O processo de trabalho do design digital pode mudar de acordo com o profissional ou empresa, mas basicamente passa pelos mesmos grandes passos.
Para profissionais autônomos, por exemplo, podemos passar por quatro grandes fases, como podemos ver a seguir.
Primeira fase
Briefing: Se recebe o briefing e são feitas conversas ou análises necessárias para se entender o que será necessário ser feito. Nessa fase também é enviado o orçamento para o aceite do cliente e suas devidas negociações.
Depósito inicial: O cliente aceita e assina o contrato de prestação de serviço e faz o depósito inicial, que pode ser, por exemplo, de 50% do valor total do orçamento.
Pesquisa: É realizada então as pesquisas e entrevistas necessárias para se aprofundar no objetivo e problema, além do refino das entregas e seus critérios de aceite.
Segunda fase
Wireframes: São desenhados os três wireframes mais complexos para análise e debate com o cliente final.
Apresentação dos wireframes: É feita uma apresentação dos wireframes para o cliente, respondidas as primeiras dúvidas e dado o tempo para análise do cliente.
Feedback: O cliente envia os feedbacks necessários para refino nos wireframes existentes.
Alterações: As alterações necessárias são executadas com até duas novas rodadas de feedback.
Aprovação final dos wireframes: O cliente envia a aprovação final do conceito e diretrizes dos wireframes.
Demais wireframes: A partir da aprovação final os demais wireframes são construídos.
Terceira fase
Layout: São desenhados os layouts dos três wireframes mais complexos.
Apresentação dos layouts: É feita uma apresentação dos layouts para o cliente, respondidas as primeiras dúvidas e dado o tempo para análise do cliente.
Feedback: O cliente envia os feedbacks necessários para refino nos layouts existentes.
Alterações: As alterações necessárias são executadas com até duas novas rodadas de feedback.
Aprovação final dos layouts: O cliente envia a aprovação final do conceito e diretrizes dos layouts.
Demais layouts: A partir da aprovação final os demais layouts são construídos.
Quarta fase
Depósito final: O cliente faz o depósito fnal, que pode ser, por exemplo, de 50% do valor total do orçamento.
Entrega dos arquivos: Os arquivos finais são enviados para serem desenvolvidos e disponibilizados on-line.
Biblioteca / Design system (recomendável): Caso tenha sido negociado, é possível se entregar o design digital no formato de biblioteca de componentes, guia de estilos e design system. Tudo vai depender do que foi acordado no contrato e no valor.
Dicas adicionais para freelancers no processo de trabalho do design digital
- Negocie antes tudo que vai ser feito e entregue logo no começo e descreva detalhadamente no contrato de prestação de serviço, pois ele pode ser sua salvaguarda.
- Inclua tempo de alterações não previstas, porque elas sempre aparecem.
- Se possível, coloque exemplos ilustrativos do que será entregue, porque visualmente é melhor de ser explicado e entendido.
- Coloque as premissas detalhadamente para se cobrir contra imprevistos, mudanças e até quebras de contrato que possam vir acontecer.
- Os clientes nem sempre sabem o que querem ou o que é melhor, então pode ser necessário se tomar a iniciativa e indicar caminhos ou até ajudar na tomada de decisão deles.
- Comunicação é um fator muito importante na relação com os clientes, então é importante manter uma rotina de comunicação ativa e informar qualquer problema, obstáculo ou desafio para o cliente e negociar o que for necessário a partir disso.
- Tenha um cronograma bem definido e de tempos em tempos relembre ele para o cliente.
Referências
VISUAL.ly. How Designers Work. Undecovering Workflows. Disponível em <https://visual.ly/community/Infographics/business/how-designers-work-undecovering-workflows>. Acesso em 15 de