Ecologia do Serviço para mapear o ecossistema de agentes

Ecologia do serviço (também usado como Ecossistema do Serviço), é um mapa contendo todos os agentes (pessoas), pontos de contato e contextos de uso do serviço.

A ferramenta une dois aspectos amplos para ajudar na compreensão da complexidade dos serviços:

  1. Ecologia: A ecologia é o estudo das interações entre organismos e seu ambiente. Ela investiga como os organismos interagem entre si e com o ambiente físico e químico ao seu redor.
  2. Serviço: Em um contexto mais amplo, “serviço” pode se referir a atividades realizadas para satisfazer as necessidades ou desejos de outras pessoas ou entidades.

Dessa forma, a Ecologia do Serviço é justamente o estudo das interações entre os organismos e ambientes do serviço.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Sua importância no Design de Serviço está relacionada principalmente por oferecer uma visão ampla de tudo que gira em torno do que está sendo oferecido e pode impactar diretamente no seu funcionamento ou na experiência do cliente.

A ferramenta pode também ser usada de forma constante, como um objeto vivo, sendo atualizada sempre que necessário, quando novas descobertas forem feitas pelo time.

Para que normalmente é usada

A ferramenta tem como um dos seus principais objetivos oferecer uma visão ampla de tudo que está envolvido na experiência de uso para identificar pontos falhos, possíveis ameaças ou riscos, oportunidades não exploradas e até para contextualizar todos os membros da equipe sobre o serviço e seus desdobramentos.

Quando normalmente é usada

A Ecologia do serviço é uma excelente ferramenta para se usar no entendimento, logo no início do projeto e até na ideação de possíveis soluções.

Exemplo de passo a passo

PASSO 1

Comece pesquisando com a equipe todos as informações que já se tem do serviço e reúna esses dados para usar no exercício.

PASSO 2

Colete dados históricos e explore informações com clientes, stakeholders, informações na internet e onde mais for possível se obter dados sobre o serviço.

PASSO 3

Reúna a equipe e preencha o mapa contextualizando o time de todas as descobertas.

Referências

Adrii Rusakov. Disponível em: <https://medium.com/softserve-do/before-the-user-journey-rich-picture-service-ecology-blueprint-6613e5a532a0>. Acesso no dia da postagem.

Livework Brasil. Disponível em: <http://www.liveworkstudio.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

Luis Alt. Disponível em: <https://luisalt.com/>. Acesso no dia da postagem.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top