Hooked Ação: O que o cliente faz no produto

Hooked ação é o que o cliente vai fazer para resolver o problema disparado por um gatilho, essa ação costuma estar dentro do produto digital.

O objetivo é que a ação seja a mais simples possível para o cliente alcançar a recompensa com mínimo trabalho.

Pode ser tão simples como dar um scroll uma interface como no Instagram, dar play em um vídeo como no Youtube, ou fazer uma busca do Google.

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Quando menor o esforço melhor, afinal nesse momento contamos apenas com a motivação do cliente para a ação ser cumprida.

Importante lembrar que motivação no contexto de Hooked é a energia para ação ser executada e como projetistas buscamos compreender quanta energia o cliente está disposto a gastar nisso.

Para ajudar nesse sentido podemos usar os 3 fatores que aumentam a motivação das pessoas, ou seja, aumenta nossa disposição em gastar energia para fazer algo:

  1. Ter prazer e evitar dor.
  2. Ter esperança e evitar o medo.
  3. Ter aceitação e evitar rejeição.

Apesar disso, também é importante compreender bem os aspectos influenciadores que podem levar o cliente a não realizar a ação desejada.

Ao todo são 6 aspectos influenciadores que precisam ser compreendidos e trabalhados para que a ação seja cumprida:

  1. Dinheiro
  2. Tempo
  3. Esforço mental
  4. Esforço físico
  5. Referência social (outras pessoas fazem ou não fazem isso)
  6. Rotina (é rotineiro ou não, é algo novo ou conhecido)

Como sugere o modelo de Fogg, para as pessoas fazerem algo devemos achar um ponto alto entre a motivação e os aspectos influenciadores, caso contrário a ação pode não ser realizada.

Nesse ponto é importante trabalhar primeiro nos aspectos influenciadores antes da motivação e focar na simplicidade da ação.

Para exercitar esse ponto é possível desenhar a jornada do cliente desde o gatilho interno, passando pelo uso até a chegada na recompensa.

Depois encontre o ponto mais difícil da jornada e defina quais aspectos influenciadores tem mais peso ali.

Proponha 3 maneiras de tornar essa atividade mais simples e tornar os aspectos influenciadores positivos.

Lembre-se, a simplicidade é a principal função para se trabalhar no aspecto influenciador mais impactante para o usuário.

Veja as outras postagens para conhecer sumariamente cada uma das etapas de Hooked: Introdução; 1. Gatilho (Trigger)3. Recompensa (Reward) e 4. Investimento (Investment).

Referências

EYAL, Nir. Hooked: How to build habit-forming product. Londres: Penguin, 2014.

Fogg Behavior Model. Disponível em: <https://dribbble.com/shots/3663726-Fogg-Behavior-Model>. Acesso no dia da postagem.

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