ROI e ROAS são duas importante métricas para o sucesso dos negócios digitais, do website institucional à loja virtual e servem para analisar ações e resultados.
São indicadores quantitativos que permitem avaliar o desempenho e a eficácia das estratégias e dos investimentos on-line.
Elas fornecem insights valiosos sobre o retorno gerado por cada real investido, ajudando a orientar decisões futuras e alocar recursos de forma mais eficiente.
Isso porque ao entender e otimizar essas métricas, as empresas podem maximizar seu sucesso, impulsionar o crescimento e alcançar resultados extraordinários no cenário digital em constante evolução.
O que é ROI
ROI – Return of investiment, ou Retorno sobre o investimento, é uma métrica que avalia o retorno gerado por um investimento em relação ao seu custo.
Essa métrica é essencial para determinar a lucratividade de uma iniciativa e comparar diferentes oportunidades de investimento.
Ao falarmos sobre ROI e ROAS, vale a máxima de quanto maior, melhor.
Por exemplo:
- ROI < 0%, representa prejuízo.
- ROI = 0%, sem lucro ou prejuízo.
- ROI > 100%, significa lucro.
A fórmula básica para calcular o ROI é
ROI = | Ganho do investimento – Custo do investimento | X 100% = X |
Custo do investimento |
Exemplo ilustrativo de ROI
Suponha que um investimento de R$ 1.000 resultou em um retorno total de R$ 1.500.
O cálculo do ROI seria:
ROI = | 1.500 – 1.000 | X 100% = 50% |
1000 |
Isso indica que o investimento obteve um retorno de 50%, ou seja, cada real investido gerou um lucro de 50 centavos.
O que é ROAS
ROAS – Return on advertising spend, ou Retorno sobre o gasto com publicidade, é uma métrica que mede a eficácia de uma campanha publicitária em relação ao valor gerado em vendas.
Em essência, o ROAS calcula quanto dinheiro é ganho para cada real investido em publicidade.
Lembrando que quando falamos sobre ROI e ROAS, vale a máxima de quanto maior, melhor.
Por exemplo:
- ROAS = 0 significa que para cada R$ 1 em mídia não ocorreu vendas, ou seja, a operação gerou prejuízo.
- ROAS = 1 significa que para cada R$ 1 em mídia ocorre R$ 1 em vendas, ou seja, a operação não é lucrativa.
- ROAS > 1, por exemplo ROAS igual a 5, significa que para cada R$ 1 em mídia ocorre R$ 5 em vendas, ou seja, a operação gerou lucratividade.
A fórmula básica para calcular o ROAS é:
ROAS = | Receita gerada pela publicidade | X |
Custo da publicidade |
Exemplo ilustrativo de ROAS
Imagine que uma campanha publicitária custou R$ 1.000 e gerou R$ 5.000 em vendas.
O cálculo do ROAS seria:
ROAS = | 5.000 | = 5 |
1.000 |
Isso significa que cada real investido em publicidade gerou R$ 5 em receita.
As duas métricas são importantes e podem ser usadas até de forma complementar.
Só é importante lembrar que o ROAS é especificamente voltado para entender o retorno de investimento em mídia enquanto o ROI pode abranger muitos outros tipos de investimentos.
Assim, cabe ao profissional que está gerenciando a estratégia, o marketing ou mesmo o negócio entender quando e como usar cada uma dessas ferramentas.
Referências
Ekyte. O que é ROI e ROAS no marketing digital. Disponível em: < https://www.ekyte.com/guide/pt-br/conceitos/o-que-e-roas-e-roi-no-marketing-digital-diferenca-e-como-melhorar/#Como_utilizar_e_interpretar_o_ROAS>. Acesso no dia da postagem.
Serasa Experian. ROAS: Como funciona um dos principais indicadores em investimento de publicidade. Disponível em: <https://www.serasaexperian.com.br/conteudos/marketing/roas/#:~:text=A%20sigla%20ROAS%2C%20do%20ingl%C3%AAs,em%20uma%20campanha%20de%20marketing.>. Acesso no dia da postagem.
Sebrae. ROI calcula o retorno de seus investimentos. Disponível em: <https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/roi-calcula-o-retorno-de-seus-investimentos,17870ffe48437810VgnVCM1000001b00320aRCRD#:~:text=ROI%20%C3%A9%20a%20sigla%2C%20em,sobre%20investimentos%20feitos%20pela%20empresa.>. Acesso no dia da postagem.