Títulos altamente engajadores: 6 categorias que funcionam

Títulos altamente engajadores são importantes para ajudar o leitor a compreender se deve ou não se aprofundar no conteúdo.

Em meio a diversas ofertas que aparecem a todo instante para nós, esse atalho é crucial para ajudar o usuário na sua trajetória.

Algumas características ajudam a compor um título engajador como podemos ver a seguir.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Características de títulos altamente engajadores

Clareza e Concisão

Títulos curtos e diretos são mais eficazes, então vale evitar linguagem excessivamente complicada e muito longa.

Relevância

Certifique-se de que o título reflete claramente o conteúdo do artigo e destaca os benefícios ou informações valiosas que os leitores podem obter ao acessá-lo.

Curiosidade e Intriga

Use perguntas provocativas que despertem a curiosidade do leitor, incentivando-o a descobrir mais.

Solução para Problemas

Indique que o artigo oferece soluções para problemas específicos, exemplificando como o conteúdo vai beneficiar o leitor.

Inclusão de Palavras-chave Relevantes

Utilize palavras-chave que sejam pertinentes ao tema do artigo e que os leitores possam usar ao procurar pelo conteúdo em ferramentas de busca.

Tom Pessoal

Adote um tom pessoal quando apropriado, conectando-se emocionalmente com os leitores.

Urgência

Adicione uma sensação de urgência, se aplicável, para incentivar a ação imediata.

Originalidade

Destaque o que torna seu artigo único ou diferente dos outros evitando títulos genéricos que não se destaquem.

Número de Listas

Títulos que incluem números (por exemplo, “10 Dicas para…”) têm mostrado atrair a atenção.

Faça teste A/B

O teste A/B, também conhecido como teste dividido, é uma técnica para comparar duas versões diferentes de algo, como um título, imagem, página web ou e-mail.

O objetivo é ver qual versão gera um desempenho melhor em termos de métricas específicas, como taxas de cliques, conversões ou engajamento.

No contexto de títulos de artigos, um teste A/B envolveria a criação de duas versões ligeiramente diferentes do título e apresentá-las a diferentes grupos para avaliar qual gera mais cliques ou interações.

Isso porque a eficácia de um título pode variar dependendo do público-alvo e do contexto, assim conhecer sua audiência é fundamental para criar títulos que se contecte com eles e o teste ajuda a compreender isso.

Um exemplo prático de um teste A/B para títulos de artigos poderia ser:

Versão A: “Descubra as Melhores Estratégias para Economizar Dinheiro”

Versão B: “10 Dicas Surpreendentes para Economizar Dinheiro Agora”

Ambas as versões abordam o mesmo tópico, mas apresentam o conteúdo de maneira um pouco diferente.

 A Versão A poderia então ser exibida para metade do público-alvo e a Versão B para a outra metade.

Após um período de tempo, se analisaria os dados para determinar qual versão teve um desempenho melhor em termos de engajamento ou cliques sendo a versão escolhida, que ainda pode servir como referência para títulos futuros.

6 categorias de títulos altamente engajadores

Na Internet já conhecemos alguns formatos que funcionam bem para transmitir rapidamente a ideia do contexto e assim ajudar os leitores a compreender o valor que eles terão ao se aprofundar no conteúdo.

Veja 6 categorias de títulos com exemplos que podem ser usados como referência e benchmarking.

Explicando “o mundo”

Explique o mundo para os leitores de forma que eles consigam fazer as coisas mais rápido, melhor ou com mais recompensa.

__________ vs. __________: qual é melhor?

___________: expectativas vs. realidade.

___________ para a geração ___________.

Porque __________ é a tendência do momento.

O papel de __________ na economia moderna.

O impacto de __________ no ambiente.

Estatísticas de ___________.

A evolução de ___________ nos últimos 10 anos.

Desmistificando __________: Verdades e mentiras.

As tendências de ___________.

As tendências de ___________.

A verdade sobre ___________ que ninguém te conta.

A história surpreendente de __________.

Iniciando com “como”

Inicie o título usando a palavra “como” deixando claro que o conteúdo vai explicar de forma rápida e precisa uma informação valiosa para o leitor.

Como __________ pode mudar sua vida.

Como __________ está revolucionando o mercado de _________.

Como __________ pode beneficiar seus ganhos.

Como __________ afeta seu bem-estar mental.

Como __________ pode te ajudar a economizar dinheiro.

Como __________ influencia a _____________.

Como __________ está moldando o futuro de ___________.

Como __________ pode ajudar você a alcançar seus objetivos.

Como fazer __________ em casa.

Como ser um expert em __________.

Como dominar a arte de __________.

Como evitar as armadilhas comuns em __________.

Como a inteligência artificial está mudando __________.

Listando grandezas

Demonstre que o conteúdo é relevante e traz algo grandioso, explicado de forma fácil para o leitor.

As melhores práticas em __________.

Os melhores destinos para ___________.

As melhores estratégias para _________.

Os melhores aplicativos para _________ em 2024.

Os maiores erros em __________ e como evitá-los.

Os maiores mitos sobre __________ desvendados.

Listando números

Mostre logo no título quanto conteúdo o leitor vai precisar consumir para compreender a informação e/ou quanta informação ele vai ganhar ao acessar o texto.

7 dicas para melhorar seu __________.

5 maneiras inovadoras/inusitadas de ___________.

3 histórias de sucesso incríveis sobre ___________.

Os 10 melhores ___________ em 2024.

Os 10 melhores livros sobre ___________.

Entregando guias explícitos

Declare para o leitor que o conteúdo é um guia prático para ele aprender e executar o conhecimento de forma fácil.

__________ para crianças: um guia para pais.

__________ para iniciantes: um guia passo a passo.

__________ para pequenas empresas: um guia completo.

Guia definitivo de __________.

O guia completo para um __________ perfeito.

Entregando guias subentendidos

Indique que o conteúdo vai trazer um guia de como fazer determinada coisa de maneira mais rápida, fácil e/ou prazerosa.

__________ para profissionais: técnicas avançadas.

__________: dicas para iniciantes e experts.

__________ no trabalho: como ser mais eficiente.

__________ para idosos: benefícios e cuidados.

__________ e saúde mental: o que você precisa saber.

__________ em detalhes: o que os especialistas não te contam.

Dicas práticas para melhorar seu ___________.

Tudo o que você precisa saber sobre ________.

Erros comuns em ___________ e como corrigi-los.

Referências

Diego Ivo. LinkedIn. Títulos altamente engajadores. Disponível em: < https://www.linkedin.com/feed/update/urn:li:activity:7153838665842991104/>. Acesso e, 18 de jan. de 2024.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top