Renan Santos fala sobre design e dá dicas fundamentais para UI e UX

Renan Santos participa de uma conversa sobre trabalho, carreira e aprendizados da vida para nos inspirar e ajudar na nossa evolução. 

Renan Santos – Perfil

Nome: Renan Santos
Se formou em: Me formei em Design Gráfico com ênfase em digital (mas não recomendo!!).
É conhecido por ser: Depende pra quem você pergunta, já me chamaram de fofinho, fresco (por odiar banana, açaí e azeitona), fácil de lidar…
Odeia demais: Falta de noção, infelizmente algumas pessoas não tem noção… Designers se achando artista…
 Banana, açaí e azeitona (me julguem)
Ama muito: Minha família, Vancouver e o que eu faço =]
Fica feliz quando:
 Tomo um bom café…
Tem medo de: 
Dessas perguntas, de ficar sem internet PRA SEMPRE (filme de terror né?), ser chato pra caraleo…
Não tem medo de: 
De gente….

Entrevista

No que você trabalha atualmente?


Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Renan Santos – Atualmente estou trabalhando como Ux/Ui para uma empresa em Vancouver/Canadá que tem uma plataforma digital para transporte de grandes cargas na América do Norte e também tem um e-commerce de materiais de construção.

Como você entrou nessa atividade profissional?


Renan Santos – Meu pai trabalhava em uma agência de publicidade offline especializada em PDV, e estava tentando me convencer a entrar no mercado de publicidade offline, mas naquela época nunca me interessei muito pelo offline, comecei a fazer cursos e aprendi programação, configurar rede, configurar banco de dados e até um pouco de eletrônica… mas no curso existia uma matéria que era “web design”, então foi ai que tudo começou =].

O que mais gosta no que faz profissionalmente?


Renan Santos – Difícil de responder, por que tem tanta coisa, mas acho que no fundo seria lidar com pessoas, aprender e cocriar com elas no processo, confesso que acredito que nem todo mundo está preparado para a cocriação e Design Thinking, o discurso é bonito mas na prática pode ser bemmmm problemático, mas essa é outra discussão rsrsr.

Qual foi o projeto mais interessante que você trabalhou até hoje? Como foi?


Renan Santos – Acho que até agora foi o PagSeguro como um todo, quando entrei no projeto era algo bem pequeno e cresceu muito e mudou muito rápido em todos os sentidos, e a cada mudança existia a dificuldade de adaptação e entendimento daquela nova situação, foi algo bem intenso e um aprendizado inestimável, conheci ótimas pessoas onde consegui aprender muito.

Qual foi a situação mais difícil que você passou na sua carreira até hoje e como você lidou com ela e/ou o que aprendeu de mais relevante?


Renan Santos – Acho que a situação mais difícil está sendo agora, outro país (Canadá), que tem uma sociedade que é multicultural, onde não falam a minha primeira língua e com pessoas com diferentes backgrounds e costumes. Você aprende a cada dia a lidar com esse “novo” contexto, acho que o mais relevante que aprendi é que temos sim muitos preconceitos e muito a aprender e você precisa se manter aberto a escutar, entender e aprender. Empatia reina….

Que conselho daria para quem está começando agora uma carreira profissional?


Renan Santos – RUNNNN!!!!! 
Zuera, acho que um conselho que eu gostaria de receber quando eu estava começando é não perca tempo julgando o trabalho de outros designers, tente entender o contexto dele e como foi o processo, porque SIM, você vai fazer coisas das quais não tem orgulho, você vai ter que se adaptar a limitações impostas. Você conseguiria fazer melhor? Talvez, é fácil falar que sim sem estar no projeto…

O que te faria contratar alguém para trabalhar com você?

Renan Santos – 
Já contratei algumas pessoas, e é algo extremamente difícil!
 Mas basicamente você precisa entender quem é aquela pessoa na fila do pão.
 Pra mim o mais importante sempre foi buscar pessoas que tinham grande força de vontade e buscavam o trabalho em equipe em prol de desenvolver algo maior, mesmo não tendo a melhor capacidade técnica.
 Grande parte do trabalho é lidar com diversas pessoas, o que muitas vezes acontece é que a pessoa tem alto nível técnico ou tem um posicionamento de “Designer Artista”, mas não tem a menor empatia e senso de grupo.

Que profissional ou profissionais você considera referência na sua área de atuação? Por que?


Renan Santos – Puts tem vários, mas cada um tem um aspecto diferente, seria meio injusto fazer uma lista e deixar algumas pessoas de fora T_T (se eu esquecer de alguém vou me sentir mal =P).

Onde você busca informações para aprender mais ou se manter atualizado sobre sua profissão?


Renan Santos – Normalmente pesquiso bastante, depende do meu contexto e projeto.
 Algumas fontes que eu dou uma checada regularmente são:

 Muzli (tem uma atualização constante e com bastante material técnico, inspirações, etc., e o plugin do Chrome me serve muito bem e você pode adicionar sites ao seu feed)
; e a Lu Terceiro (Ela sempre posta links úteis com frequência no Facebook, normalmente relacionado sobre a área de design e tem uns resumos de palestras em desenho que ela faz, caso você não consiga ir em alguns eventos).

Como você explicaria o seu trabalho para alguém que nunca ouviu sobre isso?


Renan Santos – Já passei bastante por isso e normalmente sem sucesso.
 Basicamente eu falo o seguinte “pensa em um app/site/aplicação que você gosta. Então uma parte do meu trabalho é fazer o que você vê no app/site/aplicação com ajuda de outras pessoas, mas o mais importante no meu trabalho é a parte que você não vê! Que é todo o processo de decisões que levaram até ao que você está interagindo”. Depois você reza pra pessoa começar a entender, normalmente vem uma avalanche de perguntas…

Dentro do que você faz profissionalmente, o que considera sua missão ou o propósito mais importante?

Renan Santos – 
Acho que isso vai mudando com o tempo, hoje eu diria que é construir conexões e buscar novos meios de solucionar problemas existentes.

Como você imagina que será sua atividade profissional daqui a 20 anos?



Renan Santos – Acho que a essência poderá continuar, mas será muito diferente do que é hoje, o digital e o mundo está em constante mudança e transformação. Hoje somos muito limitados a tela, ao touch, mas creio que no futuro será bem diferente.

Se pudesse ensinar uma única coisa para uma criança hoje que a ajudasse em sua atividade profissional no futuro, o que ensinaria?



Renan Santos – Eu a ensinaria a desconstruir conceitos pré moldados. A destruição de algo ou de um conceito é parte do processo de criação do novo, e naturalmente você deixa de questionar algo quando você está muito habituado a ele. Acho que as crianças nascem com esse questionamento e vão perdendo ao longo do tempo, mas é algo extremamente importante no processo criativo.

Que serviços ou empresas você admira por oferecer um excelente serviço atualmente?

Renan Santos – 

Nenhuma!!!! Calma, vem comigo que eu explico. Oferecer um excelente serviço ou admirar uma empresa é algo muito relativo, depende do seu nível de exigência, critério de avaliação e principalmente a sua própria experiência com aquela marca e/ou serviço. Claro que existem serviços e empresas com diferenciais, por exemplo eu acho muito interessante a http://www.mesa.do/, porém não diria que seria uma admiração e sim uma curiosidade pela proposta deles e como eles se propõe a resolver problemas, então uma dica é “admire menos” e seja curioso, mas questione, sempre.

E por onde podemos seguir você?

Renan Santos – 
Não sou a pessoa de postar muito nas redes sociais. Então se você estiver aqui em Vancouver ou mesmo com dúvidas entra em contato pelo e-mail: renanfsdesign@gmail.com; ou pelo Facebook; Instagram e Linkedin (preciso atualizar).

E meu muito obrigado Renan por ter aceitado ter essa conversa!

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top