SEO é um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para que um conteúdo seja rapidamente encontrado na internet por meio de buscadores.
A sigla significa Search Engine Optimization ou, em tradução livre, Otimização para Motores de Busca como, por exemplo, o Google.
Contudo a lógica utilizada para um conteúdo ser apresentado como um bom resultado para em buscas on-line também traz consigo importantes noções sobre como estruturarmos conteúdos da melhor forma para as pessoas.
Uma vez que temos cada vez mais conhecimento e informações na rede mundial de computadores, todos enfrentamos o desafio de como encontrar a melhor resposta para nossas perguntas ou dúvidas.
É nesse ponto que aparecem os buscadores, que vasculham toda a internet em busca da resposta mais adequada para nós.
Essa busca automática e inteligente observa alguns pontos em comum para encontrar as respostas campeãs e, ao compreender e trabalhar esses pontos no nosso conteúdo, estamos trabalhando com o SEO.
Principais técnicas de SEO
Preparar um site ou página web para ter um bom desempenho em SEO é importante ficar atento a alguns pontos:
Definir claramente as palavras-chave: uma vez compreendido o conteúdo que será construído, é importante pesquisar e conhecer as palavras-chave mais relevantes. Isso pode ser feito por meio de ferramentas como Google Analytics e no Google Search Console.
Otimizar o conteúdo on-page: Aplicar as boas práticas de SEO na própria página web / site.
Otimizar o conteúdo off-page: Aplicar as boas práticas de SEO para conteúdo fora da página web / site.
Otimizar tecnicamente: Aplicar as boas práticas de SEO para a parte de código, desenvolvimento e programação da página web / site.
Definição das palavras-chave
As palavras-chaves ou frases-chave é um dos pontos mais importantes quando falarmos de SEO.
Elas são do que a forma como uma pessoa vai inserir sua dúvida no motor de busca ou buscador, ou seja, a frase ou palavras que a pessoa vai escrever na caixa de busca.
Compreender quais palavras ou frases tem mais relação com nosso conteúdo ajuda na construção da própria informação, pois podemos inclui-las no texto ajudando o buscador a compreender que aquele conteúdo contém a resposta para o que a pessoa está procurando.
Uma vantagem atual é que os buscadores já conseguem relacionar diferentes formas e sinônimos para uma palavra-chave e relacioná-la aos conteúdos disponíveis na internet.
Isso quer dizer que se alguém escrever “bagagem de mão”, “bagagem de bordo” ou mesmo “bagagens de mão” o buscador consegue compreender um texto que tenha esse conteúdo por meio de relações, variáveis e sinônimos, por exemplo.
Logo não é necessária uma correspondência exata da palavra-chave para um conteúdo ser considerado no resultado das buscas.
Aliás, é importante que esses termos ou palavras-chave não repitam incessantemente pelo texto, na tentativa de ser mais relevante, pois os buscadores também reconhecem truques que tentem burlar a relevância real / orgânica.
Otimização On-Page
O conceito de otimização on-page trata de elementos estruturais do conteúdo na própria página que é lido e compreendido pelos buscadores.
Elementos-chave nesse sentido:
URL amigável – Curto e possível de ser lido facimente por uma pessoa.
Meta descrição – Resumo da página a ser exibido nos resultados de busca.
Título da página – Curto e contendo palavras-chave relevantes.
Cabeçalhos do conteúdo – Títulos secundários e subtítulos.
Otimização de imagens e vídeos – Descrição textual para o buscador conseguir “ler” a imagem.
Relevância e qualidade do conteúdo – Entrega o que promete, responde à pergunta das pessoas.
Velocidade do carregamento – Quanto mais rápido, melhor.
Links internos e externos – Referências do site ou externas que dão maior credibilidade ao conteúdo.
Variedade de formatos – Incluir vídeos, infográficos, podcasts, ebooks etc.
Adaptabilidade para dispositivos móveis – Precisa ser rápido e bem estruturado para celulares.
Otimização Off-Page
O conceito de otimização off-page trata de elementos estruturais fora da própria página onde o conteúdo está e que é compreendido pelos buscadores.
Elementos-chave nesse sentido:
Link Building – Que outros sites apontam para o conteúdo e o quanto confiáveis eles são.
Backlinks de autoridade – Que outros sites relevantes no tema apontam para o conteúdo.
Compartilhamento social – Quantidade e qualidade de compartilhamentos em redes sociais.
Avaliações e comentários – Quantidade e qualidade de avaliações sobre o conteúdo.
Otimização Técnica
A otimização técnica está relacionada a como o site ou a página web foi desenvolvida em relação ao código, de forma a facilitar o acesso ao conteúdo.
Elementos-chave nesse sentido:
Acessibilidade – Recursos que facilitem o acesso ao maior número de pessoas, considerando diversos tipos de deficiência.
Esquema de marcação – Estruturação técnica de conteúdo para os buscadores compreenderem o tipo de conteúdo usado e melhorar a exibição deles.
Indexação – Recursos que facilitem o conteúdo a ser indexado pelos motores de busca.
Segurança – Recursos que garantam e deixem explícita a segurança do site ou página web em si para os visitantes / usuários.
Tempo de carregamento – Recursos que facilitem o conteúdo a carregar mais rápido e/ou de forma gradativa para os visitantes verem o conteúdo quanto antes.
URL canônicas – Declaração e apontamento para os buscadores da URL definitiva de determinado assunto, caso existam outras URLs que possam ser “confundidas” ou “misturadas” pelo motor de busca.
O fluxo de SEO
Como melhorar a relevância e qualidade de conteúdo
Os buscadores estão cada vez mais eficientes em compreender um conteúdo relevante e com qualidade, por isso é importante compreender como construir informações nesse sentido para melhor desempenho em SEO.
Elementos-chave nesse sentido:
Uma boa pesquisa e planejamento cuidadoso.
Originalidade e autenticidade.
Estrutura e legibilidade bem resolvidas.
Atualização e revisão constantes.
Engajamento do público.
O que evitar em SEO
Importante ressaltar que práticas nocivas que tentem enganar ou burlar as boas práticas para os buscadores são atualmente facilmente identificáveis e altamente punidas quando reconhecidas.
Nesse sentido, é importante evitar abusar das técnicas na busca de ser reconhecido com um bom conteúdo, tentando atalhos ou truques para parecer ser uma boa resposta.
O mais importante é trabalhar para ser uma boa resposta real para o usuário, de forma que isso leve seu conteúdo a ser indicado como um bom lugar para respostas e seja possível construir um bom relacionamento com seus leitores ou visitantes.
Para se aprofundar nas técnicas, existe uma variedade de cursos, vídeos e artigos gratuitos na internet.
Vale lembrar que as boas práticas mudam de tempos em tempos, então sempre precisamos nos reciclar.
Atualmente o conteúdo entregue em dispositivos móveis, por exemplo., ganharam ainda mais relevância.
Ferramentas para testar SEO
Para testar um site ou uma página em relação a boas práticas de SEO e até de experiência de uso, é possível contar com diversas ferramentas, tanto gratuitas como pagas.
Algumas das mais utilizadas atualmente são:
GTmetrix: Ferramenta gratuita onde é possível inserir uma URL para ser avaliada em relação a vários indicadores como, por exemplo, otimização para buscadores – https://gtmetrix.com/.
PageSpeed Insights: Ferramenta gratuita onde é possível inserir uma URL para ser avaliada em relação a vários indicadores de desempenho como para SEO – https://pagespeed.web.dev/.
SemRush: Ferramenta paga que analisa sites e páginas de forma profunda e detalhada para compreender o desempenho em diversos indicadores – https://pt.semrush.com/.
Todas essas ferramentas não só apresentam resultados sobre o desempenho como também dão indicações de como melhorar o resultado, assim é possível planejar e trabalhar para que o conteúdo seja sempre relevante, fácil de ser lido e útil para os leitores ou visitantes.
Compreendendo os tipos de busca
Para um melhor desempenho em SEO também é importante compreender os diferentes tipos de pesquisa que são feitas pelas pessoas.
Nesse sentido, podemos elencar:
Pesquisa navegacional: Quando o usuário já sabe seu destino e escreve o nome do próprio site no campo de busca.
Pesquisa transacional: Quando o usuário quer comprar algo.
Pesquisa informacional: Quando o usuário procura alguma informação ou conteúdo sem saber exatamente onde.
Pesquisa por localização: Quando o usuário busca algo em uma região geográfica específica.
Referências
PEDRÃO, Maudy. Guia Completo de SEO: Aumente seu tráfego orgânico e venda mais. [S.l.: s.n.], 2023.
SEARCH engine optimization – Learn to optimize for SEO. WordStream, [s.d.]. Disponível em: <https://www.wordstream.com/seo>. Acesso em: 28 de jul. de 2023.