Design Thinking no Serviço Público pode trazer enorme benefícios para a sociedade, principalmente pot colocar o ser humano no centro.
O movimento design thinking que vem crescendo e expandindo sua atuação para diversos setores encontra também no serviço público um canal para expandir e resolver problemas complexos.
Assim a pessoa cidadã ganha espaço na conversa não só pela tarefa que precisa executar, mas também como um ser holístico com necessidades, dificuldades e contextos bem diferentes.
Principalmente em meio a serviços complexos, com termos não comuns e fluxos por vezes confusos, o design pode trazer uma solução mais humana, simples e eficiente para todos.
No vídeo a seguir vemos o treinamento feito especialmente para o setor público e entendemos importância desses métodos para a concepção e melhora desses serviços nas rotinas da pessoa cidadã.
A iniciativa liderada pelo WeGov e pelo professor Álvaro Gregório mostra o quão benéfico é levarmos design para o setor público também.
Design Thinking no serviço público – Brasília from Plano61 on Vimeo.
Citações selecionadas
Olhe a todos como iguais, no mesmo nível. Pense como as minorias têm seus direitos garantidos?
Tornar acessível é incluir as pessoas, ao contrário da exclusão.
Incluir é garantir que todos tenham as mesmas oportunidades.
Crio valor quando deixo de ver o produto e vejo aquilo que ele oferece por mim.
No design fazemos uma relação entre forma e função com valor e significado.
Que valor o meu significado gera em você?
O significado é a parte estratégica, porém ela pode ser copiada, suplantada, esgotada e perder o valor com o tempo.
Referências
We Gov. Disponível em: <http://www.wegov.net.br/author/alvaro-gregorio/>. Acesso no dia da postagem.