A disrupção tecnológica (technology disruption) pressupõe antever o futuro e compreender o cenário digital e exponencial em que vivemos.
No vídeo a seguir, Vidia Mooneegan fala sobre essa disrupção e as características fundamentais para fazer parte desse movimento.
Citações selecionadas sobre Disrupção Tecnológica
“A primeira coisa que precisamos entender é que as coisas que aprendemos através dos anos não vão mais funcionar no futuro, vamos precisar desaprender um monte de coisas” (MOONEEGAN, 2016).
“Ter 30 ou 40 anos de experiência não será mais uma vantagem, por que isso significa ser um especialista do passado, enquanto o que você precisa é antecipar o futuro” (MOONEEGAN, 2016).
“Algumas vezes a empresas têm grande dificuldade de mudar e a mudança é lenta, mas isso é algo que precisamos olhar com muita atenção e cuidado. Como podemos trazer esses novos meios de pensamento e novos meios de fazer as coisas para nossas empresas ao invés de fazer as coisas como fizemos nos últimos dez anos esperando que isso funcione por mais dez anos, por que não vão mais funcionar” (MOONEEGAN, 2016).
“Precisamos pensar também de maneira exponencial, pensar no que podemos fazer tão radicalmente diferente que vai nos impulsionar para frente do jogo” (MOONEEGAN, 2016).
“Vale entender que as empresas cada vez mais se tornam ecossistemas e deixam de pensar no que eu posso fazer sozinho, mas desenvolvem uma atitude de trazer para seus ecossistemas parceiros que podem ajudar estrategicamente, afinal você não pode ser um especialista em tudo” (MOONEEGAN, 2016).
“É preciso pensar como trabalhar colaborativamente, como trazer startups para sua organização” (MOONEEGAN, 2016).
“Muitas companhias (especialmente as grandes e consolidadas) pensam “as pessoas vão precisar do meu produto”, mas um dia elas irão descobrir que as pessoas não precisam mais deles e nesse momento será tarde para repensar o negócio. E isso é o que falamos quando dizemos “disrupção digital”, e temos que estar preparados para isso” (MOONEEGAN, 2016).
“É importante pensarmos também sobre como o movimento digital trás uma enorme oportunidade para pequenos negócios, que podem acessar mercados mundiais com baixos investimentos usando recursos digitais e a conexão mundial dos computadores, o que as permite fazer coisas muito mais rápido e em uma escala muito maior” (MOONEEGAN, 2016).
“Termino mencionando uma das frases de Jeff Bezos, presidente da Amazon, que quando foi perguntado sobre o que achava da competição com os gigantes do mercado respondeu “francamente eu estou não preocupado com os gigantes, eu estou preocupado com os dois caras na garagem.”” (MOONEEGAN, 2016).