Perguntas eficazes para aprendizado são questionamentos usados para estimular o conhecimento, o autoconhecimento e a reflexão no outro.
A técnica é muito usada por coachs e mentores no processo de desenvolver seus coachees e mentorados.
Contudo, para formar essas perguntas é importante entender como a estrutura deve ser usada para influenciar a resposta mais complexa e que gere maior reflexão e aprendizado para quem for responder.
Nesse sentido, Ronsoni e Guareschi (2000) citam um exemplo do mundo dos esportes onde, ao perguntar a um jogador se ele está de olho no jogo a reposta será binária (sim ou não) e poderá ser até uma mentira.
No entanto, ao perguntar ao jogador como a bola gira dentro do jogo o força a uma atenção maior e influencia uma resposta mais complexa e pensativa, trazendo maior aprendizado ao jogador.
Portanto, as perguntas eficazes devem ser abertas (não binárias), exigindo respostas descritivas, com foco nos detalhes e que estimulem esse processo reflexivo.
Para o líder de uma equipe é importante usar essas perguntas principalmente para fomentar o aprendizado dos membros do seu time sem já oferecer uma resposta pronta, que pode limitar o desenvolvimento deles ao eliminar a reflexão individual.
Claro que nem sempre será possível usar essa ferramenta, pois às vezes os liderados podem precisar de instrução ou de um treinamento antes de serem colocados nessa situação de pensamento complexo.
Exemplos de perguntas eficazes de aprendizado
Perguntas com “Como?”
- Como você pode mudar essa situação?
- Como você reage em relação a isso?
- Como você pode agir diferente de como sempre costuma agir?
- Como você percebe sua resposta diante disso?
- Como isso pode fazer com que você descubra novas formas para […]?
- Como você pode melhorar essa ação para alcançar melhores resultados?
- Como você gostaria de ter se comportado/sentido/agido?
- Como você se sente e se percebe nesse processo?
- Como avaliar as consequências de cada ação em sua vida?
- Como você pode assumir o controle da situação para […]?
Perguntas com “O quê?”
- O que isso representa para você?
- O que você planeja para ser diferente em outro momento?
- O que aconteceu?
- O que você acredita que trouxe esse resultado?
- O que você poderá realizar na próxima oportunidade?
- O que você irá fazer se isso acontecer novamente?
- O que é mais difícil para você diante dessa situação?
- O que você sente em relação a isso?
- O que deseja melhorar em você?
- O que você pensa disso?
- O que o (a) motiva?
Perguntas com “Onde?”
- Onde você acredita ter se equivocado?
- Onde você pretende aplicar esses novos conhecimentos?
- Onde você se sente bem?
- Onde você se sente tranquilo?
- Onde você se sente desafiado?
- Onde você pretende chegar agindo/pensando dessa forma?
- Onde você pretende chegar a médio e longo prazo?
Perguntas com “Por quê?”
- Por que isso poderia fazê-lo(a) feliz?
- Por que você acredita ser essa a forma mais adequada?
- Por que isso acontece?
- Por que isso lhe interessa?
- Por que você acredita ser difícil?
- Por que precisa ser assim?
- Por que você está agindo dessa forma?
- Por que seu comportamento está assim?
- Por que motivo você acorda toda manhã?
- Por que isso é importante para você?
Perguntas com “Qual/Quais?”
- Qual outro caminho você teria para seguir?
- Qual seria uma nova forma de fazer isso acontecer?
- Qual é o resultado positivo ou negativo dessa decisão?
- Qual é a grande lição que você pode extrair desse acontecimento?
- Qual poderia ser uma visão positiva sobre esse assunto?
- Qual é o denominador comum para todas as suas opções aparentemente diferentes?
- Qual é o oposto das suas opções, aparentemente contrárias?
- Qual seria uma nova possibilidade?
- Quais oportunidades você tem por causa dos seus pontos fracos e pontos fortes?
- Quais são as suas opções diante dessa situação? Qual delas você acredita ser a melhor?
- Quais são as possibilidades de mudança em suas ações a partir de agora?
Perguntas com “Quando?”
- Quando você começará a sentir as mudanças?
- Quando vai iniciar/finalizar?
- Quando isso irá acontecer?
- Quando você vai se sentir pronto para iniciar essa ação?
- Quando você vai decidir alcançar esses objetivos?
- Quando você notou suas transformações?
- Quando você terá tempo para si mesmo (a)?
- Quando você voltará a estudar e aprender?
Referências
RONSONI, Marcus; GUARESCHI, Jean. Mentoria organizacional: manual de implementação do programa interno. São Paulo: Primavera Editorial, 2018.
Escola de mentores. Disponível em: <https://www.escoladementores.com.br/>. Acesso no dia da postagem.
Sidinei Oliveira. Disponível em: <https://www.sidneioliveira.com.br/>. Acesso no dia da postagem.
Efeito Soluções. Disponível em: <https://www.efeitosolucoes.com.br/>. Acesso no dia da postagem.
Daniela Forgiarini Pereira. Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765589J1>. Acesso no dia da postagem.