A matriz GUT prioriza tarefas equilibrando Gravidade do problema, Urgência em resolvê-lo e a Tendência dele se tornar ainda pior.
Ela foi proposta por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe em 1981 e tem como vantagem o fato dela poder ser usada tanto para itens profissionais quanto para nossos desafios pessoais ao observamos a três grandes dimensões propostas.
Gravidade: Impacto do problema sobre operações e pessoas da empresa e efeitos que surgirão a longo prazo em caso de não resolução.
Urgência: O tempo disponível e necessário para resolver o problema.
Tendência: Potencial de crescimento (piora) do problema.
Dentro de um projeto de design, por exemplo, é comum nos depararmos com diferentes problemas, muitas vezes tornando necessário escolher por onde começar a resolver ou no que trabalhar primeiro.
Essa matriz me ajudou muito tanto pela sua simplicidade quanto pela sua visão holística em relação a características importantes a se levar em conta na hora de priorizar o que vai ser trabalhado.
Para usar a matriz é possível ter como base cinco valores com pesos crescentes e a partir da multiplicação deles encontrar os pontos mais críticos entre os problemas levantados.
Esses valores representam respectivamente:
Gravidade: 1. Sem gravidade; 2. Pouco grave; 3. Grave; 4. Muito grave e 5. Extremamente grave.
Urgência: 1. Sem urgência; 2. Pouco urgente; 3. Urgente; 4. Muito urgente e 5. Extremamente urgente.
Tendência: 1. Sem tendência de piora; 2. Piora em longo prazo; 3. Piora em médio prazo; 4. Piora em curto prazo e 5. Agrava rapidamente.
A matriz GUT foi útil em diversos projetos que toquei, principalmente adequando as lentes com as quais eu olhava para o problema.
Lembrando que qualquer ferramenta pode e deve ser adaptada ao seu contexto e necessidades, então não se prenda para alterar e personalizar o que for necessário.
Referências
KEPNER, Charles H.; TREGOE, Benjamin B. O administrador racional. São Paulo: Atlas, 1981.
EISE Lab. Disponível em: <http://eiselab.com.br/>. Acesso no dia da postagem.
Muito útil! Vou usar no planejamento do ano com meu time!
Obrigado Silvia!!!