Protótipo é uma representação inacabada de um produto, podendo ser de baixa, média ou alta fidelidade dependendo de quão próximo ele é da versão final.
Ele serve para simular como seria o produto final e suas possíveis interações possibilitando as equipes de projeto analisar e testar hipóteses de forma rápida e barata, principalmente com os diversos recursos digitais disponíveis atualmente.
Com isso as equipes ficam mais preparadas para escolher os caminhos a seguirem, ajustando, melhorando e apostando nas hipóteses que tiveram o melhor desempenho.
No entanto, é importante lembrar que o protótipo pode ser usado para muito mais que testar hipóteses com clientes, esse é apenas um de seus possíveis usos.
7 possíveis usos para um protótipo
1. Aprender – Se uma imagem vale mais que mil palavras, um protótipo vale mais que mil imagens. A quantidade de conexões e pensamentos desenvolvidos durante a construção de um protótipo tornam essa ferramenta uma fonte gigantesca de aprendizados.
2. Explorar opções – Construir faz pensar e ajuda a desenvolver múltiplas opções de solução, explorando e conectando cada vez mais ideias. É, portanto, um excelente caminho para estudar opções.
3. Gerar empatia – Construir um protótipo aprofunda sua compreensão sobre o usuário e suas dores, mesmo em uma fase inicial do projeto, o que torna essa ferramenta um excelente caminho para construção de empatia.
4. Guiar a construção da solução – O protótipo permite que a equipe de projeto vislumbre a solução proposta em sua totalidade, isso facilita planejar o desenvolvimento da entrega final, inclusive é possível planejar entregas fatiadas quando possível.
5. Inspirar pessoas – O protótipo inspira as pessoas ao facilitar a demonstração da visão da solução e seu conceito, isso tanto para colegas e clientes quanto para investidores.
6. Testar e validar hipóteses – Criar protótipos permite que se teste, refine e até valide hipóteses com os clientes.
7. Resolver divergências – Criar um protótipo é um meio poderoso de eliminar a ambiguidade, auxiliar na ideação e reduzir os problemas de comunicação, fomentando conversas e diálogos direcionados.
Ao desenvolver um protótipo também é importante ter em mente algumas questões que vão te apoiar a tirar o melhor proveito da ferramenta:
- Por que estamos desenvolvendo isso?
- O que queremos descobrir?
- O que queremos saber?
- O que queremos testar?
- Estamos mantendo o protótipo rápido, sujo e barato?
Com isso em mente é possível usar o potencial dessa importante ferramenta e aprimorar ainda mais os projetos e suas soluções.
Referências
EISE Lab. Disponível em: <http://eiselab.com.br/>. Acesso no dia da postagem.