As gerações e comportamentos: Baby Boomers, X, Y, Z e Alphas

Gerações é um estudo que engloba os Baby Boomers, a Geração X, a Geração Y, a Geração Z e a Geração Alpha e seus comportamentos.

Esse estudo vem se tornando cada vez mais relevante para as organizações criarem oportunidades contextualizadas com seu público ou mesmo para atingir novos clientes e demandas.

A primeira informação importante ao falarmos de gerações é lembrarmos que os comportamentos e anseios direcionados a elas ultrapassam a idade, ou seja, alguém com idade da geração Y pode apresentar comportamentos, anseios e desejos de gerações anteriores ou posteriores.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Essas características também são influenciadas por culturas e situações econômicas, mas de modo geral elas representam uma energia comum para determinados grupos e podem ser usadas como uma referência relevante para as empresas construírem seus serviços.

Atualmente falamos de cinco gerações: Os Baby Boomers, a Geração X, Geração Y, a Geração Z e os Alphas.

O Estudo das Gerações

Baby Boomers – Nascimento entre 1940 e 1960

Citação: “O trabalho é importante para construir o caráter e para conquistar coisas na vida evoluindo socialmente. Vamos trabalhar duro”

Inicialmente essa nomenclatura não era uma geração, mas era um termo usado para descrever quem nasceu logo após a Segunda Guerra Mundial, quando houve um grande aumento no número de nascimentos, provavelmente resultado da empolgação dos soldados que voltaram da guerra para seus países de origem.

O termo foi usado pela primeira vez em um artigo do Washington Post em 1970.

Agora o termo é usado para representar um grupo que nasceu no final da Segunda Guerra Mundial e que explorou movimentos libertários da sexualidade, do uso das drogas e se tornaram os hippies na década de 1970.

Foi a geração que vivenciou a Guerra Fria, mas também foram os primeiros que tiveram a oportunidade de viajar para outro país, não para uma guerra, mas para tomar sol na praia e puderam também comprar um carro próprio e uma casa para si.

De modo geral, é a geração que iniciou o recomeço pós-guerra sonhando galgar novas posições financeiras a partir do trabalho duro.

Geração X – Nascimento entre 1961 e 1980

Citação: “Minha vida é intensa, mas é exatamente assim que eu quero. Vamos ser intensos”

Com o nome baseado no livro de Douglas Copeland Geração X: Contos para uma cultura acelerada, essa geração é a herdeira do recomeço experimentado pelos Baby Boomers.

Jovens demais para terem lutado em alguma grande guerra, mas velhos suficientes para terem experimentado o avanço na educação, eles são os que mais gastaram tempo da sua fase adulta em cafés falando em como consertar o mundo.

Pressionados para serem os melhores, é a geração que experimentou os livros de autoajuda, programas de auto-treinamento e viveram em permanente estado de ansiedade – social, financeira e sexual.

Entre as diversas segmentações do grupo da Geração X, vimos, por exemplo, nascerem os Yuppies: os jovens que queriam enriquecer rápido e ostentar um estilo de vida luxuoso.

De modo geral, é a geração da intensidade, do aprimoramento pessoal e da busca pelo enriquecimento e reconhecimento rápidos.

Geração Y ou Millennials – Nascimento entre 1980 e 1997

Citação: “Vou me interessar se você for interessante. Vamos ser interessantes”

Nascidos e crescendo em meio a um mundo onde a tecnologia digital e a internet se proliferava e se barateava, essa é a geração moldada pela influência high tech.

Alguns, herdando os anseios dos Yuppies, se tornaram bilionários da tecnologia com serviços como redes sociais.

O nome Geração Y foi usado primeiro em um artigo de Ad Age, já o termo millennials foi cunhado pelos sociologistas Neil Howe e William Strauss.

Confortáveis em compartilhar toda sua vida online, essa é uma geração que experimenta o crescimento da individualidade e da autossuficiência.

De modo geral, é a geração onde ser relevante no mundo é vivenciar experiências exclusivas e ser interessante.

Geração Z – Nascimento entre 1998 e 2009

Citação: “Um discurso bacana não é suficiente, é preciso por a mão na massa. Vamos sujar as mãos”

Nascidos em meio a um turbilhão político e financeiro, a Geração Z é preocupada com seu dinheiro e em fazer do mundo um lugar melhor.

É a primeira geração 100% digital e já nascem em um mundo conectado. Desse modo, se usam da internet e das tecnologias digitais para se tornarem mais inteligentes, seguros e maduros, mesmo muito novos.

Costumam ser dispostos a trabalhos voluntários, conscientes da importância da educação e possuem fortes noções éticas e sociais.

De modo geral, é a geração que abraça a diversidade absorvida na internet e lidera a mudança ao agir no mundo por meio de ações práticas.

Os Alphas– Nascimento de 2010 até (em aberto)

Citação: “Ser único me faz conectar melhor com as pessoas e me fundir com o mundo e com o universo. Vamos expressar nossa autenticidade”

Herdeiros da segurança e das noções éticas da geração Z, os Alphas vibram em uma energia de transformação como nunca antes.

De modo geral, é a geração dos conectados e autossuficientes que não verão mais a tecnologia como algo separado da vida humana. Tudo será tecnologia digital e tudo estará conectado com o resto do mundo.

Referências

Diip. Disponível em: <http://www.diip.co/>. Acesso no dia da postagem.

Telegraph. Disponível em: <http://www.telegraph.co.uk/news/features/11002767/Gen-Z-Gen-Y-baby-boomers-a-guide-to-the-generations.html>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

3 thoughts on “As gerações e comportamentos: Baby Boomers, X, Y, Z e Alphas”

  1. Nascemos nos anos 50-60-70.
    Os “Anos Rebeldes” de1960 no Brasil foram e marcaram o surgimento da Bossa Nova, a explosão do movimento Tropicália e a efervescência da Jovem Guarda, samba, Rock And Roll e …Beatles mais famosos que Jesus Cristo.
    Crescemos, estudamos e
    namoramos nos anos 70-80-90.
    Conquista do Tri-campeonato Mundial em junho de 1970, que trouxe definitivamente a taça Jules Rimet para o Brasil. Muitos esportistas em várias modalidades nos proporcionaram grandes momentos de alegria.
    Nos Anos 80 abertura política após período de Ditadura militar.
    A década de 90 começou com uma onda de otimismo geral no Ocidente, graças à queda do Muro de Berlim, o colapso da União Soviética e, com esses eventos, o fim da Guerra Fria.
    Casamos e descobrimos o mundo nesses anos.
    Estabilizamos na década de 2000.
    Ficamos mais sábios em 2010.
    E estamos caminhando firmemente para além de 2025.
    Parece que vivemos várias décadas diferentes…
    Passamos do telefone com operadora de longa distância para videochamadas em qualquer lugar do mundo.
    Passamos dos slides ao YouTube, dos discos de vinil à música online, das cartas manuscritas ao e-mail e ao WhatsApp.
    Do rádio das novelas e transmissão de jogos futebol ao vivo à televisão em preto e branco, à televisão em côres e depois à televisão 3D HD e olhamos o Mundo Visto de Cima.
    Fomos à locadoras de vídeos e agora assistimos TV à cabo e filmes no Netflix.
    Conhecemos os primeiros computadores pessoais, cartões perfurados, disquetes e agora temos gigabytes e megabytes em nossos smartphones.
    A década de 90 ficou conhecida como o “boom da internet”, pois foi quando ela se popularizou pelo mundo.
    Usamos shorts durante toda a nossa infância e depois calças bôca de sino, e jeans Lee.
    Evitamos a paralisia infantil, a meningite, a poliomielite, a tuberculose, a gripe suína e agora a COVID-19.
    Costumávamos andar de patins, bicicletas, ciclomotores, Vespa e Lambreta, carros a gasolina ou diesel e agora dirigimos carros automaticos, híbridos ou elétricos.
    Sim, já passamos por muita coisa, uma época marcada por revoluções musicais, mudanças sociais e transformações políticas.
    Mas que vida fantástica tivemos!
    Poderiam nos descrever como “exemplos”, pessoas nascidas naquele mundo a partir dos anos cinquenta, que tiveram uma infância analógica e uma idade adulta digital.
    Infância, adolescência, fase adulta e velhice.
    Nós pensamos ”
    Já vi tudo”!
    A nossa geração viveu e testemunhou literalmente mais do que qualquer outra pessoa em todas as dimensões da vida.
    É a nossa geração que se adaptou literalmente à “mudança ”.
    O encanto vem da coragem de ter sobrevivido aos tempos difíceis e de ter saído deles revigorado e mais forte.
    Uma grande salva de palmas a todos os integrantes de uma geração muito especial, que será unica.
    Ame, respeite e admire os antepassados e idosos, pois se você tiver sorte, mas muita sorte mesmo, um dia poderá ser um neste mundo digital agora com Inteligência Artificial.

    Colaborou o escritor , hoje com 75, para conquistar mais Livres Pensadores.

    Autor do Livro:
    https://deuscomhumor.com/

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top