Gamestorming Jogos Centrais são os jogos corporativos principais que você poderá usar em todas as dinâmicas ou sessões de design sprint.
Além deles, Gamestorming ainda propõe os de abertura; os de exploração e os de fechamento.
Leia a postagem sobre o livro Gamestorming para saber mais sobre essa obra que reúne diversas técnicas e estruturas para dinâmicas e jogos corporativos.
Sumário do Gamestorming Jogos Centrais
1. O sistema dos 7 Ps
Ferramenta para tornar reuniões mais bem planejadas ao propor que se levante para cada encontro detalhes sobre os 7 Ps: Propósito; Produto; Pessoas; Processo; Perigos; Preparação e Preocupações práticas.
2. Agrupamento por afinidade
Ferramenta que propõe um agrupamento de informações diversas por sua afinidade. Normalmente esse agrupamento é feito por blocos adesivos escritos individualmente sobre determinado tema e depois discutido e organizado com todos do time.
3. Bodystorming
Ferramenta que propõe levantar ideias e soluções usando o corpo e o espaço ao nosso redor para apresenta-las e explora-las.
4. Classificação de cartas
Ferramenta que propõe escrever informações em cartas e depois classifica-las em categorias específicas para assim entender melhor a organização do conteúdo.
5. Votação por pontos
Ferramenta que propõe que cada participante vote entre as opções existentes usando pontos, que podem ser adesivos redondos. Um aspecto importante é que cada participante tenha um número limitado de votos, menor que o total de opções.
6. Mapa de empatia
Ferramenta que propõe a criação rápida de um perfil de cliente ou usuário ao explorar o que ele vê, diz, faz, sente e ouve.
7. Ranking forçado
Ferramenta que propõe forçar o posicionamento de ideias a partir de uma nota numérica individual dada pelos participantes tendo como base um critério específico. A soma das notas individuais resulta em um valor final para cada ideia que é ranqueada matematicamente.
8. Afixar cartazes
Ferramenta que propõe que os participantes desenhem soluções para um determinado desafio e depois colem esses desenhos na parede, os apresentando rapidamente para os demais. Os desenhos podem ser categorizados posteriormente.
9. Esboço sequencial
Ferramenta que propõe que o time descreva um cenário ideal/desejado e desenhe os grandes passos para se chegar nele. Esse ideal pode ser para um produto, para um time, para a empresa ou outros. O final do exercício é um debate sobre o que foi desenhado e sobre o ideal pensado.
10. Quem faz
Ferramenta que propõe o desenho de uma matriz simples para definir ações e quem ficará responsável por cada uma delas. Basicamente se desenha uma tabela com duas colunas: Quem e Faz. Depois se preenche cada linha com o nome de quem fará aquilo na primeira coluna e o que será feito na segunda coluna.
Referências
GRAY, Dave; BROWN, Sunni e MACANUFO, James. Gamestorming: Jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.