O que é SEO e como otimizar seu site

SEO é um conjunto de estratégias e técnicas utilizadas para que um conteúdo seja rapidamente encontrado na internet por meio de buscadores.

A sigla significa Search Engine Optimization ou, em tradução livre, Otimização para Motores de Busca como, por exemplo, o Google.

Contudo a lógica utilizada para um conteúdo ser apresentado como um bom resultado para em buscas on-line também traz consigo importantes noções sobre como estruturarmos conteúdos da melhor forma para as pessoas.

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Uma vez que temos cada vez mais conhecimento e informações na rede mundial de computadores, todos enfrentamos o desafio de como encontrar a melhor resposta para nossas perguntas ou dúvidas.

É nesse ponto que aparecem os buscadores, que vasculham toda a internet em busca da resposta mais adequada para nós.

Essa busca automática e inteligente observa alguns pontos em comum para encontrar as respostas campeãs e, ao compreender e trabalhar esses pontos no nosso conteúdo, estamos trabalhando com o SEO.

Principais técnicas de SEO

Preparar um site ou página web para ter um bom desempenho em SEO é importante ficar atento a alguns pontos: 

Definir claramente as palavras-chave: uma vez compreendido o conteúdo que será construído, é importante pesquisar e conhecer as palavras-chave mais relevantes. Isso pode ser feito por meio de ferramentas como Google Analytics e no Google Search Console

Otimizar o conteúdo on-page: Aplicar as boas práticas de SEO na própria página web / site. 

Otimizar o conteúdo off-page: Aplicar as boas práticas de SEO para conteúdo fora da página web / site.

Otimizar tecnicamente: Aplicar as boas práticas de SEO para a parte de código, desenvolvimento e programação da página web / site.

Definição das palavras-chave

As palavras-chaves ou frases-chave é um dos pontos mais importantes quando falarmos de SEO.

Elas são do que a forma como uma pessoa vai inserir sua dúvida no motor de busca ou buscador, ou seja, a frase ou palavras que a pessoa vai escrever na caixa de busca.

Compreender quais palavras ou frases tem mais relação com nosso conteúdo ajuda na construção da própria informação, pois podemos inclui-las no texto ajudando o buscador a compreender que aquele conteúdo contém a resposta para o que a pessoa está procurando.

Uma vantagem atual é que os buscadores já conseguem relacionar diferentes formas e sinônimos para uma palavra-chave e relacioná-la aos conteúdos disponíveis na internet.

Isso quer dizer que se alguém escrever “bagagem de mão”, “bagagem de bordo” ou mesmo “bagagens de mão” o buscador consegue compreender um texto que tenha esse conteúdo por meio de relações, variáveis e sinônimos, por exemplo.

Logo não é necessária uma correspondência exata da palavra-chave para um conteúdo ser considerado no resultado das buscas.

Aliás, é importante que esses termos ou palavras-chave não repitam incessantemente pelo texto, na tentativa de ser mais relevante, pois os buscadores também reconhecem truques que tentem burlar a relevância real / orgânica.

Otimização On-Page

O conceito de otimização on-page trata de elementos estruturais do conteúdo na própria página que é lido e compreendido pelos buscadores.

Elementos-chave nesse sentido:

URL amigável – Curto e possível de ser lido facimente por uma pessoa.

Meta descrição – Resumo da página a ser exibido nos resultados de busca.

Título da página – Curto e contendo palavras-chave relevantes.

Cabeçalhos do conteúdo – Títulos secundários e subtítulos.

Otimização de imagens e vídeos – Descrição textual para o buscador conseguir “ler” a imagem.

Relevância e qualidade do conteúdo – Entrega o que promete, responde à pergunta das pessoas.

Velocidade do carregamento – Quanto mais rápido, melhor.

Links internos e externos – Referências do site ou externas que dão maior credibilidade ao conteúdo.

Variedade de formatos – Incluir vídeos, infográficos, podcasts, ebooks etc.

Adaptabilidade para dispositivos móveis – Precisa ser rápido e bem estruturado para celulares.

Otimização Off-Page

O conceito de otimização off-page trata de elementos estruturais fora da própria página onde o conteúdo está e que é compreendido pelos buscadores.

Elementos-chave nesse sentido:

Link Building – Que outros sites apontam para o conteúdo e o quanto confiáveis eles são.

Backlinks de autoridade – Que outros sites relevantes no tema apontam para o conteúdo.

Compartilhamento social – Quantidade e qualidade de compartilhamentos em redes sociais.

Avaliações e comentários – Quantidade e qualidade de avaliações sobre o conteúdo.

Otimização Técnica

A otimização técnica está relacionada a como o site ou a página web foi desenvolvida em relação ao código, de forma a facilitar o acesso ao conteúdo.

Elementos-chave nesse sentido:

Acessibilidade – Recursos que facilitem o acesso ao maior número de pessoas, considerando diversos tipos de deficiência.

Esquema de marcação – Estruturação técnica de conteúdo para os buscadores compreenderem o tipo de conteúdo usado e melhorar a exibição deles.

Indexação – Recursos que facilitem o conteúdo a ser indexado pelos motores de busca.

Segurança – Recursos que garantam e deixem explícita a segurança do site ou página web em si para os visitantes / usuários.

Tempo de carregamento – Recursos que facilitem o conteúdo a carregar mais rápido e/ou de forma gradativa para os visitantes verem o conteúdo quanto antes.

URL canônicas – Declaração e apontamento para os buscadores da URL definitiva de determinado assunto, caso existam outras URLs que possam ser “confundidas” ou “misturadas” pelo motor de busca.

O fluxo de SEO

Como melhorar a relevância e qualidade de conteúdo

Os buscadores estão cada vez mais eficientes em compreender um conteúdo relevante e com qualidade, por isso é importante compreender como construir informações nesse sentido para melhor desempenho em SEO.

Elementos-chave nesse sentido:

Uma boa pesquisa e planejamento cuidadoso.

Originalidade e autenticidade.

Estrutura e legibilidade bem resolvidas.

Atualização e revisão constantes.

Engajamento do público.

O que evitar em SEO

Importante ressaltar que práticas nocivas que tentem enganar ou burlar as boas práticas para os buscadores são atualmente facilmente identificáveis e altamente punidas quando reconhecidas.

Nesse sentido, é importante evitar abusar das técnicas na busca de ser reconhecido com um bom conteúdo, tentando atalhos ou truques para parecer ser uma boa resposta.

O mais importante é trabalhar para ser uma boa resposta real para o usuário, de forma que isso leve seu conteúdo a ser indicado como um bom lugar para respostas e seja possível construir um bom relacionamento com seus leitores ou visitantes.

Para se aprofundar nas técnicas, existe uma variedade de cursos, vídeos e artigos gratuitos na internet.

Vale lembrar que as boas práticas mudam de tempos em tempos, então sempre precisamos nos reciclar.

Atualmente o conteúdo entregue em dispositivos móveis, por exemplo., ganharam ainda mais relevância.

Ferramentas para testar SEO 

 Para testar um site ou uma página em relação a boas práticas de SEO e até de experiência de uso, é possível contar com diversas ferramentas, tanto gratuitas como pagas.

Algumas das mais utilizadas atualmente são:

GTmetrix: Ferramenta gratuita onde é possível inserir uma URL para ser avaliada em relação a vários indicadores como, por exemplo, otimização para buscadores – https://gtmetrix.com/.

PageSpeed Insights: Ferramenta gratuita onde é possível inserir uma URL para ser avaliada em relação a vários indicadores de desempenho como para SEO – https://pagespeed.web.dev/.

SemRush: Ferramenta paga que analisa sites e páginas de forma profunda e detalhada para compreender o desempenho em diversos indicadores – https://pt.semrush.com/.

Todas essas ferramentas não só apresentam resultados sobre o desempenho como também dão indicações de como melhorar o resultado, assim é possível planejar e trabalhar para que o conteúdo seja sempre relevante, fácil de ser lido e útil para os leitores ou visitantes.

Compreendendo os tipos de busca

Para um melhor desempenho em SEO também é importante compreender os diferentes tipos de pesquisa que são feitas pelas pessoas.

Nesse sentido, podemos elencar:

Pesquisa navegacional: Quando o usuário já sabe seu destino e escreve o nome do próprio site no campo de busca.

Pesquisa transacional: Quando o usuário quer comprar algo.

Pesquisa informacional: Quando o usuário procura alguma informação ou conteúdo sem saber exatamente onde.

Pesquisa por localização: Quando o usuário busca algo em uma região geográfica específica.

Referências

PEDRÃO, Maudy. Guia Completo de SEO: Aumente seu tráfego orgânico e venda mais. [S.l.: s.n.], 2023.

SEARCH engine optimization – Learn to optimize for SEO. WordStream, [s.d.]. Disponível em: <https://www.wordstream.com/seo>. Acesso em: 28 de jul. de 2023.

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