Trump e comunicação falha: Por que autoritarismo não funciona e como evitar ele

Trump e comunicação falha são temas que se cruzam quando partimos para analisar os objetivos e resultados alcançados pelo atual presidente dos EUA.

Isso porque esse é justamente o ponto central de toda comunicação estratégica: ela só funciona se gera o efeito desejado com o menor custo possível — seja político, social, emocional ou até econômico.

No vídeo que acompanha este post, analiso o caso de Trump com base em autores clássicos como Sun Tzu, Maquiavel, Robert Greene e Cialdini.

Banner Carreira VOA Live 1 A

Cada um deles, à sua maneira, nos ensina que autoridade sem influência é instável, e que a vitória duradoura é sempre aquela que inclui o outro lado, e não a que impõe decisões a contragosto.

Se a sua comunicação gera resistência crescente, oposição ativa e uma base cada vez menor de apoio, saiba que o problema dificilmente é o conteúdo, mas normalmente a forma.

Comunicação não é só o que você fala. É o que o outro entende, sente e faz a partir daquilo.

E quando a comunicação de alguém tão influente quanto um líder político provoca mais caos do que clareza, mais inimigos do que aliados e mais ruído do que adesão… algo está errado.

E a conta sempre chega.

Essa reflexão vai além da política. Vale para qualquer profissional.

Se você lidera equipes, negocia com clientes, coordena projetos, sua comunicação também precisa ser estratégica, e não apenas reativa, impulsiva ou autoritária.

No design, como na vida, não nos apaixonamos pela ideia. Nos apaixonamos pelo resultado que ela entrega.

Mas se o resultado for desastroso… precisamos ter coragem de revisar a estratégia, não de dobrar a aposta no erro.

Trump e comunicação falha nos mostram o custo de uma mensagem mal planejada e até desrespeitosa.

Mas também nos lembram de algo essencial:

Influenciar não é manipular.

É construir pontes.

É ouvir, ajustar, incluir.

E você?

A sua comunicação está construindo acordos ou acumulando opositores silenciosos que podem inclusive te fazer mal depois?

Referências

A Arte da Guerra e seus 5 princípios para vitória. Faberhaus Play. Disponível em: <https://faberhausplay.com.br/a-arte-da-guerra-sun-tzu/>. Acesso no dia da postagem.

As Armas da Persuasão: Os 6 princípios da tomada de decisões. Faberhaus Play. Disponível em: <https://faberhausplay.com.br/as-armas-da-persuasao/>. Acesso no dia da postagem.

As 48 leis do poder e seus perigos. Faberhaus Play. Disponível em: <https://faberhausplay.com.br/as-48-leis-do-poder>. Acesso no dia da postagem.

Maquiavel: O Príncipe e a arte de compreender o poder. Faberhaus Play. Disponível em: <https://faberhausplay.com.br/maquiavel/>. Acesso no dia da postagem.

Senhorita Bira – O Algoritmo da imagem. Youtube. Disponível em: <https://www.youtube.com/@oalgoritmodaimagem>. Acesso no dia da postagem.

Banner produtos animado 2025 002

Comente

Scroll to Top