Landing Pages como ferramenta de vendas

Landing Pages são páginas sucintas, focadas em apresentar uma oferta e seus benefícios com o objetivo de gerar uma conversão para um objetivo específico como compra de um produto, cadastro na empresa e outros.

De forma geral, uma landing page deve atentar para alguns pontos cruciais:

  1. Objetivo único e claro: O objetivo precisa ser claro para suportar uma comunicação direta. 
  2. Design visual bem estruturado: Isso tanto para facilitar a navegação e leitura, como para engajar o visitante no objetivo da landing page. 
  3. Títulos convincentes e informativos: De forma que os visitantes entendam na primeira leitura quais são os principais pontos do conteúdo. 
  4. Conteúdo bem organizado e persuasivo: O conteúdo precisa ser honesto e informar claramente os benefícios e a oferta, sem enganar ou iludir os visitantes. 
  5. Uma única call-to-action (CTA): A chamada para ação também precisa ser bem definida e com boa presença na landing page, isso pode se dar com ela aparecendo em vários blocos de conteúdo ou fixo em um ponto da página, estando assim sempre disponível para o visitante. 
  6. Formulário simples e sucintos: Se o obejtivo é captura de leads, o formulário precisa aparecer de forma leve somente com os campos realmente necessários. Quanto menor a quantidade necessária ser preenchida, maior será a conversão. 
  7. Responsividade: A maior parte dos acessos à internet são feitas por dispositivos móveis, portanto toda landing page precisa ser responsiva e pensada primeiro para experiência mobile, depois para desktop.
  8. Testes e otimização constantes: Para averiguar a saúde do desempenho da landing page é importante mantê-la em constante teste, como o Teste A/B, e prepará-la para melhor desempenho orgânico em buscadores.

Os elementos-chave de uma landing page

Descritivo da oferta e seus benefícios

O texto é a ferramenta para transmitir as informações da oferta apresentada e deve, portanto, ser pensado com cuidado para esclarecer dúvidas, gerar interesse e ainda apresentar de forma engajadora todos os pontos necessários para as pessoas que visitarem a página.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Algumas boas práticas apoiam nesse sentido:

  1. Concentre seu conteúdo para falar de 3 a 5 itens muito importantes da oferta, mais que isso pode deixar o conteúdo muito carregado.
  2. Use marcadores ou numerações em listas para facilitar a leitura.
  3. Quebre o conteúdo em frases menores que sejam fáceis e rápidas de ler.
  4. Use cores e negritos com moderação para destacar o elemento mais importante nos textos.
  5. Fale em benefícios sempre que possível ao invés de descritivos técnicos (Pequeno e leve para carregar no bolso ao invés de 14X15cm e 20g, que pode estar em menor destaque no rodapé, por exemplo).

Formulário de captura

Os formulários de captura é o centro da ação, portanto é importante que ele esteja bem ajustado e posicionado como o centro do conteúdo onde estiver.

Quanto mais conteúdo for pedido, menor costuma ser o engajamento, portanto vale pensar como pesar esses dois pontos.

Tudo que puder facilitar o preenchimento, como, por exemplo, busca de endereço por CEP, complementos automáticos para e-mail e etc. pode ajudar nesse sentido.

Os elementos complementares

Títulos e subtítulos

Segundo pesquisas na área, 8 em cada 10 pessoas que visitam uma página só leem o cabeçalho.

Dada essa importância fica claro porque eles devem ser trabalhados com cuidado e atenção, transmitindo de maneira clara e direta a proposta de valor da oferta que está em foco.

O título, em suma, é o que vai fazer as pessoas continuarem a ler e se informarem mais ou abandonarem a página no primeiro contato.

Imagens

Para evitar perda de conversão, as imagens devem refletir a oferta em foco.

Generalizações e imagens de banco já muito usadas podem atrapalhar e mesmo afastar as pessoas da conversão transmitindo inclusive insegurança e tirando a credibilidade.

Lembre-se de sempre ter uma boa estratégia de SEO para as imagens também usando as boas práticas para descritivos e acessibilidade.

Vídeos

Apoiam muito a conversão e podem ser muito úteis para entender a oferta e seu valor.

Contudo devem ser trabalhados com cuidado, quase sempre usando apenas um vídeo por landing page, não muito longos, com legenda e bom descritivo de SEO.

Prova social

Depoimentos e testemunhos ajudam a dar credibilidade a oferta e ajudam a entendê-la a partir da visão de outros consumidores.

Nem sempre é possível ou necessário seu uso e quando for usado é importante não deixar com impressão de serem falsas ou montadas, quanto mais autêntica, melhor.

Elementos gráficos

Setas, pessoas olhando para um ponto da página, infográficos e outros podem ser elementos úteis para apoiar na leitura e no entendimento do conteúdo, só não pode ser um uso excessivo ou se tornar mais forte que a própria mensagem.

Elementos de interação

Mapas, imagens com interação, menus interativos no meio da página podem atrapalhar a navegação e ainda criar pontos de distração. Seu uso então deve somente acontecer quando for imprescindível para a compreensão do conteúdo e usado com moderação.

SEO e teste A/B para landing pages

Para o pleno sucesso das landing pages é importante usar bem técnicas de SEO (Search Engine Optimization)

Com um bom SEO, as landing pages conseguem, por exemplo:

  1. Aumento de tráfego qualificado e, portanto, captura de leads mais qualificados também. 
  2. Melhor classificação nos mecanismos de busca. 
  3. Melhor desempenho em experiência do usuário com estruturas mais fáceis de serem navegadas e velocidade de carregamento maior.

Para também alcançar o melhor desempenho em landing pages, é importante que a página esteja sempre sendo testada com os usuários. 

Com testes A/B são feitas pequenas alterações em versões da página para ver qual consegue ter melhor desempenho, seja mais compras dos clientes ou mais cadastros de interessados (leads). 

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top