Hooked investimento é uma ação do cliente na solução que o fará reutilizar o serviço posteriormente.
Lembrando que os usuários investem para terem futuros benefícios, ao contrário da ação que deve ter benefícios imediatos.
Os investimentos dos clientes podem ser de dois tipos:
- Investimentos de próximo gatilho: são elementos inseridos na solução pelos usuários ou recursos que o levarão a utilizar o serviço novamente, pode ser uma mensagem que ainda será respondida ou um atalho no navegador para facilitar o reuso, por exemplo.
- Investimento de valor de loja: são elementos que melhoram a solução conforme o uso, ou seja, quanto mais eu uso, melhor ela fica. Isso pode ser baseado em dados inseridos, em número de amigos/contatos, em número de arquivos inseridos e organizados ou outros.
O investimento do cliente é importante, pois cria preferência dele pelo serviço, além de incentivar uma relação de longo prazo entre ele e a marca.
Isso se torna especialmente importante quando falamos de produtos de longa duração como eletrodomésticos, onde a relação com o cliente tem que ser alimentada por longo período.
Alguém que, por exemplo, investiu tempo organizando uma playlist em um serviço de música tenderá a se manter nele.
Para exercitar esse ponto reveja a jornada do usuário e identifique qual o trabalho que os usuários estão fazendo para aumentar probabilidade de eles retornarem e trabalhe nesses pontos para reproduzi-los, incentivá-los ou mesmo criar novos a partir deles.
Algo que pode ser feito para isso é, por exemplo, fazer um brainstorming de 3 formas de adicionar pequenos investimentos na experiência de uso, para próximo gatilho ou para o valor de loja.
Veja as outras postagens além do Hooked Investimento para conhecer sumariamente cada uma das etapas de Hooked e aplicar essa estratégia no seu projeto: Introdução; 1. Gatilho (Trigger); 2. Ação (Action); e 3. Recompensa (Reward).
Referências
EYAL, Nir. Hooked: How to build habit-forming product. Londres: Penguin, 2014.