Organizações exponenciais conseguem se valorizar em curto tempo, chegando a valer 1 bilhão de dólares até 10x mais rápido que outras empresas.
Marcas centenárias veem seus mercados se transformarem rapidamente com a entrada pequenos negócios que alcançam alta relevância e redefinem o cenário em tempos recordes.
O livro Organizações Exponenciais nasceu como resultado de uma pesquisa feita para compreender as características dessas empresas jovens e transformadoras.
Segundo o estudo, essas marcas dividem algumas características inerentes ao tempo em que vivemos, onde a tecnologia digital e a internet proporcionam um crescimento exponencial sem precedentes.
Diluindo os custos de produção e reprodução, as empresas ExOs, como são chamadas, se multiplicam em praças digitais não imaginadas pelas velhas teorias de marketing e atuam em micros e macros momentos no cotidiano das pessoas.
A fórmula de ação dessas marcas é apresentada pelo livro como uma somatória de MTP + SCALE + IDEAS.
MTP siginifica a empresa ter um Propósito Massivamente Transformador (Massively Transformative Purpose), ou seja, um propósito único, aspiracional, vindo do coração e da mente, suficientemente impactante para mudar profundamente nossas relações e interações, nosso ambiente ou a nós mesmos.
Organizações Exponenciais
Definindo MTP (Massively Transformative Purpose)
- Ele deve ser declarado com sinceridade e confiança.
- Ele deve ser simples e memorável.
- Ele deve ser inspirador e motivar as pessoas por uma grande causa.
- O do Google, por exemplo, é “Organizar a informação do mundo”,
- O da XPRIZE é “trazer avanços radicais para os benefícios da humanidade”.
Já SCALE e IDEAS são acrônimos de características que reforçam a sinergia dessas marcas com nosso tempo.
Em SCALE encontraremos
Staff on demand (Recursos quando necessário): ExOs utilizam recursos externos quando necessário ao invés de manter uma grande base de funcionários.
Community and crowd (Comunidade e pessoas): ExOs constroem e se envolvem com várias comunidades para alcançar um crescimento rápido.
Algorithms (Algoritimos): Com o mundo se tornando uma Big Data, ExOs se sobressaem no uso de algoritmos e sistemas com aprendizagem automática.
Leased assets (Acessar ativos alheios): ExOs acessam ou alugam ativos para garantir agilidade. Por exemplo, o Uber não tem carros próprios, ele usa os carros que já estão em circulação.
Engagement (Engajamento): Técnicas como a gamificação e o incentivo de preços são o coração das ExOs para engajar rapidamente as pessoas no seu mercado de atuação.
Em IDEAS encontraremos
Interfaces (Interfaces): ExOs constroem interfaces de comunicação e relacionamento eficientes para seus constituintes. O Uber, por exemplo, tem um sistema simples de gerenciamento para os motoristas e usuários. A interface é o que possibilita a conexão entre as pessoas, é um meio pelo qual a cadeia se relaciona, ou seja, a empresa gerencia interesses, não necessariamente produz eles (Referências Bondsy).
Dashboards (Painéis informativos): Para acompanhar e monitorar seus avanços, ExOs usam métricas em tempo real e técnicas para acompanhar seu desempenho constantemente. A informação é cada vez mais importante, e os dashboards exibem o essencial rapidamente: em três minutos já é possível saber o que está acontecendo.
Experimentation (Experimentação): ExOs usam abordagens como o Lean Kanban para desenvolver prototipagens e experimentações rápidas, processos de melhoria e ciclos ágeis de feedback.
Autonomy (Autonomia): ExOs são organizações altamente enxutas, algumas vezes até sem camadas de gerenciamento.
Social (Social): ExOs são culturamente abertas, compartilhando arquivos, conversas e atividades em tempo real por toda a organização.
Segundo o estudo, a relação entre os elementos do SCALE e IDEAS pode levar esses novos negócios a um crescimento surpreendente. E não é necessário possuir todas as características, uma combinação de quatro deles já pode levar uma instituição ao crescimento exponencial.
As características de SCALE e IDEAS podem ser vistas também no diagrama construído sob o desenho esquemático do cérebro humano.
Referências
Exponential Orgs. Disponível em: <http://www.exponentialorgs.com/>. Acesso no dia da postagem.
Dupress. Disponível em: <http://dupress.com/articles/tech-trends-2015-exponential-technologies/>. Acesso no dia da postagem.
Yuri Van Geest. Disponível em: <http://pt.slideshare.net/vangeest>. Acesso no dia da postagem.
FrandDiana. Disponível em: <https://frankdiana.net/2015/04/01/exponential-organizations/>. Acesso no dia da postagem.
Octavio Urzua. Disponível em: <http://octaviourzua.com/recommended-quotations/uncategorized/exponential-organizations/>. Acesso no dia da postagem.
The Next Web. Disponível em: <http://thenextweb.com/insider/2015/08/31/the-rise-of-the-exponential-organization/#gref>. Acesso no dia da postagem.
Diip. Disponível em: <http://www.diip.co/>. Acesso no dia da postagem.