Gamificação é o ato de aplicar os elementos divertidos e envolventes encontrados nos jogos em outras atividades do nosso dia a dia.
Segundo Yu-kai Chou, especialista no tema, a gamificação é o design dando mais ênfase as motivações humanas, ou seja, naquilo que nos envolve e nos engaja a realizar tarefas.
Nesse sentido, para aplicar a técnica em outras atividades é necessário compreender o que nos motiva a realizar diferentes tipos de tarefas, mesmo as consideradas mais entediantes.
Assim podemos entender que a motivação está no centro da gamificação, o que já a diferencia de outras técnicas próximas, inclusive a afastando do jogo em si, como podemos ver no comparativo proposto por Brian Burke, outro especialista no tema:
Tendo a motivação no centro da técnica, é importante compreendermos como as motivações funcionam para as pessoas.
Nesse contexto, uma das ferramentas mais completas para compreender os mecanismos da motivação é a Octalysis, desenvolvida por Yu-kai Chou depois de 17 anos trabalhando especificamente com gamificação.
Gamificação com Octalysis
O primeiro ponto para compreender a ferramenta, composta de 8 grandes mecanismos, é observar que a forma octogonal tem uma divisão vertical dividindo o que é motivação intrínseca do que é extrínseca e outra horizontal que divide as motivações positivas e as negativas.
Dentro do projeto basicamente o que o designer faz ao usar a ferramenta é observar os diversos mecanismos distribuídos entre os oito pontos do Octalysis e definir quais desses mecanismos fazem mais sentido dentro da sua narrativa e têm maior apelo com as pessoas que vão interagir com a solução.
Nesse ponto, uma boa pesquisa ou conhecimento prévio do público-alvo ajuda muito a definir como e o que priorizar entre os mecanismos propostos por Yu-Kai Chou.
Dentro do campo digital, também existe a opção de se desenhar um sistema inteligente que consiga se adaptar aos diferentes comportamentos dos usuários e assim ir ajustando os mecanismos disponíveis de acordo com os comportamentos identificados.
Veja a seguir o framework Octalysis com todos os mecanismos disponíveis:
Ao usar mais ou menos mecanismos de cada um dos oito pontos, o designer oferece mais ou menos apelo daquele mecanismo.
No exemplo a seguir do Facebook, por exemplo, podemos observar que os mecanismos da motivação intrínseca aparecem com mais peso (lado direito da figura).
Essa análise é feita a partir de uma escala de 0 a 10 dada a cada um dos oito mecanismos de acordo com o quanto aquele mecanismo aparece na estratégia da empresa.
Assim é possível chegar ao gráfico que demostra o forte apelo as motivações intrínsecas e, a partir disso, a equipe pode, por exemplo, definir onde trabalhar para equilibrar mais os pontos ou reforçar ainda mais esse posicionamento.
Para projetos incitantes, a equipe pode usar o framework definindo qual estratégia usar no começo e depois ir medindo a eficácia dela, ajustando ou reforçando os mecanismos se necessário.
Para a nota total vista no final da coluna de pontuação, basta multiplicar cada nota de cada mecanismo por si mesma e depois somar tudo.
Para facilitar essa ferramenta pode ser usada também de forma online em um site desenvolvido pelo próprio Yu-Kai, o Octalysis Tool.
Gamificação: Modelo de engajamento e de economia do jogo
Além dos mecanismos para trabalhar com a motivação também é importante se observar como será o modelo de engajamento global do jogo e a economia dele.
Esses dois modelos podem partir da observação e definição dos mecanismos e ajudam a compreender melhor a dinâmica a ser proposta.
Segundo Brian Burke, o modelo de engajamento conta com cinco dimensões em escalas onde é possível escolher para onde a dinâmica do jogo vai seguir.
Já a economia do jogo é composta por quatro grupos principais e cada um deles conta com diversos elementos que sustentam o funcionamento transacional dos jogadores entre si mesmos ou entre eles e o sistema.
Ela é fundamental para gerenciar a motivação e manter os jogadores engajados na narrativa proposta.
Objetivos do projeto: A primeira regra para não falhar
Contudo, um dos principais motivos para projetos de gamificação falharem está relacionado a falta de clareza dos objetivos comerciais e métricas para o projeto.
Usar a gamificação sem ter um objetivo claro pode deixar nebuloso para os designers e mesmo para os jogadores (clientes ou usuários) sobre o porquê de aquilo estar sendo feito.
Nesse sentido, Brian Burke apresenta alguns pontos cruciais para serem definidos antes de qualquer inciativa em gamificação começar:
- Objetivos da empresa e métricas de sucesso.
- Objetivos dos jogadores.
- Quem são os jogadores (perfil do público-alvo).
- Espaço do jogo.
- Jornada do jogo.
Depois desses pontos estarem muito claros para todos os envolvidos no projeto é possível continuar a desenvolver o projeto usando as ferramentas como Octalysis e os modelos de economia e engajamento.
Referências
Octalysis Tool. Disponível em: <https://www.yukaichou.com/octalysis-tool/>. Acesso no dia da postagem.
Yu-Kai Chou. Disponível em: <https://yukaichou.com/gamification-examples/octalysis-complete-gamification-framework/>. Acesso no dia da postagem.
BURKE, Brian. Gamificar: Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias. São Paulo: DVS Editora, 2015.
KAPP, Karl; BOLLER, Sharon. Jogar para aprender: Tudo o que você precisa saber sobre o design de jogos de aprendizagem eficazes. São Paulo: DVS Editora, 2018.