Edição e Design: Ferramentas para diagramações profissionais

Edição e Design (Editing by Design) de Jan V. White é um clássico para ajudar na elaboração de estruturas visuais mais engajadoras e organizadas.

Focado principalmente para o mercado de design gráfico, como revistas e livros, a obra reúne importantes dicas para uma construção consistente e para explorarmos o melhor dos recursos visuais na elaboração do design.

Apesar do foco no design impresso, as dicas do autor podem ser facilmente aplicadas ao contexto digital e para o design interativo.

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Importante ressaltar um aviso da própria obra sobre suas dicas, na verdade, uma

Advertência e renúncia a um direito: não existe algo como O Jeito Certo de fazer alguma coisa na nossa profissão de comunicadores. É tudo uma questão de análise e julgamento. Nada neste livro pretende ser A Verdade ou A Única Maneira. Trata-se apenas do resultado de toda uma vida tentando entender quais são as técnicas fundamentais que parecem funcionar para a equipe formada por editor e designer” (WHITE, 2006, p. 02).

Diante disso, White traz 28 pontos para pensarmos ao criarmos o design e a edição de uma obra de design.

Os 28 tópicos de Edição e Design

  1. Trabalho em equipe: A importância da parceria entre designers e editores.
  2. A publicação: Como estruturar uma publicação e sua narrativa visual e textual.
  3. Indução: Como influenciar pessoas a interagirem com o conteúdo.
  4. Espaço: Como usar o espaço para criar um design mais refinado e funcional.
  5. Desfile: Como usar elementos para criar narrativas visuais e contextuais cadenciadas.
  6. Colunas e grades: Como usar colunas e grades para construção de coerência e consistências visual.
  7. Margens: Como usar margens para tornar a leitura mais fluida e engajadora.
  8. Espaçamentos: Como usar espaçamentos para trazer mais clareza ao conteúdo.
  9. Largura: Como trabalhar e romper larguras para ampliação de estímulos e clareza.
  10. Escala grande: Como usar escalas para criar hierarquias fortes.
  11. Contraste: Como usar o contraste para equilibrar atenção e destaques.
  12. Disfarçar: Como usar elementos para disfarçar o que se quer evitar e dar menos destaque.
  13. Simetria e assimetria: Como usar simetrias para facilitar a compreensão do conteúdo.
  14. Tipologia de texto: Como usar tipografia para uma leitura fluída.
  15. Títulos e subtítulos: Como usar títulos e subtítulos para estruturar hierarquias fortes.
  16. Entretítulos e capitulares: Como quebrar mais o conteúdo para facilitar o rastreamento visual.
  17. Citações entre aspas: Como usar as aspas para tornar a informação relevante mais visível.
  18. Legendas: Como as usar legendas para tornar o conteúdo mais atraente para os leitores.
  19. Imagens: Como usar imagens de maneira estratégica.
  20. Gráficos: Como usar gráficos para aumentar a velocidade da comunicação.
  21. Boxes e fios: Como usar boxes e fios para tornar o conteúdo mais curto e fácil de ser lido.
  22. Sombreamentos: Como usar sombreamentos para criar dimensionalidade e hierarquia.
  23. Capas: Como criar capas que funcionam.
  24. Sumário: Como criar um sumário que traga pistas e listas rápidas para ajudar o leitor a entender o valor do conteúdo.
  25. Sinais gráficos: Como usar sinais gráficos para definir identidade, ser um localizador para o leitor e auxiliar na sua navegação.
  26. Cor: Como usar a cor para tornar as informações relevantes mais claras, vívidas e memoráveis.
  27. Originalidade: Como criar uma originalidade que funcione e atenda as expectativas.
  28. Checagem: Como fazer uma checagem completa para a edição sair da forma correta.

Trazendo diversos exemplos práticos e dicas de como usar cada um desses 28 itens, Jan V. White compartilha sua larga experiência para ajudar designers do mundo inteiro a criarem seus próprios artefatos de design e comunicação.

É uma obra fundamental para a biblioteca de qualquer designer.

Sumário da obra

  1. Agradecimentos.
  2. Introdução: Trabalho em equipe.
  3. Indução.
  4. Espaço.
  5. Desfile.
  6. Colunas e grades.
  7. Margens.
  8. Espaçamentos.
  9. Largura.
  10. Escala grande.
  11. Contraste.
  12. Disfarçar.
  13. Simetria e assimetria.
  14. Tipologia de texto.
  15. Títulos e subtítulos.
  16. Entretítulos e capitulares. 
  17. Citações entre aspas.
  18. Legendas.
  19. Imagens.
  20. Gráficos.
  21. Boxes e fios.
  22. Sombreamentos.
  23. Capas.
  24. Sumário.
  25. Sinais gráficos. 
  26. Cor.
  27. Originalidade.
  28. Checagem.
  29. Apêndice: Perguntas e repostas.
  30. Glossário.
  31. Índice.

Referências

WHITE, Jan V. Edição e Design: Para designers, diretores de arte e editores. 2. ed. São Paulo: JSN Editora, 2006.

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