenciadas.
- Colunas e grades: Como usar colunas e grades para construção de coerência e consistências visual.
- Margens: Como usar margens para tornar a leitura mais fluida e engajadora.
- Espaçamentos: Como usar espaçamentos para trazer mais clareza ao conteúdo.
- Largura: Como trabalhar e romper larguras para ampliação de estímulos e clareza.
- Escala grande: Como usar escalas para criar hierarquias fortes.
- Contraste: Como usar o contraste para equilibrar atenção e destaques.
- Disfarçar: Como usar elementos para disfarçar o que se quer evitar e dar menos destaque.
- Simetria e assimetria: Como usar simetrias para facilitar a compreensão do conteúdo.
- Tipologia de texto: Como usar tipografia para uma leitura fluída.
- Títulos e subtítulos: Como usar títulos e subtítulos para estruturar hierarquias fortes.
- Entretítulos e capitulares: Como quebrar mais o conteúdo para facilitar o rastreamento visual.
- Citações entre aspas: Como usar as aspas para tornar a informação relevante mais visível.
- Legendas: Como as usar legendas para tornar o conteúdo mais atraente para os leitores.
- Imagens: Como usar imagens de maneira estratégica.
- Gráficos: Como usar gráficos para aumentar a velocidade da comunicação.
- Boxes e fios: Como usar boxes e fios para tornar o conteúdo mais curto e fácil de ser lido.
- Sombreamentos: Como usar sombreamentos para criar dimensionalidade e hierarquia.
- Capas: Como criar capas que funcionam.
- Sumário: Como criar um sumário que traga pistas e listas rápidas para ajudar o leitor a entender o valor do conteúdo.
- Sinais gráficos: Como usar sinais gráficos para definir identidade, ser um localizador para o leitor e auxiliar na sua navegação.
- Cor: Como usar a cor para tornar as informações relevantes mais claras, vívidas e memoráveis.
- Originalidade: Como criar uma originalidade que funcione e atenda as expectativas.
- Checagem: Como fazer uma checagem completa para a edição sair da forma correta.
Trazendo diversos exemplos práticos e dicas de como usar cada um desses 28 itens, Jan V. White compartilha sua larga experiência para ajudar designers do mundo inteiro a criarem seus próprios artefatos de design e comunicação.
É uma obra fundamental para a biblioteca de qualquer designer.
Sumário da obra
- Agradecimentos.
- Introdução: Trabalho em equipe.
- Indução.
- Espaço.
- Desfile.
- Colunas e grades.
- Margens.
- Espaçamentos.
- Largura.
- Escala grande.
- Contraste.
- Disfarçar.
- Simetria e assimetria.
- Tipologia de texto.
- Títulos e subtítulos.
- Entretítulos e capitulares.
- Citações entre aspas.
- Legendas.
- Imagens.
- Gráficos.
- Boxes e fios.
- Sombreamentos.
- Capas.
- Sumário.
- Sinais gráficos.
- Cor.
- Originalidade.
- Checagem.
- Apêndice: Perguntas e repostas.
- Glossário.
- Índice.
Referências
WHITE, Jan V. Edição e Design: Para designers, diretores de arte e editores. 2. ed. São Paulo: JSN Editora, 2006.