Taxa de conversão: O que é, sua importância, como calcular e estratégias de melhoria

Taxa de conversão mostra o percentual de ações desejadas que foram realizadas por visitantes de uma determinada página web num período específico.

Ou seja, ela indica a eficácia de uma campanha, site ou processo de vendas em converter visitantes em clientes ou em realizar uma ação estipulada.

Essa ação pode variar bastante, incluindo a compra de em um curso on-line, o envio de um e-mail ou mensagem, o compartilhamento de algo entre amigos, entre outros.  

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Quando se trata de sucesso em produtos digitais, a taxa de conversão é uma métrica essencial que pode determinar o destino do negócio.

Entender o que é taxa de conversão e como maximizá-la pode ser a diferença entre uma campanha de marketing bem-sucedida e uma que não decole, por exemplo.

Isso porque uma alta taxa de conversão geralmente indica que você está no caminho certo para o sucesso, enquanto uma baixa taxa pode apontar para áreas que precisam de melhorias.

Como calcular a taxa de conversão

Suponha que você esteja vendendo um curso on-line e deseje calcular taxa de conversão dele.

Durante um mês, a página de vendas dele recebeu 2000 visitantes únicos e 100 deles compraram o curso.

Para calcular a taxa de conversão, você faria o seguinte:

  • Taxa de Conversão = (Número de Vendas / Número de Visitantes Únicos) * 100
  • Taxa de Conversão = (100 / 2000) * 100
  • Taxa de Conversão = 5%

Logo, a taxa de conversão nesse exemplo foi de 5%.

Lembrando que para calcular a taxa de conversão é necessário entender o objetivo que queremos dos visitantes.

No exemplo, é a venda de um curso on-line, mas poderia ser a inscrição numa rede social específica ou assinar um serviço, por exemplo.

Como acompanhar e melhorar a taxa de conversão

  1. Analise os dados regularmente: Utilize ferramentas de análise para monitorar sua taxa de conversão de perto e identificar padrões e áreas de oportunidade de melhoria ou correção.
  2. Otimize sua página de vendas: Certifique-se de que sua página de vendas seja clara, convincente e fácil de usar. Teste diferentes elementos, como títulos, call-to-actions e cores, para ver o que funciona melhor.
  3. Melhore a experiência do usuário: Uma boa experiência do usuário pode aumentar significativamente sua taxa de conversão. Certifique-se de que seu site seja rápido, responsivo e intuitivo.
  4. Ofereça incentivos: Oferecer descontos, bônus ou garantias pode incentivar os visitantes a agir, aumentando assim sua taxa de conversão.
  5. Utilize o poder do remarketing: Não se esqueça dos visitantes que não converteram na primeira vez. Use estratégias de remarketing para trazê-los de volta e aumentar suas chances de conversão.

Referências

Adjust. Disponível em: <https://www.adjust.com/glossary/conversion-rate/>. Acesso no dia da postagem.

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