Entrevista Rápida (Sprint Ethnography) para conhecer clientes

Entrevista rápida, ou Sprint Ethnography, são entrevistas curtas com duração aproximada de 6 a 15 minutos, feitas com de 6 a 20 clientes.

A metodologia parte da construção de perguntas usando três grandes pontos:

Aprender – De 1 a 3 perguntas abertas sobre como as pessoas descobriram o serviço que usam atualmente; em que lugar procuraram ou para quem pediram ajuda; como elas aprenderam a usar o serviço atual; usaram algum material de apoio falaram com alguém específico ou grupo de pessoas, etc.

Usar – De 1 a 3 perguntas abertas sobre como as pessoas usam o serviço atual; em que momento do dia ou da rotina elas utilizam ele; se elas fizeram alguma adaptação no serviço; se não existe um serviço, como fazem ou resolvem isso atualmente, etc.

Lembrar – De 1 a 3 perguntas abertas sobre qual a primeira coisa que vem à mente das pessoas quando falamos desse serviço ou dessa necessidade/dor; que coisas as pessoas associam esse serviço ou necessidade/dor, etc.

Para que normalmente é usada

A entrevista rápida usada para explorar o comportamento, os modelos mentais e as necessidades dos clientes, bem como possíveis barreiras e oportunidades.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Além disso, também é usada para capturar impressões sobre os serviços utilizados, caso existam.

Quando normalmente é usada

Para ter insights diretamente com o cliente mesmo com um tempo curto.

Para descobrir como as pessoas lidam com a necessidade que queremos resolver.

Para descobrir como as pessoas resolvem essa necessidade caso não exista um serviço para isso.

Para definir perfis extremos de clientes que serão convidados para entrevistas de profundidade posteriormente.

Exemplo de passo a passo

PASSO 1

Monte as perguntas para as entrevistas usando como base os três momentos (Aprender, Usar e Lembrar) acrescentando perguntas específicas e de aquecimento se for necessário.

Dica: Comece as perguntas usando O Que, Quem, Quando, Como, Onde e Por quê? e evite perguntas com múltiplas escolhas ou com respostas de sim/não.

PASSO 2

Separe o contato dos clientes com os quais irá falar.

PASSO 3

Faça as entrevistas com os clientes via telefone, por internet ou presencialmente.

PASSO 4

Agrupe as descobertas em perfis extremos usando, por exemplo, a ficha de Proto-Personas a partir do Value Proposition.

Referências

The Service Start-up. Disponível em: <http://www.theservicestartup.com/>. Acesso no dia da postagem.

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