Gamestorming Jogos Centrais: 10 jogos para usar no seu trabalho

Gamestorming Jogos Centrais são os jogos corporativos principais que você poderá usar em todas as dinâmicas ou sessões de design sprint.

Além deles, Gamestorming ainda propõe os de abertura; os de exploração e os de fechamento.

Leia a postagem sobre o livro Gamestorming para saber mais sobre essa obra que reúne diversas técnicas e estruturas para dinâmicas e jogos corporativos.

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Sumário do Gamestorming Jogos Centrais

1. O sistema dos 7 Ps

Ferramenta para tornar reuniões mais bem planejadas ao propor que se levante para cada encontro detalhes sobre os 7 Ps: Propósito; Produto; Pessoas; Processo; Perigos; Preparação e Preocupações práticas.

2. Agrupamento por afinidade

Ferramenta que propõe um agrupamento de informações diversas por sua afinidade. Normalmente esse agrupamento é feito por blocos adesivos escritos individualmente sobre determinado tema e depois discutido e organizado com todos do time.

3. Bodystorming

Ferramenta que propõe levantar ideias e soluções usando o corpo e o espaço ao nosso redor para apresenta-las e explora-las.

4. Classificação de cartas

Ferramenta que propõe escrever informações em cartas e depois classifica-las em categorias específicas para assim entender melhor a organização do conteúdo.

5. Votação por pontos

Ferramenta que propõe que cada participante vote entre as opções existentes usando pontos, que podem ser adesivos redondos. Um aspecto importante é que cada participante tenha um número limitado de votos, menor que o total de opções.

6. Mapa de empatia

Ferramenta que propõe a criação rápida de um perfil de cliente ou usuário ao explorar o que ele vê, diz, faz, sente e ouve.

7. Ranking forçado

Ferramenta que propõe forçar o posicionamento de ideias a partir de uma nota numérica individual dada pelos participantes tendo como base um critério específico. A soma das notas individuais resulta em um valor final para cada ideia que é ranqueada matematicamente.

8. Afixar cartazes

Ferramenta que propõe que os participantes desenhem soluções para um determinado desafio e depois colem esses desenhos na parede, os apresentando rapidamente para os demais. Os desenhos podem ser categorizados posteriormente.

9. Esboço sequencial

Ferramenta que propõe que o time descreva um cenário ideal/desejado e desenhe os grandes passos para se chegar nele. Esse ideal pode ser para um produto, para um time, para a empresa ou outros. O final do exercício é um debate sobre o que foi desenhado e sobre o ideal pensado.

10. Quem faz

Ferramenta que propõe o desenho de uma matriz simples para definir ações e quem ficará responsável por cada uma delas. Basicamente se desenha uma tabela com duas colunas: Quem e Faz. Depois se preenche cada linha com o nome de quem fará aquilo na primeira coluna e o que será feito na segunda coluna. 

Referências

GRAY, Dave; BROWN, Sunni e MACANUFO, James. Gamestorming: Jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

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