A importância da UX no nosso dia a dia é ressaltada por alguns alguns problemas típicos e bem comuns tanto no digital quanto no analógico.
A lógica e a empatia presente no profissional de User Experience contribuem fortemente para resolver esses desafios, que podem ser encontrados em diversos serviços ao nosso redor.
Para exemplificar isso, veja alguns exemplos que eu mesmo passei e ilustram a relevância dessa atividade.
Escolhi figuras do mundo analógico para ressaltar suas características, mas esses exemplos também são encontrados facilmente no universo digital:
Partes boas, junção nem tanto
Um serviço reúne diversas partes, às vezes cada uma dessas partes possui diversos pedaços dentro de si mesma.
Muitas vezes, cada uma dessas partes é desenvolvida por pessoas ou grupos diferentes e quando são colocadas juntas, podem gerar problemas, obstáculos ou até situações cômicas que podem atrapalhar a cumprir a tarefa ou dificultar a experiência dos clientes.
Nesse caso, é necessário que os projetos sejam coerentes não só com o uso do serviço, mas também pensando no contexto em que serão usados pelos clientes reforçando a importância do UX.
Mantendo o legado
Sejam por problemas técnicos, dificuldades estruturais ou até apego, muitas vezes podemos nos deparar com a necessidade de manter ou conviver com legados.
Nesse contexto, o cuidado deve ser redobrado para não abrirmos mão da qualidade da nova entrega, aceitando fazer emendas que vão tornar a vida do cliente ainda mais complexa.
Cliente ou equipe não enxerga mais o problema
Nós humanos temos a tendência a nos adaptar, e com serviços que usamos não seria diferente.
É comum nos depararmos com clientes ou até mesmo com a equipes de trabalho que já estão tão adaptadas que simplesmente não enxergam mais os problemas que o serviço tem e que podem ser melhorados para oferecer uma experiência melhor.
Tem que cumprir o requisito
Seja por questões legais, por que é importante ou por que o concorrente está fazendo (e às vezes só por que alguém poderoso achou legal), algumas vezes nos deparamos com o desafio de inserir requisitos ou itens aos nossos serviços.
Nesses momentos, a falta de atenção ou a pressa pode fazer com que as inserções desses itens não só fiquem ineficazes, como se tornem um obstáculo ainda maior para os clientes, fazendo até um desserviço para o objetivo pelo qual foi idealizado.
Resolvendo só parte do problema
Qualquer item acrescentado ao serviço deve ser pensado com cuidado para que resolver um problema não acabe gerando ou ressaltando outro.
A visão holística do user experience designer é fundamental nesse sentido para que novos itens não só sejam inseridos de forma correta, como conversem de forma coerente com suas outras partes dentro do serviço e de seus objetivos.
Execução sem planejamento
O profissional de User Experience Design é capaz não só de ajudar na visão holística, mas também para evitar desperdícios de produção e desenvolvimento.
Com técnicas de pesquisa e teste, o profissional de UX evita que um grande esforço seja realizado para só no final se descobrir que algo não funciona bem para o serviço ou para o cliente.
E esses são só alguns problemas típicos que demonstram a importância do trabalho do UX designer, principalmente no mundo complexo e acelerado no qual vivemos, mas muito mais deve vir pela frente.
Referências
KUMAR. Vijay 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.
*Imagens ilustrativas da Internet
Esse é excelente, Parabéns!
Fala de forma clara e divertida, sendo fácil de assimilar.
Ilustra exatamente ocorrências reais e esclarece os pontos que precisam ser muito bem alinhados para evitar esses problemas.
Obrigado Danielly!
Muito bom o conteúdo, destacou muito a importância do UX no mundo que vivemos
Obrigado Renata!
Muito legal!!! os exemplos expressam claramente o tema!! Parabéns