Sua história contra histórias únicas

Celebre sua história contra histórias únicas para termos mais referências e mais representatividade da vida real além das ilusões vendidas na internet.

Esse pensamento vem principalmente da palestra da escritora nigeriana Chimamanda Adichie, na qual ela nos alerta sobre os perigos de termos apenas determinadas histórias como as referências para nossas vidas.

Elas nos conta que, quando jovem, só lia livros de origem inglesa, logo ela acreditava que na literatura só poderia existir personagens brancos, com cabelos lisos e que passavam frio.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Só quando teve acesso a escritores africanos foi que ela percebeu que sua própria realidade, calorenta, negra e de cabelos rebeldes, poderia ser representada em livros também.

Esse é um dos grandes perigos de não vermos nossa identidade representada em obras culturais de larga escala, corre-se o risco de vermos uma cultura se tornar “secundária” e as identidades se tornarem estranhas por não estarem de acordo com o padrão visto constantemente.

Ainda estamos longe de vermos a pluralidade da nossa humanidade representada em produções de larga escala como, por exemplo, filmes e novelas.

Mesmo nestes, quando aparecem, a representação plural muitas vezes vem de forma superficial e estereotipada, representando uma única forma dessas identidades. Normalmente a mais fácil ou no formato mais tosco para arrancar risos de uma plateia distraída.

Porém a vida é feita de pessoas e experiências muito diversas que precisam e devem ser compartilhadas.

Afinal, nem todo mundo ficou milionário antes dos 30 anos, e muitas vezes nem depois.

Nem todo mundo tem uma super facilidade de emagrecer ou só teve boas experiências amorosas das quais aprendeu coisas incríveis.

Nem todo mundo acorda com o rosto lisinho, cabelos brilhando e hálito fresco.

E o que eu quero dizer com isso é que muitas vezes a vida colorida que vemos por aí, de grama verde e bem cortada, não representa todas as vidas no planeta.

Mas para gente se dar conta disso precisamos que mais pessoas contem suas histórias.

Histórias com ganhos e perdas, com felicidades e tristezas, com aprendizados e tentativas.

Esse é o melhor antídoto contra o perigo das histórias únicas, de gente cheia de vitórias e ensinamentos, que muitas vezes podem nos oprimir ou nos deixar cansados por não termos alcançado todo esse suposto sucesso.

Então, celebre sua história, conte e compartilhe ela, você vai ver que muitas pessoas estão no mesmo barco.

Estamos tentando, lutando e trabalhando para sermos melhores, conquistarmos boas coisas e sermos felizes como pudermos nessa jornada da vida.

Todos somos falhos, mas nem por isso somos menos merecedores de congratulações por estarmos tentando.

Aceite você sabendo que sua história é incrível como é.

E vamos ver juntos a palestra da Chimamanda Adichie para nos inspirarmos:

Referências

Autoexpressão e seus benefícios. Disponível em: <https://faberhausplay.com.br/autoexpressao/>. Acesso no dia da postagem.

Chimamanda Adichie. Website. Disponível em: <https://www.chimamanda.com>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top