Gamestorming: Jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras

Gamestorming é um livro que reúne diversas técnicas e estruturas para dinâmicas que podem ser usadas no ambiente corporativo.

O livro ainda conta com uma apresentação sobre a lógica e a importância dos jogos, demonstrando como eles podem ser uma importante ferramenta para criatividade e inovação dentro das empresas.

Ao todo são 88 jogos divididos em 4 grupos principais: os centrais; os de abertura; os de exploração e os de fechamento.

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Por que é interessante ler Gamestorming

Para quem trabalha buscando maneiras de fazer times trabalharem em conjunto de forma a resolver problemas complexos criativamente, o livro oferece boas opções de estruturas e recursos a serem usados.

Seu maior apelo aparece principalmente para quem trabalha com dinâmicas, exercícios criativos, design thinking e design sprints, pois apresenta diversos formatos para serem usados.

Isso é especialmente relevante para times que executam essas atividades com frequência e podem ficar viciados nas estruturas e roteiros já experimentados.

Contudo, também pode ser útil para encontrar um novo caminho a ser usado com pessoas que nunca participaram desse tipo de exercício, oferecendo novas possibilidades para serem inseridas e adaptadas aos diferentes contextos e dificuldades das pessoas ou dos times.

Os principais aprendizados que tive ao ler o livro

Destaque especial para abertura do livro que apresenta uma boa base para quem precisa entender ou defender essa forma de trabalho no mundo corporativo.

A própria estrutura do Duplo Diamante, muito usada para ilustrar o design thinking, também fica mais clara nessa parte do livro e seus desenhos esquemáticos podem inclusive serem acrescentados para demonstrar essa lógica.

Outros dois pontos importantes é a apresentação do Alfabeto Visual, excelente para ajudar quem não tem prática no desenho a se soltar mais, e os modelos para uso de artefatos que auxiliam a encontrar novas formas de demonstrar nossos modelos mentais.

Os principais questionamentos que tive sobre o livro

Como todo livro que apresenta estruturas de jogos e dinâmicas, é importante estarmos conscientes de que o formato pode precisar de alterações para funcionar com os times e com os contextos onde forem usados.

Mesmo que nas primeiras rodadas se siga exatamente como está descrito, é importante estarmos abertos a fazer adaptações sempre que sentirmos ser necessário.

Citações selecionadas de Gamestorming

“Um bom esboço tem somente as informações suficientes para se seguir adiante com uma ideia e nada mais” (GRAY, BROWN e MACANUFO, 2012, p. 22)

“Eis aqui alguns exemplos de perguntas de abertura: “Como você descreveria o problema que estamos enfrentando?”; “Que tipo de coisas queremos explorar?”; “Quais são as áreas mais problemáticas”.” (GRAY, BROWN e MACANUFO, 2012, p. 29)

“Aqui estão alguns exemplos de perguntas de fechamento: “Como podemos priorizar essas opções?”; “O que é viável?”; “O que podemos fazer nas próximas duas semanas?”; “Quem vai fazer isso?”.” (GRAY, BROWN e MACANUFO, 2012, p. 32)

Referências

GRAY, Dave; BROWN, Sunni e MACANUFO, James. Gamestorming: Jogos corporativos para mudar, inovar e quebrar regras. Rio de Janeiro: Alta Books, 2012.

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