Gustavo Esteves fala sobre a importância do uso de dados corretos para tomada de decisão nessa conversa para a Faberhaus.
A conversa inicia com o Gustavo explicando que um dos seus objetivos profissionais atualmente é desmistificar dados e métricas como um assunto complexo e inalcançável.
Claro que existem degraus de complexidade e nem todos precisam ou vão querer ser especialistas no assunto, mas uma boa parte de consumir e compreender dados e métricas pode ser acessível a mais pessoas.
Contudo, é importante lembrar que o primeiro passo para usar métricas e dados de forma efetiva é saber claramente qual é o objetivo.
Afinal, se você não sabe qual o objetivo, como vai saber quais métricas usar e o que elas estão medindo?
Também é importante garantir que os dados gerados e consumidos estão corretos, pois segundo Gustavo Esteves:
“Pior que não tomar decisão baseada em dados, é tomar decisão baseado em dados errados.”
Sobre Gustavo Esteves
Gustavo começou sua carreira em um estágio onde facilitava processos e analisava os dados de uma central de atendimento.
Outra experiencia nessa mesma fase envolvia atender ligações de clientes e tirar dúvidas.
Nesse processo de compreender as dúvidas e identificar padrões, ele desenvolveu uma solução escalável que inclusive aumentou a produtividade da área.
Como ponto importante dessas experiências, Gustavo comenta que o aprendizado-chave foi entender contextos e fazer perguntas, algo que usa até hoje.
Posteriormente trabalhou com e-commerce e ainda teve outros negócios antes de fundar a Métricas Boss, hoje seu único negócio.
Gustavo comenta sobre sua trajetória para ocupar uma posição não só de empreendedor, mas também como comunicador e pensador desse segmento.
Hoje enxerga seu papel como um tradutor para tornar o tema dados e métricas mais palatável e reduzir o medo das pessoas diante desse assunto.
Sobre a formação de uma cultura voltada a dados
Para formar uma cultura voltada a dados é importante lembrarmos que esse movimento vai mexer com as pessoas, com seus comportamentos e talvez até com suas crenças, e isso não é fácil.
Nesse sentido, Gustavo nos lembra que para implementar uma nova cultura precisamos primeiro trabalhar para que as pessoas a comprem.
E isso não só incluindo quem está na execução do trabalho, mas também quem está no campo da tomada de decisão, o C-level (CEO, CTO etc.).
Isso porque nessa camada ainda existe uma dificuldade em compreender o que é uma cultura voltada a dados.
Afinal, é muito fácil se dizer voltado a dados quando eles são convenientes e favoráveis a opinião e desejos existentes.
Porém, quando os dados vão contra o que se acredita é comum as pessoas questionarem a veracidade dos dados e tentar suprimi-los, minando a decisão baseada em dados e a formação da cultura voltada a dados.
Para resumir, podemos elencar como os passos principais de se construir uma cultura de dados:
- Ter pessoas compradas e comprometidas com isso, incluindo o C-level (CEO, CTO etc.).
- Desenvolver as pessoas para agirem sem medo de dados, de usá-los e de mostrá-los.
- Começar imperfeito, mesmo com o cenário inacabado, ou seja, começar pequeno, com o que já se tem.
Sobre conhecimentos básicos para métricas e dados
Para quem quer começar a se envolver mais e conhecer sobre métricas e dados Gustavo indica 3 livros fundamentais:
- Menos achismo, mais dados de Gustavo Esteves (https://a.co/d/1UaOnHZ).
- Data Story: Explique dados e inspire ações por meio de histórias de Nancy Duarte (https://a.co/d/71zz1YA).
- Dados e Storytelling de Impacto (Effective Data Storytelling) de Brent Dykes (https://a.co/d/5RIQ62k).
Já para se tornar um aliado de métricas e dados no dia a dia, o passo fundamental é usar o pensamento analítico.
Isso significa criar hipóteses, saber que ações vão ser feitas para comprovar ou refutar elas, e saber que métricas vão medir isso.
Depois, executar, medir e repetir tudo de novo e de novo.
Saber do negócio também é fundamental, até para compreender o que é conversão e como medir isso.
Sobre métricas e dados gerais para negócios
Gustavo nos lembra que métricas é muito contextual e deve ser acompanhada sempre de acordo com o objetivo de cada contexto.
Contudo, para websites, de modo geral algumas métricas são bem recorrentes:
- Número de sessões (número de acessos que o website teve).
- Conversões do objetivo que se tem para o website (número de pessoas que fizeram o que era desejado).
- Taxa de conversão (percentual entre o número de acessos e o número de conversões).
- Ter esses dados por contextos, como, por exemplo, por celular, por desktop, por tablet, por cidade, por gênero etc.
Ao falar de e-commerce, algumas métricas recorrentes são:
- Número de sessões (número de acessos que o e-commerce teve).
- Ticket médio (valor médio das vendas feitas pelo e-commerce).
- Transações (número de pedidos feito no e-commerce).
- Taxa de conversão (percentual entre o número de acessos e o número de transações feitas no e-commerce).
Para designers e profissionais de negócios ou outras áreas que não dados e métricas, Gustavo reforça duas métricas importantes:
- DAU, WAU e MAU – Usuários diários, semanais e mensais (https://faberhaus.com.br/dau-wau-mau/).
- Cohort ou de coorte – Análise de grupo de observação (https://faberhaus.com.br/cohort/).
Sobre o futuro das métricas e dados
Ao falar sobre visão de futuro para métricas e dados, Gustavo Esteves reforça que tudo é muito mutável e as coisas podem ganhar formas até então não imaginadas.
Contudo, atualmente sua visão para isso envolve um conceito de self service analytics, ou seja, pessoas consumindo cada vez mais sozinhas os dados necessários para suas atividades.
Isso deve ser facilitado ainda mais por meio de tecnologias como a IA (Inteligência Artificial) com comandos de voz em linguagem natural.
A área de métricas e dados deve ocupar então um espaço de data quality, ou seja, averiguar a confiabilidade e veracidade dos dados que estarão disponíveis.
Sobre quem está começando a trabalhar com dados e métricas
Gustavo lembra que para entender sucesso é importante primeiro tornar ele tangível, porém também tomar muito cuidado para não deixar isso cegar ou parar o nosso desenvolvimento.
Ele mesmo reconhece que não vai atrás de sucesso especificamente, mas prefere buscar desafios que se alinhem com seu propósito e o levem a aprender coisas novas.
Uma das formas de entender sucesso para ele é ver as pessoas o reconhecerem como autoridade na área sem ele precisar forçar quem ele é.
Para jovens iniciantes de métricas a dica é não negligenciarem as habilidades sociais, também conhecidas como softs skills ou como people skills.
Nesse sentido, Gustavo relembra que normalmente vemos pessoas serem contratadas pelas habilidades técnicas (hard skills) e serem demitas pelas habilidades sociais (soft skills).
Como mensagem final, Gustavo Esteves deixa a seguinte mensagem:
“Às vezes é mais fácil desistir e fugir do desconforto, mas talvez a gente tenha que ir ao encontro do desconforto porque muitas vezes é lá que a gente aprende, evolui e se desenvolve.”
Referências
Gustavo Esteves. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/estevesgea/>. Acesso no dia da postagem.
Lucian Fialho. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/lucianfialho/>. Acesso no dia da postagem.
Métricas Boss. Disponível em: <https://metricasboss.com.br/>. Acesso no dia da postagem.
Analytics Summit. Disponível em: <https://analyticssummit.com.br/>. Acesso no dia da postagem.
Métricas Prime. Disponível em: <https://landing.metricasboss.com.br/metricas-boss-prime/>. Acesso no dia da postagem.
Menos achismo, mais dados. Gustavo Esteves. Disponível em: <https://a.co/d/1UaOnHZ>. Acesso no dia da postagem.
DAU, WAU e MAU. Faberhaus. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/dau-wau-mau>. Acesso no dia da postagem.
Cohort (Coorte). Faberhaus. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/cohort/>. Acesso no dia da postagem.
Data Story: Explique dados e inspire ações por meio de histórias. Disponível em: <https://a.co/d/71zz1YA>. Acesso no dia da postagem.
Dados e Storytelling de Impacto (Effective Data Storytelling). Disponível em: <https://a.co/d/5RIQ62k>. Acesso no dia da postagem.
Essencialismo: A disciplinada busca por menos. Disponível em: <https://a.co/d/bnwahho>. Acesso no dia da postagem.
Nélio Xavier. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/nelioxavierjr/>. Acesso no dia da postagem.
This is Nélio Xavier Podcast. Spotify. Disponível em: <https://open.spotify.com/playlist/6yl2cTFPYQiW1MtVjXcz3g?si=E9h4TECmT6aLCmZtZ-q8FQ&nd=1&dlsi=64fc6990837b4217>. Acesso no dia da postagem.
Médicos Sem Fronteiras Brasil. Disponível em: <https://www.msf.org.br/>. Acesso no dia da postagem.
Médicos Sem Fronteiras Portugual. Disponível em: <https://msf.org.pt/>. Acesso no dia da postagem.
Teto Brasil. Disponível em: <https://br.techo.org/>. Acesso no dia da postagem.
Gerando Falcões. Disponível em: <https://gerandofalcoes.com/>. Acesso no dia da postagem.
Flávio Augusto. LinkedIn. Disponível em: <https://www.linkedin.com/in/fl%C3%A1vio-augusto-da-silva-2573372b/>. Acesso no dia da postagem.
Sólides. Disponível em: <https://solides.com.br/>. Acesso no dia da postagem.
Articuno. Pokémon. Disponível em: <https://www.pokemon.com/br/pokedex/articuno>. Acesso no dia da postagem.
Tsubasa. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Captain_Tsubasa>. Acesso no dia da postagem.