O grafite, uma forma de expressão visual nascida nas ruas, é uma manifestação artística que transcende fronteiras culturais e geográficas.
Suas raízes estão firmemente conectadas com a cultura urbana, refletindo a energia, a diversidade e a criatividade dos ambientes em que floresce.
Seu foco está na criação de desenhos ou inscrições em superfícies como paredes, ruas ou objetos públicos, utilizando materiais como tinta spray, marcadores permanentes ou outros meios de marcação.
Isso para transmitir mensagens, provocar emoções e criar conexões com o público, seja da simples assinatura ao mural elaborado.
Assim, o grafite não é apenas uma forma de arte, mas sim uma expressão cultural que transcende barreiras e inspira criatividade em todas as suas formas.
Expoentes representantes do grafite
Existem muitos artistas do grafite, alguns inclusive alcançaram fama mundial e suas obras são admiradas e desejadas globalmente.
Talvez um dos nomes mais conhecidos atualmente seja o de Banksy, um artista inglês com estilo único que já teve sua arte exposta em vários lugares do mundo.
Suas obras são feitas pela técnica do estêncil, caracterizada pelo desenho feito inicialmente em um suporte, como o papelão, e posteriormente colado à parede.
O suporte de papelão da sua obra Balloon Girl de fama mundial, por exemplo, foi vendido por 1 milhão de libras em um leilão no ano de 2018.
Porém o próprio artista criou uma armadilha e, assim que vendida, a obra simplesmente de autodestruiu na frente da plateia.
A ação foi uma crítica contra a mercantilização da arte de rua, segundo o próprio artista.
No Brasil, as obras de Eduardo Kobra aparecem em lugar de destaque e têm projeção mundial.
Inclusive o trabalho em homenagem ao Cacau feita em um prédio na cidade de São Paulo alcançou a incrível marca de 5.742 metros de pintura.
De estilo marcante, os desenhos de Crânio, artista paulistano, também aparecem em diversos lugares da cidade, de muros à veículos.
Seu estilo único e característico concede aos desenhos uma marca de fácil reconhecimento enquanto traz críticas sociais importantes sobre nossa sociedade e cotidiano.
Existem, contudo, diversos outros nomes do movimento grafiteiro que inspiram, denunciam e marcam as nossas cidades.
Basta uma volta pelas cidades para encontrar algum exemplar dessa arte urbana.
Dicas para aplicar o conceito do grafite em websites, aplicativos e lojas virtuais
O visual impactante, forte e até crítico do grafite pode e deve ser abraçado também no mundo digital para websites, aplicativos e lojas virtuais.
Algumas ações podem já ajudar nesse sentido, como, por exemplo:
- Aposte em um estilo visual único: Incorpore elementos visuais típicos do grafite, como cores vibrantes, tipografias criativas e padrões urbanos, para criar uma identidade visual marcante e única.
- Use ilustrações e gráficos da arte urbana: Utilize ilustrações e gráficos inspirados no grafite para comunicar informações de forma criativa e envolvente.
- Inclua uma personalização interativa: Permita que os usuários personalizem elementos da interface digital, como fundos e ícones, usando ferramentas de pintura digital, promovendo a interação e a participação da comunidade.
- Construa narrativas urbanas: Integre narrativas urbanas e temas culturais relacionados ao grafite nas experiências digitais para criar conexões emocionais e cativar o público.
Referências
Jean-Michel Basquiat. Disponível em: <https://jeanmichelbasquiat.tilda.ws/>. Acesso no dia da postagem.
Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/artes/grafite.htm>. Acesso no dia da postagem.
Artsy. Balloon Girl. Disponível em: <https://www.artsy.net/article/artsy-editorial-banksys-girl-balloon-icon-21st-century-art>. Acesso no dia da postagem.
Victoria Andrade. Cacau Eduardo Kobra. Disponível em: <https://medium.com/araet%C3%A1/edurado-kobra-o-cacau-%C3%A9-show-476c97825c8d>. Acesso no dia da postagem.
Dionisio Arte. Disponível em: <https://dionisioarte.com.br/os-indios-somos-nos-cranio-arte/>. Acesso no dia da postagem.
Ação de Grafite – Vídeo documental. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_RrdycwaeMs&t=51s>. Acesso no dia da postagem.
Behance. Rafael Santiandreu. Disponível em: <https://www.behance.net/gallery/5236025/Gif-Art>. Acesso no dia da postagem.
Moris Graffiti. Disponível em: <https://www.morisgraffiti.nl/>. Acesso no dia da postagem.
Best UI interaction design inspiration of the week | #01 | UI/UX Design inspirations | UX UI. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=ityIik-oWGw>. Acesso no dia da postagem.
Pixabay. Dançarino Túnel. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/videos/dan%C3%A7arino-t%C3%BAnel-passagem-dan%C3%A7a-84047/>. Acesso no dia da postagem.
Pixabay. Tunel de Estrelas. Disponível em: <https://pixabay.com/pt/videos/t%C3%BAnel-estrelas-passarela-sim%C3%A9trico-73501/>. Acesso no dia da postagem.