Energias renováveis como a solar, a hidroelétrica, a eólica e até a oceânica prometem uma fonte interminável de energia sem destruir recursos.
Entender e estudar como usar esses recursos é uma das grandes apostas da nossa sociedade para manter e garantir um crescimento sustentável.
Com as novas formas de capturar essa energia, provavelmente veremos uma enorme transformação nas nossas relações e no uso desse recurso.
Essa será uma das grandes tecnologias que poderão gerar disrupção na nossa sociedade até 2025 segundo o estudo da McKinsey&Company.
A seguir algumas citações contidas no relatório Tecnologias disruptivas: Os avanços que vão transformar a vida, os negócios e a economia global (Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy) da McKinsey&Company.
O relatório explora 12 tecnologias disruptivas que tem maior potencial de impactar a economia e a vida humana até o ano de 2025 e foi organizado por James Manyika, Michael Chui, Jacques Bughin, Richard Dobbs, Peter Bisson e Alex Marrs.
Citações selecionadas sobre energias renováveis
“Energias renováveis” (MANYIKA et al., 2013, p. 136).
“A energia renovável contém uma promessa simples, mas tentadora: uma fonte infinita de poder para conduzir o maquinário da vida moderna sem tirar recursos da terra; contribuindo para diminuir a poluição e as mudanças climáticas; ou incorrer na taxa econômica, social e política associada à competição por combustíveis fósseis. Esta promessa foi evasiva devido ao custo relativamente elevado das fontes de energia renováveis, como a energia solar e o vento, em comparação com os combustíveis fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás. Apesar de algumas falhas de alto desempenho no setor de fontes renováveis e, ocasionalmente, interrompendo a adoção, vemos o potencial do crescimento acelerar rapidamente na próxima década, impulsionado por avanços tecnológicos que poderiam reduzir a diferença de custo com os combustíveis fósseis e um desejo crescente de fontes de energia que reduzam o impacto humano no meio ambiente” (MANYIKA et al., 2013, p. 136).
“A energia renovável é energia que é derivada de uma fonte que é reabastecida continuamente, como o sol, o rio, o vento ou a energia térmica dos oceanos do mundo” (MANYIKA et al., 2013, p. 138).
“A adoção de fontes renováveis de energia, como a energia solar e eólica, pode ser conduzida por dois fatores principais: a necessidade de maiores quantidades de energia para acompanhar a crescente demanda causada pelo crescimento econômico e a necessidade de mitigar a degradação ambiental e as mudanças climáticas” (MANYIKA et al., 2013, p. 140).
“Mesmo os depósitos de petróleo e gás não convencionais, que poderiam ter um impacto significativo sobre os suprimentos em algumas nações, são findáveis” (MANYIKA et al., 2013, p. 140).
“Conforme observado, os avanços em outras tecnologias são um fator importante na economia e na adoção de fontes de energia renováveis. Embora não adotemos avanços significativos nas capacidades de armazenamento de bateria em nossas estimativas de impacto, se a tecnologia de armazenamento avançar rapidamente, isso poderia tornar a adoção de energias renováveis, particularmente distribuídas e mais econômicas” (MANYIKA et al., 2013, p. 145).
Desafio proposto para trabalhar com o tema
Como fazer cada pessoa contribuir colaborativamente para a rede elétrica, se tornando criador e consumidor desse recurso?
Material adicional sobre o assunto
Referências
Tecnologias Disruptivas. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/tecnologias-disruptivas/>. Acesso no dia da postagem.
MANYIKA, James; et al. Disruptive technologies: Advances that will transform life, business, and the global economy. 2013. Disponível em: <http://www.mckinsey.com/business-functions/digital-mckinsey/our-insights/disruptive-technologies>. Acesso em 03 de jun. de 2017.