Landing Pages são páginas sucintas, focadas em apresentar uma oferta e seus benefícios com o objetivo de gerar uma conversão para um objetivo específico como compra de um produto, cadastro na empresa e outros.
De forma geral, uma landing page deve atentar para alguns pontos cruciais:
- Objetivo único e claro: O objetivo precisa ser claro para suportar uma comunicação direta.
- Design visual bem estruturado: Isso tanto para facilitar a navegação e leitura, como para engajar o visitante no objetivo da landing page.
- Títulos convincentes e informativos: De forma que os visitantes entendam na primeira leitura quais são os principais pontos do conteúdo.
- Conteúdo bem organizado e persuasivo: O conteúdo precisa ser honesto e informar claramente os benefícios e a oferta, sem enganar ou iludir os visitantes.
- Uma única call-to-action (CTA): A chamada para ação também precisa ser bem definida e com boa presença na landing page, isso pode se dar com ela aparecendo em vários blocos de conteúdo ou fixo em um ponto da página, estando assim sempre disponível para o visitante.
- Formulário simples e sucintos: Se o obejtivo é captura de leads, o formulário precisa aparecer de forma leve somente com os campos realmente necessários. Quanto menor a quantidade necessária ser preenchida, maior será a conversão.
- Responsividade: A maior parte dos acessos à internet são feitas por dispositivos móveis, portanto toda landing page precisa ser responsiva e pensada primeiro para experiência mobile, depois para desktop.
- Testes e otimização constantes: Para averiguar a saúde do desempenho da landing page é importante mantê-la em constante teste, como o Teste A/B, e prepará-la para melhor desempenho orgânico em buscadores.
Os elementos-chave de uma landing page
Descritivo da oferta e seus benefícios
O texto é a ferramenta para transmitir as informações da oferta apresentada e deve, portanto, ser pensado com cuidado para esclarecer dúvidas, gerar interesse e ainda apresentar de forma engajadora todos os pontos necessários para as pessoas que visitarem a página.
Algumas boas práticas apoiam nesse sentido:
- Concentre seu conteúdo para falar de 3 a 5 itens muito importantes da oferta, mais que isso pode deixar o conteúdo muito carregado.
- Use marcadores ou numerações em listas para facilitar a leitura.
- Quebre o conteúdo em frases menores que sejam fáceis e rápidas de ler.
- Use cores e negritos com moderação para destacar o elemento mais importante nos textos.
- Fale em benefícios sempre que possível ao invés de descritivos técnicos (Pequeno e leve para carregar no bolso ao invés de 14X15cm e 20g, que pode estar em menor destaque no rodapé, por exemplo).
Formulário de captura
Os formulários de captura é o centro da ação, portanto é importante que ele esteja bem ajustado e posicionado como o centro do conteúdo onde estiver.
Quanto mais conteúdo for pedido, menor costuma ser o engajamento, portanto vale pensar como pesar esses dois pontos.
Tudo que puder facilitar o preenchimento, como, por exemplo, busca de endereço por CEP, complementos automáticos para e-mail e etc. pode ajudar nesse sentido.
Os elementos complementares
Títulos e subtítulos
Segundo pesquisas na área, 8 em cada 10 pessoas que visitam uma página só leem o cabeçalho.
Dada essa importância fica claro porque eles devem ser trabalhados com cuidado e atenção, transmitindo de maneira clara e direta a proposta de valor da oferta que está em foco.
O título, em suma, é o que vai fazer as pessoas continuarem a ler e se informarem mais ou abandonarem a página no primeiro contato.
Imagens
Para evitar perda de conversão, as imagens devem refletir a oferta em foco.
Generalizações e imagens de banco já muito usadas podem atrapalhar e mesmo afastar as pessoas da conversão transmitindo inclusive insegurança e tirando a credibilidade.
Lembre-se de sempre ter uma boa estratégia de SEO para as imagens também usando as boas práticas para descritivos e acessibilidade.
Vídeos
Apoiam muito a conversão e podem ser muito úteis para entender a oferta e seu valor.
Contudo devem ser trabalhados com cuidado, quase sempre usando apenas um vídeo por landing page, não muito longos, com legenda e bom descritivo de SEO.
Prova social
Depoimentos e testemunhos ajudam a dar credibilidade a oferta e ajudam a entendê-la a partir da visão de outros consumidores.
Nem sempre é possível ou necessário seu uso e quando for usado é importante não deixar com impressão de serem falsas ou montadas, quanto mais autêntica, melhor.
Elementos gráficos
Setas, pessoas olhando para um ponto da página, infográficos e outros podem ser elementos úteis para apoiar na leitura e no entendimento do conteúdo, só não pode ser um uso excessivo ou se tornar mais forte que a própria mensagem.
Elementos de interação
Mapas, imagens com interação, menus interativos no meio da página podem atrapalhar a navegação e ainda criar pontos de distração. Seu uso então deve somente acontecer quando for imprescindível para a compreensão do conteúdo e usado com moderação.
SEO e teste A/B para landing pages
Para o pleno sucesso das landing pages é importante usar bem técnicas de SEO (Search Engine Optimization).
Com um bom SEO, as landing pages conseguem, por exemplo:
- Aumento de tráfego qualificado e, portanto, captura de leads mais qualificados também.
- Melhor classificação nos mecanismos de busca.
- Melhor desempenho em experiência do usuário com estruturas mais fáceis de serem navegadas e velocidade de carregamento maior.
Para também alcançar o melhor desempenho em landing pages, é importante que a página esteja sempre sendo testada com os usuários.
Com testes A/B são feitas pequenas alterações em versões da página para ver qual consegue ter melhor desempenho, seja mais compras dos clientes ou mais cadastros de interessados (leads).