Hooked Gatilho: O que dispara as necessidades do cliente

Hooked gatilho é a primeira etapa do canvas de Nir Eyal e serve para disparar a ação a ser executada pelo cliente, podendo ser ele externo ou interno.

Os gatilhos externos são estímulos exteriores e o convite para ação está explicito nele mesmo como, por exemplo, em call to actions, botões, e-mails, outdoors e outros.

Já os gatilhos internos estão relacionados a memória do cliente, ou seja, ao seu eu interno e podem estar relacionados a pessoas, emoções, rotinas, situações, lugares, emoções e outros.

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Um ponto interessante é que as emoções negativas geram gatilhos com maior impacto, por isso são muito usados em processos de venda.

O Instagram, por exemplo, resolveu a dor de perder o momento e ainda somou isso ao fato de ser uma rede social, usada para aliviar sentimentos ruins como a solidão.

Para definir bem os gatilhos a serem desenvolvidos, o primeiro passo é responder a duas perguntas principais:

  1. Quem é o cliente?
  2. O que eles fazem agora antes do hábito que queremos desenvolver?

Depois disso é possível escrever que gatilhos internos serão trabalhados, para isso pense nas emoções, situações, na rotina ou outros aspectos que já acontece na vida do usuário que possam ser trabalhados.

Um modelo de hipótese para o gatilho interno pode ser: Toda vez que [gatilho interno] o usuário [ação desejada].

Já para os gatilhos externos, o crucial é compreender bem onde e quando podemos inseri-los.

O ideal é eles aparecerem quando os internos já estiverem disparados, assim ganham mais força e sentido.

Um bom exercício aqui é pensar em como estar no lugar certo e na hora certa diante do cliente.

É interessante pensar em 3 ideias racionais e 3 ideias malucas para hoje, mas possíveis no futuro para exercitar esse ponto.

Veja as outras postagens além do Hooked Gatilho para conhecer sumariamente cada uma das etapas de Hooked: Introdução; 2. Ação (Action); 3. Recompensa (Reward) e 4. Investimento (Investment).

Referências

EYAL, Nir. Hooked: How to build habit-forming product. Londres: Penguin, 2014.

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