O que é Jornada do Usuário e Fluxo do Usuário e quando usar cada um deles

Jornada do Usuário ou Jornada do Consumidor é uma sequência de passos que uma pessoa usuária precisa passar para alcançar um objetivo dentro de um serviço.

O Fluxo do Usuário é um conjunto de interações que uma pessoa usuária precisa executar para realizar uma tarefa, ou seja, quando comparamos com a Jornada do Usuário, o fluxo é mais reduzido e relacionado a um objetivo específico.

Contudo ambos compõem a Experiência do Usuário e a melhor forma de usar essas ferramentas é colocá-las em conjunto para cada um trazer e explorar partes específicas da experiência.

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A Jornada do Usuário

A Jornada do Usuário, por exemplo, captura a experiência em alto nível, com muitos pontos de contato (touchpoints) e em uma linha de tempo mais ampla (dias, semanas ou meses), contribuindo para elaborar uma estratégia mais ampla.

Ela normalmente é construída a partir de análise de contexto, estudos de campo, diários de uso, etnografias e outras ferramentas de pesquisa em alto nível.

Na imagem a seguir podemos observar o desenho de uma Jornada do Usuário de um paciente iniciando sua relação com um serviço médico.

Além de trazer a jornada, ela foi construída em um mapa visual com os passos e alguns importantes destaques para cada etapa.

Contudo, poderíamos recortar só a Jornada do Usuário em si antes de colocá-la em um Mapa da Jornada.

O Fluxo do Usuário

Para o Fluxo do Usuário, é comum usarmos métodos como os testes de usabilidade para compreender como tornar essa sequência de passos mais simples, fácil e eficiente para todas as pessoas usuárias.

O fluxo normalmente é executado em menor tempo quando comparado com a jornada (minutos ou horas), com algumas poucas interações para sua realização e normalmente é apresentado por meio de um fluxo de wireframes (wireflows), como podemos ver na imagem a seguir.

Mas na dúvida, podemos usar algumas características para definir qual ferramenta é melhor usar:

 Jornada do UsuárioFluxo do Usuário
DefiniçãoUma sequência de passos que uma pessoa usuária precisa passar para alcançar um objetivo dentro de um serviço.Um conjunto de interações que uma pessoa usuária precisa executar para realizar uma tarefa.
FocoMacro: Amplo e de alto nível (por exemplo, a experiência de se tornar um novo paciente).Micro: específico e granular (por exemplo, inscrever-se para receber alertas em um site).
EscopoSe afasta para considerar vários pontos de contato e canais.Se aproxima para entender as interações dentro de um único produto.
O que capturaAs ações, emoções e pensamentos do usuário, bem como os canais.Interações baseadas em produtos (principais ações do usuário e respostas do sistema).
Artefatos ideaisMapas de jornada.Wireflows, fluxogramas ou diagramas de tarefas.
CaracterísticasEnvolve mais de um canal ou mais de um produto.  Leva mais tempo para ser realizado (dias, semanas, meses).

Compreende emoções e pensamentos.

Envolve um produto.Termina em pouco tempo (minutos, horas).

Compreende fluidez de tarefas e de processo.

A seguir podemos ver uma imagem reunindo a Jornada do Usuário e o Fluxo do Usuário, trabalhando juntos para dar uma visão ampla e macro, como também trazendo informações sobre a visão mais micro e detalhada da realização de uma tarefa em si.

Referências

KAPLAN, Kate. User Jorneys vs. User Flow. NN/G Nielsen Normam Group, 2023. Disponível em <https://www.nngroup.com/articles/user-journeys-vs-user-flows/>. Acesso em 26 de jul. de 2023

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