Desenvolver e gerenciar equipes de alta performance exige um esforço consciente, afinal não é só juntar um grupo de pessoas e dar uma missão.
Sabemos que as equipes compartilham objetivos comuns, têm competências complementares, respeito aos mesmos valores e confiam uns nos outros.
Mas para se alcançar a alta performance é necessário também ter insatisfação, apreço pelo desafio, entrosamento profundo e uma liderança de alto desempenho.
E se como gestores a maioria de nós tem como objetivo conseguir criar uma equipe composta por membros cujas habilidades, atitudes e competências lhes permitam atingir as metas da empresa (DYER, 2011), como construir esse caminho?
Segundo Katzenbach e Smith (1994), por exemplo, as equipes passam por uma trajetória que se inicia como um grupo de trabalho e com o tempo se desenvolve como equipe.
Quando o impacto do desempenho e a eficácia do time alcançam um alto nível, podemos compreender ela se tornou uma equipe de alto desempenho.
Essa equipe é aquela onde os membros são capazes de definir suas próprias metas, tomar decisões difíceis, se comunicar de forma efetiva, administrar conflitos e solucionar os problemas que surgirem.
Além disso, essas equipes conseguem fazer todas essas ações em uma atmosfera de incentivo, confiança, conscientes das suas forças e fraquezas, e com capacidade de mudar e se adaptar sempre que necessário para melhorar seu próprio desempenho (DYER, 2011).
Também é importante lembrar que a cada nova pessoa que entrar na equipe será necessário algum trabalho para harmonizar novamente o time.
Esse fluxo passa por selecionar os profissionais mais indicados, integrá-los no time, capacitá-los, desafiá-los frequentemente e recompensar pelos bons resultados.
Os 4 Cs do desenvolvimento de equipes de alta performance
Para se alcançar as equipes de alta performance, Dyer (2011) sugere quatro dimensões a serem trabalhadas: contexto, composição, competência e capacidade de mudar.
O contexto
Contexto engloba entender o nível da necessidade de trabalho em equipe e também compreender o tipo de equipe necessária e a cultura, estruturas e sistemas que sustentam essas equipes.
A composição
As equipes normalmente são compostas por dois espectros: o líder e os liderados.
O líder se compromete a construir uma visão clara do papel da equipe para alcançar os resultados necessários, mensurando o desempenho dela frequentemente.
Também é o líder que concentra boa parte das habilidades de gerenciamento de projetos e planejamento, além de resolver os conflitos e os problemas mais complexos.
O líder ainda mantém um bom entendimento dos processos e interdependências das equipes, além de gerenciar as mudanças necessárias e desenvolver as competências da equipe.
Já os liderados se alinham com o entendimento e comprometimento com o propósito da equipe, além do conhecimento, experiência e habilidades técnicas necessárias para a execução do trabalho em si.
Também são os liderados que concentram a capacidade de tomar iniciativa para ajudar o grupo, desenvolvem alta capacidade de adaptação, mantém uma boa relação interpessoal e comunicação efetiva, conseguindo também gerenciar conflitos.
A competência
Competência é o resultado de três dimensões: Conhecimento (conhecer algo); Habilidade (saber fazer algo) e Atitude (querer fazer algo), sendo as duas primeiras relacionadas ao aspecto técnico e a última ao comportamental.
É importante observar essas três dimensões com cuidado e tanto o líder quanto cada liderado compreender profundamente como eles lidam com cada uma delas, afinal não basta fazer um curso sem praticar o conhecimento teórico e de nada vale saber fazer algo quando simplesmente não se quer fazer isso.
A capacidade de mudar
Toda equipe passa por transformações, às vezes resultantes da própria empresa que muda conforme pressões externas e internas.
Para enfrentar os novos desafios é necessário desenvolver uma boa capacidade de gerenciar a mudança e se preparar para ela.
Nesse percurso o caminho muitas vezes é desaprender o que já se sabe e não se prender ao sucesso do passado como fórmula infalível, afinal estamos em constante transformação.
Cuidados ao desenvolver uma equipe de alta performance
Ao desenvolver uma equipe é importante estarmos atentos a alguns comportamentos que podem minar a energia do grupo.
Precisamos tratar especialmente comportamentos como ciúmes, inveja, rancor e vingança.
Também é importante observarmos desempenhos que ficam somente no nível mínimo aceitável, descompromissos endêmicos e acomodações espontâneas que atrapalham o grupo a desenvolver uma alta performance.
De modo geral, os quatros Cs propostos por Dyer (2011) é um caminho possível para conseguirmos formar equipes com desempenho cada vez melhor, porém é sempre importante cada líder lembrar também das complexidades que o fator humano e os diferentes contextos trazem para essa trajetória.
Todo dia é um novo aprendizado e vai nos exigir cada vez maior flexibilidade de nos adaptar, de ouvir e de agir de forma empática.
Referências
DYER, W G DYER, W G Jr DYER, J H. Equipes que fazem a diferença (Team Building Estratégias comprovadas para desenvolver equipes de alta performance). São Paulo: Saraiva, 2011.
KATZENBACH, J R SMITH, D. K. Equipes de alta performance conceitos, princípios e técnicas para potencializar o desempenho das equipes. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
Profa. Dra. Ana Clarissa M. Z. dos Santos. Disponível em: <http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4746495J8>. Acesso no dia da postagem.
Prof. Eugênio Mussak. Disponível em: <https://www.eugeniomussak.com.br/>. Acesso no dia da postagem.