Explorar os conceitos de um produto: 17 métodos possíveis

Explorar conceitos de um produto é o quinto passo na abordagem proposta em 101 Design Methods de Vijay Kumar para inovações bem-sucedidas.

101 Design Methods de Vijay Kumar 101 Métodos de Design

O módulo começa usando os insights e os princípios estruturados anteriormente para gerar conceitos de solução.

É importante garantir que ideias novas e ousadas sejam geradas por meio de sessões colaborativas. Cada membro do time constrói sobre os conceitos dos outros enquanto adia qualquer crítica para outro momento.

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Posteriormente, com os conceitos baseados no resultado dos módulos anteriores, é possível garantir que a versão final será defensável e baseada na realidade.

Conceitos para produtos, serviços, comunicações, ambientações, marca e modelos de negócio e outros são tipicamente explorados nesse módulo.

E mesmo nesse estágio inicial de exploração já são construídos protótipos grosseiros, tanto para grupos de discussão quanto para coletar feedbacks de usuários precocemente.

Principais passos para se explorar os conceitos de um produto

  1. Delimitar o espaço para conceituação: Convergir os insights em princípios de design, reestruturação das premissas e construção das hipóteses para a geração do conceito.
  2. Definir os conceitos: Realizar brainstorming de conceitos explorando ao máximo o espaço delimitado pelos princípios de design, ganhando inspiração de metáforas e de visualizações.
  3. Organizar os conceitos: Ordenar, recombinar e divir os conceitos em sistemas e agrupamentos lógicos possíveis de serem coletados e arquivados para futuras referências.
  4. Comunicar conceitos: Rascunhar, diagramar, prototipar, visualizar e narrar o conceito para entende-los, validá-los e transmitir seus valores.

Resumo dos 17 métodos possíveis para se explorar os conceitos de um produto

1. Princípios para oportunidades (Principles to oportunities)

Metodologia para transformar as análises em oportunidades com base nos princípios definidos. Nela o time cria uma tabela para explorar as oportunidades com colunas para: Os insights; Os princípios; As oportunidades individuais; As oportunidades sistêmicas e As oportunidades estratégicas. Por fim o time pode olhar para o quadro todo e debater por onde seguir.

2. Mapeamento de oportunidades (Opportunity mind map)

Metodologia para organizar aspectos do projeto e mapear áreas de oportunidades para atuação e assim explorar os conceitos do projeto. Nela o time define o tópico central e os aspectos relacionados, explora as oportunidades ao redor desses itens e refina o mapeamento de acordo com seus atributos. Por fim o time analisa e reconhece as áreas para as futuras explorações.

3. Hipóteses de valor (Value hypothesis)

Metodologia para definir claramente o valor que a intenção da solução vai criar para os clientes e investidores. Nela o time estuda os achados dos módulos anteriores, os alinha em uma estrutura de valores e lista as opções e iterações. Por fim o time avalia as opções e define as hipóteses de valor.

4. Definição das personas (Persona definition)

Metodologia para definir as personalidades dos usuários para explorar conceitos ao redor delas. Nela o time gera uma lista de possíveis usuários com seus atributos, agrupa esse conhecimento em um número finitos de personas e cria os perfis a partir disso. Por fim é criado um perfil visual para cada persona.

5. Sessão para ideação (Ideation session)

Metodologia para conduzir sessões estruturadas para gerar conceitos baseados nos insights levantados e nos princípios definidos. Nela o time planeja a sessão de ideação, seleciona participantes com conhecimentos variados e organiza os insights, princípios e estruturas para guiar a ideação. Por fim o time cria um ambiente confortável, facilita as atividades, gera os conceitos e sumariza o conhecimento gerado.

6. Matriz de conceitos gerados (Concept-generating matrix)

Metodologia para gerar uma lista compreensível e bem embasada de conceitos. Nela o time seleciona dois fatores para construir a matriz, preenche cada célula com os conceitos e os analisa sob as perspectivas desses fatores.

7. Metáforas e analogias para os conceitos (Concept metaphors and analogies)

Metodologia para gerar ou repensar os conceitos em um novo formato ao olhar para eles como algo parecido ou familiar. Nela o time determina um momento para começar a usar as metáforas e analogias e identifica metáforas e analogias interessantes para serem usadas (diretas, fantasiosas, simbólicas ou pessoais). Por fim o time gera os conceitos e os discute para refiná-los.

8. Ideação por encenação de papeis (Role-play ideation)

Metodologia para gerar conceitos a partir do ponto de vista de outra pessoa. Nela o time identifica tópicos importantes ou áreas conceituais para o brainstorming, identifica os stakeholders e gera conceitos a partir de encenações (rodada por papeis, rodada por conceitos ou rodada para melhoria dos conceitos). Por fim o time discute os conceitos.

9. Princípios para oportunidades (Ideation game)

Metodologia para engajar stakeholders em atividades gamificadas para gerar conceitos. Nela o time define a intenção do jogo e reúne o material necessário, entende os jogadores e define a equipe necessária para o jogo a ser construído e jogado. Por fim o time determina os elementos-chave, joga o jogo para construir as ideias que podem ser discutidas e refinadas depois.

10. Cenários com marionetes (Puppet scenario)

Metodologia para criar colaborativamente cenários presentes e futuros e encená-los com uso de marionetes. Nela o time prepara cartões de design, cartões de “e se” e o kit para a encenação. O time então divide histórias do dia a dia usando os cartões de design, provoca mudanças na narrativa usando os cartões “e se” e produz a narrativa final para o teatro de marionetes. Por fim o time compartilha a encenação com os stakeholders e discute os aprendizados e melhorias.

11. Protótipo por comportamento (Behavioral prototype)

Metodologia para simular situações das atividades dos usuários para entender seus comportamentos e construir conceitos. Nela o time identifica as situações a serem simuladas, prepara o ambiente para a simulação e engaja os usuários nelas. Depois o time observa, documenta, analisa e itera o conceito a partir das observações e aprendizados.

12. Prototipagem conceitual (Concept prototype)

Metodologia para tonar tangível conceitos de forma que eles possam receber feedback dos usuários. Nela o time identifica conceitos a serem prototipados, cria um espaço adequado para a prototipagem e constrói o protótipo. Depois o time pode rever o protótipo, testar, apresentar e discuti-lo com usuários finais. Por fim o time pode modificar e iterar o protótipo, além de sumarizar os principais aprendizados.

13. Esboços de conceito (Concept sketch)

Metodologia para visualizar conceitos como rascunhos para mostrar como eles funcionam em termos abstratos. Nela o time distribui as tarefas de esboços entre os membros do time, reúne descrições iniciais de conceitos já existentes e rascunha a ideia central deles. Depois o time vai do rascunho de mais alto nível para um mais detalhado e discute os desenhos finais.

14. Princípios para oportunidades (Concept scenarios)

Metodologia para ilustrar conceitos como histórias reais apresentando os usuários e seus contextos. Nela o time seleciona os conceitos para os cenários, imagina os cenários possíveis para demonstrar o conceito funcionando e repensa esses cenários durante a apresentação. Depois o time encena os diversos cenários e discute eles com stakeholders.

15. Classificação de cenários (Concept sorting)

Metodologia para combinar, normalizar e organizar conceitos em grupos correlacionados. Nela o time coleta os conceitos gerados, normaliza cada um deles e os classifica. Depois o time refina os conceitos e/ou gera novos, revendo os grupos de conceitos e os debatendo.

16. Matriz conceitos agrupados (Concept grouping matrix)

Metodologia para pontuar as relações entre conceitos revelando agrupamentos entre eles. Nela o time compila a lista de conceitos gerados, define uma matriz e uma pontuação de relação possível entre eles. Depois o time pode organizar essa matriz para identificar os agrupamentos e dar um nome para cada agrupamento de conceitos identificado.

17. Catálogo de conceitos (Concept catalog)

Metodologia para organizar as informações-chave sobre conceitos em um local central para futuras consultas. Nela o time define uma base para criar o catálogo, reúne as informações básicas e seleciona as palavras-chave para cada conceito. Por fim o time pode procurar e recuperar conceitos durante o projeto usando as palavras-chave.

Referências

KUMAR. Vijay 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.

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