Realizar as ofertas de um produto é o sétimo passo na abordagem proposta em 101 Design Methods de Vijay Kumar para inovações bem-sucedidas.
Uma vez que as soluções são estruturadas, prototipadas e testadas, elas precisam ser avaliadas para serem implementadas. Nesse módulo, nós garantimos que a solução está intencionalmente construída ao redor da melhor experiência para as pessoas e pode prover um valor real.
Também é importante ter certeza que a solução vai adicionar valor econômico para a organização que for desenvolvê-la.
Uma vez que é estabelecida uma solução de alto valor, o planejamento da implementação segue. Para isso, designers e estrategistas de negócio colaboram para definir um direcionamento estratégico viável.
São criados então roadmaps para mostrar o progresso desejado em todas as fases imaginadas. Esses roadmaps são compartilhados com todos os stakeholders para deixar claro os passos necessários para a solução ser implementada.
Um estudo de negócio é preparado para solicitar as ações futuras, especificando e definindo claramente as iniciativas que a organização terá que fazer para facilitar a implementação.
Principais passos para se realizar as ofertas do produto
- Construir protótipos: Desenvolver protótipos para testar detalhes, visibilidade, viabilidade e especificações técnicas.
- Definir estratégias: Determinar o posicionamento de mercado, plataformas, parceiros e planos de negócio para o sucesso da solução.
- Definir táticas: Identificar as capacidades necessárias para realizar a estratégia e o plano de desenvolvimento.
- Desenvolver iniciativas: Reunir os recursos, construir os orçamentos e os cronogramas, contratar os times e criar os planos para pilotos e lançamentos.
Resumo dos 9 métodos possíveis para se realizar as ofertas do produto
1. Plano de implementação estratégica (Strategy roadmap)
Metodologia para planejar inovações estratégicas em curto, médio e longo prazo. Nela o time revê as soluções e as distribui em uma linha de tempo, escreve as estratégias para cada tempo e descreve como a organização vai suportar essas estratégias. O time pode então descrever como o mercado deve responder as estratégias e comunicar visualmente cada uma delas.
2. Planejamento de lançamento de plataformas (Platform plan)
Metodologia para planejar as soluções dentro de uma plataforma de princípios e atributos. Nela o time discute os atributos para a plataforma ser um sucesso, identifica as soluções que tem potencial para compor essa plataforma por um longo tempo, usa os quatro princípios da plataforma (Núcleo central com opções; Usuários grudados; Donos distribuídos e Parceiros abertos), usando-os para rever a aderências das soluções. Por fim o time cria um plano para a implementação da plataforma e compartilha esse plano com os stakeholders.
3. Workshop de planejamento estratégico (Strategy plan workshop)
Metodologia para criar estratégias organizacionais e alinhar as soluções ao redor delas. Nela o time planeja o workshop, prepara os materiais e as atividades, discute as soluções e conceitos a serem trabalhados e constrói uma matriz para mostrar como as soluções vão crescer com o tempo. Depois o time pode estender a matriz com outras considerações para o sucesso da implementação e revê o planejamento.
4. Desenvolvimento e teste de piloto (Pilot development e testing)
Metodologia para colocar as ofertas no mercado para testar e aprender sobre o desempenho delas com usuários reais. Nela o time seleciona as soluções a serem pilotadas, prepara o plano do piloto e identifica um mercado para testar. Depois o time pode estabelecer as métricas de desempenho, lançar o piloto, analisar o desempenho e revisar as ofertas.
5. Plano de implementação (Implementation plan)
Metodologia para endereçar problemas de implementação e criar um plano para solucioná-los. Nela o time revê as estratégias organizacionais e os objetivos de cada solução, escreve uma descrição para a mudança de contexto e cria uma matriz com as soluções versus as mudanças mapeadas. Depois o time pode discutir com stakeholders a partir das principais mudanças para implementação (de mercado, operacionais, de gerenciamento e financeiras). Por fim o time coleta feedbacks dos stakeholders e cria um plano macro para a implementação.
6. Plano de competências (Competencies plan)
Metodologia para planejar as competências necessárias para fazer das soluções um sucesso. Nela o time lista os propósitos das soluções, identifica as competências necessárias, cria uma matriz de soluções versus competências e descreve um plano para preencher as lacunas. Por fim o time pode debater e compartilhar um plano para executar as ações necessárias.
7. Plano para formação de times (Team formation plan)
Metodologia para planejar iniciativas baseadas nas soluções e formar times a partir delas. Nela o time traduz o propósito das soluções como iniciativas, cria uma matriz de iniciativas versus departamentos da empresa e define as capacidades necessárias para as iniciativas. Depois o time escolhe as pessoas apropriadas para os times necessários, define os papeis e a liderança e, por fim, debate e estende o plano com os stakeholders.
8. Declaração da visão (Vision statement)
Metodologia para mostrar e declarar o que as ofertas vão ser em um formato ilustrativo e compreensivo. Nela o time revê o projeto e sumariza os resultados principais, cria um formato visual e escreve um título e uma frase de suporte para ilustrá-los. Depois o time escreve descrições curtas do desafio e das soluções que compõe a oferta. Por fim o time ilustra os benefícios principais, visualiza o conteúdo e apresenta para os stakeholders para coletar feedbacks.
9. Buzz reports (Innovation brief)
Metodologia para fazer a visão das ofertas compreensível para todos os stakeholders e assim realizar as ofertas do projeto. Nela o time revê o planejamento estratégico e a declaração da visão, considera as audiências para esse conteúdo, explora diferentes métodos para entregar isso e desenvolve um breve sumário para cada audiência. Por fim o time testa, refina e apresenta o conteúdo.
Referências
KUMAR. Vijay 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.
Conteúdos da página muito interessantes. Passando um tempo por aqui. Obrigada.