Game Design Document (GDD): O que é, como fazer e sua relação com Design System

Um Game Design Document é um guia detalhado que descreve todos os aspectos de um jogo em desenvolvimento.

Ele inclui informações sobre mecânicas, história, personagens, design visual, interface, trilha sonora e muito mais.

O GDD serve como um ponto de referência central para a equipe, reduzindo ambiguidades e facilitando a comunicação entre os membros.

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Game Design Document 2

Dentro das suas muitas funções podemos elencar:

  1. Apoiar o controle de qualidade: Ajuda a verificar se o jogo final está alinhado com o conceito inicial.
  2. Documentar o processo: Serve como um registro das decisões tomadas, útil para futuras atualizações ou novos projetos.
  3. Evitar retrabalho: Minimiza erros e alterações de última hora ao criar uma base sólida para o desenvolvimento.
  4. Facilitar a comunicação: Garante que programadores, artistas, designers e produtores tenham uma visão clara e compartilhada do projeto.
  5. Facilitar a integração de novos membros: Novos integrantes da equipe podem compreender rapidamente o projeto ao consultar o GDD.
  6. Organizar ideias: Ele transforma conceitos abstratos em descrições detalhadas e práticas.
  7. Servir como base para pitchs: Apresentações para investidores ou publishers podem ser baseadas no documento.

Para alcançar seu objetivo e funcionalidade o GDD precisa ser atualizado constantemente.

Essa tarefa é normalmente liderada pelo game designer, mas a criação e manutenção também incluem outros membros da equipe, como:

  • Artistas: Contribuem com conceitos visuais e gráficos.
  • Programadores: Ajudam a detalhar as necessidades técnicas.
  • Roteiristas: Criam histórias e diálogos.
  • Produtores: Garantem o cumprimento dos prazos e da organização.

Assim, para seu pleno funcionamento, é fundamental que todos contribuam para manter o GDD atualizado, refletindo as mudanças e avanços no projeto.

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Estrutura de um Game Design Document (GDD)

Criar um GDD exige atenção aos detalhes e colaboração entre as equipes.

Mas, de forma geral, os principais elementos são:

Game Design Document 1 - Exemplo de estrutura

1. Conceito do jogo

      • Nome, resumo do tema, público-alvo e plataformas.

      2. Jogabilidade

        • Mecânicas principais, objetivos do jogador, sistemas de progressão, desafios e recompensas.

        3. Narrativa

        • História, personagens, universo e ambientação.

        4. Estética

        • Estilo gráfico, direção de arte e design de interface.

        5. Áudio

        • Trilha sonora, efeitos sonoros e diálogos.

        6. Tecnologia

        • Ferramentas, motores gráficos e requisitos técnicos.

        7. Cronograma e responsabilidades

        • Dividir tarefas e estabelecer prazos para cada fase do desenvolvimento.

        Ferramentas como Google Docs, Notion ou softwares especializados, como o HacknPlan, podem ser usadas para criar e gerenciar um GDD dinâmico e colaborativo.

        Paralelo entre GDD e Design System

        Embora o Game Design Document e o Design System sejam utilizados em contextos diferentes, ambos compartilham uma finalidade comum: organizar e padronizar processos para criar um produto coeso e eficiente.

        Assim, para designers que estejam migrando entre áreas esse pode ser um bom parâmetro.

        Vejamos alguns pontos em comum e diferenças entre essas duas ferramentas:

        Similaridades

        • Centralização de informações: O GDD organiza o desenvolvimento de jogos, enquanto o Design System estrutura elementos de design.
        • Colaboração: Ambos facilitam a comunicação entre equipes multidisciplinares.
        • Redução de retrabalho: Evitam inconsistências no projeto.

        Diferenças

        • Finalidade: O GDD é específico para o desenvolvimento de jogos, enquanto o Design System se aplica a produtos digitais em geral, como sites e aplicativos.
        • Escopo: O GDD é mais narrativo e detalhado, enquanto o Design System é focado em padrões visuais e funcionais.

        Assim, podemos compreender que o Game Design Document é uma ferramenta indispensável para o sucesso no desenvolvimento de jogos, garantindo alinhamento, eficiência e qualidade.

        Assim como o Design System, ele centraliza informações, promove consistência e reduz erros, mas com foco em narrativas, mecânicas e interatividade.

        Referências

        Game Design Document. Nuclino. Disponível em: <https://www.nuclino.com/articles/game-design-document-template>. Acesso no dia da postagem.

        Game Design Document. Innovecs Game. Disponível em: <https://www.innovecsgames.com/blog/game-design-document/>. Acesso no dia da postagem.

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        1 thought on “Game Design Document (GDD): O que é, como fazer e sua relação com Design System”

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