Heller de Paula
Designer Digital | UX, UI, Serviço e Inovação
📍 São Paulo, SP, Brasil
Resumo
Sou Heller de Paula, especialista em design e negócios digitais.
Desde 2010 venho liderando projetos, equipes, desenvolvimento de produtos e criando soluções inovadoras para empresas de diversos segmentos.
Minha missão é alinhar criatividade e estratégia para entregar resultados excepcionais, sempre colocando as necessidades das pessoas e dos negócios no centro de cada entrega.
Resumo de habilidades
- Design centrado no usuário
- Design de serviço
- Design thinking
- Estratégia para produtos e negócios digitais
- Inovação digital
- Jornada do usuário
- Liderança de times e projetos multidisciplinares
- Metodologia ágil
- Métricas, KPIs e OKRs
- Product discovery e product delivery
- Prototipação de baixa, média e alta fidelidade
- UX e UI (User Experience e User Interface)
Apresentação em vídeo
Experiências recentes

Head de design e produto
Fevereiro de 2024 – Presente
Responsável pela criação e lançamento de uma plataforma educacional focada em produtividade sustentável e desenvolvimento profissional. Estruturei um portfólio com mais de 6 produtos digitais e implementei campanhas de marketing e tráfego pago que reduziram o custo por lead em 40% e aumentaram em 3x o volume de visitantes qualificados no site. Desenvolvi narrativas, páginas de venda e estratégias de e-mail marketing que elevaram as taxas médias de abertura para acima de 18% e consolidaram o posicionamento “Trabalhe menos, entregue mais, viva melhor” como assinatura central da marca.

Head de design de produto
Junho de 2022 – Janeiro de 2024 (1 ano 8 meses)
Como Head de Design de Produto, reestruturei funções e responsabilidades da equipe, reduzindo os custos operacionais em 15% e aumentando o NPS da área para 61 pontos em 6 meses. Liderei a integração entre UX Designers, Product Managers e times de tecnologia, acelerando ciclos de entrega e garantindo experiências alinhadas à jornada do usuário.
Gerente de design
Fevereiro de 2021 – Maio de 2022 (1 ano 4 meses)
Atuei como Gerente de Design liderando uma equipe com 50 profissionais distribuídos em 8 projetos simultâneos. Implementei novos processos colaborativos com foco em Design Ops e Figma integrado ao Jira, resultando em aumento de 10% na produtividade e melhoria na comunicação entre stakeholders e áreas de produto e desenvolvimento.

Gerente de design de produto
Janeiro 2019 – Fevereiro 2021 (2 anos 2 meses)
Gerenciei uma equipe multidisciplinar em processos de Product Discovery e Delivery com ciclos ágeis de 5 a 20 dias. Reestruturei jornadas e fluxos com base em dados de retenção, heatmaps e entrevistas com usuários, o que resultou em maior conversão e engajamento nos canais digitais.
Especialista em design de serviço
Abril de 2018 – Janeiro de 2019 (10 meses)
Como Especialista em Design de Serviço, implementei práticas centradas no usuário em squads de produto. Realizei mapeamentos de jornada e facilitei workshops com stakeholders, o que reduziu o tempo de desenvolvimento de novas funcionalidades e aumentou a eficiência no backlog das squads.

Especialista em design de serviço
Fevereiro de 2017 – Março de 2018 (1 ano 2 meses)
Lancei 3 produtos digitais inovadores e conduzi treinamentos para mais de 1000 colaboradores em metodologias como Design Thinking e Scrum. Atuei na reestruturação de fluxos e pontos de contato, otimizando a experiência do usuário e alinhando objetivos de negócio à inovação contínua.

Designer de experiência do usuário Sr.
Fevereiro de 2016 – Fevereiro de 2017 (1 ano)
Desenhei e testei experiências digitais para produtos financeiros com base em métricas e ferramentas como Google Analytics, testes A/B e entrevistas com usuários. A padronização de fluxos e componentes gerou aumento de conversão em funcionalidades-chave voltadas a microempreendedores.

Designer de experiência do usuário
Fevereiro de 2014 – Fevereiro de 2016 (2 anos 1 mês)
Redesenhei os produtos e serviços do maior portal on-line do Brasil, um deles o Serviço de Autoatendimento, que levou 12% das ligações do Call Center para o site, após a reformulação.

Designer de experiência do usuário
Junho de 2010 – Fevereiro de 2014 (3 anos 9 meses)
Participei da criação de soluções digitais responsivas para os setores financeiro, educacional e de crédito. Atuei em definição de estratégia de UX/UI, arquitetura da informação, wireframes e protótipos validados com usuários, colaborando diretamente com desenvolvedores e áreas de negócio.
Educação
Pós-graduação em liderança e gestão
PUC-RS | 2019 – 2020
Pós-graduação em negócios e futurologia
Diip, CBA B+G & Hivelab | 2016
Pós-graduação em design de serviço
The School for Service Innovation – Hivelab | 2014 – 2015
Bacharelado em design digital – comunicação e multimídia
Universidade Anhembi Morumbi | 2009 – 2013
Idiomas
- Português – Nativo
- Inglês – Fluente (nível profissional)
Certificações
- Liderança – Pilar Étnico-Racial | RM Consulting (2023)
- Management 3.0 | K21 (2019)
Premiações e honras
- Vencedor do UOL Ideias Criativas (2014)
Principais habilidades e conhecimentos
Soft skills
Desenvolvimento de negócios
Desenvolvimento de pessoas
Eficiência operacional
Estratégias de crescimento
Inovação
Liderança
Palestras e talks
Planejamento estratégico
Treinamentos e workshops
Hard skills
Análise de mercado
Branding
Design de conteúdo
Design de serviço
Desenvolvimento de produtos digitais (mobile e desktop)
Inteligência artificial
Metodologias ágeis
Pesquisa de experiência do usuário (UX Research)
Prototipagem, wireframe e layouts
Transformação digital
UI – User Interface
UX – User Experience
Softwares e ferramentas
Adobe Creative Suite (Photoshop, Illustrator, After Effects etc.)
Figma
Ferramentas de edição de vídeo como Capcut
Plataformas de marketing digital e análise de dados (Meta Ads, Google Ads, Hotjar, Clarity, Mailchimp)




