O perfil do profissional de UX no Brasil vive em constante mudança e evolução, seja em métodos, processos e novas organizações.
Principalmente dado o nosso cenário único, de cultura e tecnologia, nossa atuação sempre carece de um olhar particular e uma descoberta própria.
A própria mudança sobre nossos papeis e responsabilidades, reconhecimento e espaços dentro das empresas e times e, claro, nossa remuneração é bem grande.
Foi para entender como acompanhar essas mudanças e até guiar avanços na profissão como um todo que surgiu essa iniciativa de circular uma pesquisa com os profissionais da área sobre o mercado, o trabalho e nossos reconhecimentos (ou a falta dele).
E para isso ainda aproveitamos de uma das maiores habilidades dos profissionais do UX: a pesquisa, logo sempre podemos esperar um relatório cheio de insights e informações relevantes.
Nesse ano de 2011, para quem foi no Encontro Brasileiro de Arquitetura de Informação (EBAI), foi possível ver os resultados da pesquisa sobre o Perfil do Profissional de UX no Brasil 2011 em primeira mão.
Mas para quem não pode ir, a apresentação em versão estendida, com mais gráficos e mais informações ficou disponível na internet para consulta e acompanhamento.
A importância da pesquisa sobre o perfil do profissional de UX no Brasil
Nossa comunidade é bastante jovem e ainda está se estabelecendo em diversos cenários, assim uma pesquisa como essa se torna fundamental para criarmos as bases do nosso trabalho, nossa percepção sobre nossas responsabilidades e até a visão de como vamos ajudar as pessoas, a sociedade e até as empresas.
Como uma comunidade que está também organizando a si mesma, esse olhar ganha sempre um destaque bom para compreendermos até como está nossa realidade de trabalho, nas empresas para as quais trabalhamos e nas nossas comunidades.
Os padrões de qualidade e até remuneração são bons guias para nos planejarmos e entendermos o quão justo e equilibrado está o espaço que ocupamos ou que queremos vir ocupar.
Assim, sempre que surgir, é muito importante que você profissional de UX responda a pesquisa e ajude a construir o relatório da nossa atividade!
Referências
UXPA SP. Disponível em: <http://www.uxpasp.com>. Acesso na mesma data da postagem.