Design para quem não é designer: Noções básicas de planejamento visual

Design para quem não é designer de Robin Williams traz as noções básicas para quem precisa ou quer desenvolver qualquer comunicação visual, seja profissional ou pessoal.

O conteúdo é útil tanto para quem precisa construir uma apresentação de PowerPoint, um cartão de visita, editar um livro ou mesmo construir um site.

O livro percorre os quatro princípios básicos de design:

Faberhaus Play Produtos Digitais 003
  1. Proximidade.
  2. Alinhamento.
  3. Repetição.
  4. Contraste.

A partir desses quatro elementos diversas composições podem ser construídas de forma a comunicar melhor a ideia que precisa ser transmitida.

Além disso, o livro ainda apresenta as famílias e usos da tipografia e das cores dentro dos projetos de comunicação visual.

É um livro fundamental e recomendado para todos os profissionais, mesmo os mais experientes, principalmente para relembrarmos os elementos básicos que fazem toda a diferença nas nossas construções visuais.

Citações selecionadas

“[Sobre proximidade] Quando vários itens estiverem próximos, eles formarão uma unidade visual e não várias unidades individuais. Os itens relacionados entre si devem ser agupados” (WILLIAMS, 2009, p. 30).

“[Sobre alinhamento] Para que todos os elementos da página tenham uma estética unificada, conectada e inter-relacionada, é preciso que haja “amarras” visuais entre os elementos separados” (WILLIAMS, 2009, p. 48).

“[Sobre repetição] A repetição de elementos visuais no design unifica e fortalece o material, agrupando partes que seriam separadas. O recurso da repetição é muito útil em peças de uma só página e é essencial em documentos de muitas páginas (nesse caso, a repetição é considerada consistência)” (WILLIAMS, 2009, p. 62).

“[Sobre contraste] O contraste de uma página faz que seus olhos se virem para ela. Se você colocar dois elementos diferentes em uma página (como duas fontes ou duas espessuras de fio), eles não devem ser similares. Para que o contraste cumpra totalmente suas funções, os dois elementos devem ser muito diferentes” (WILLIAMS, 2009, p. 78).

Referências

WILLIAMS, Robin. Design para quem não é designer: Noções básicas de planejamento visual. 3. ed. São Paulo: Callis Edições, 2009.

Sumário do design para quem não é designer

Este livro serve para você?

Mini-glossário.

PRINCÍPIOS DE DESIGN

1. Epifania da iúca.
Os quatro princípios básicos:
Proximidade.
Alinhamento.
Repetição.
Contraste.

2. Proximidade.
Resumo.
O propósito básico.
Como atingir esse objetivo.
O que evitar.

3. Alinhamento.
Resumo.
O propósito básico.
Como atingir esse objetivo.
O que evitar.

4. Repetição.
Resumo.
O propósito básico.
Como atingir esse objetivo.
O que evitar.

5. Contaste.
Resumo.
O propósito básico.
Como atingir esse objetivo.
O que evitar.

6. Revisão.
Proximidade.
Alinhamento.
Repetição.
Contraste.
Resumo

7. Dicas e truques adicionais.
Criando um conjunto de peças.
Cartão de visita.
Papeis de carta e envelopes.
Folhetos.
Newsletter.
Folders.
Postais.
Anúncios de jornal.
Sites.

CRIAÇÃO ATRAVÉS DA TIPOLOGIA

8. Tipo (& vida).
Concordância.
Conflito.
Contraste.
Resumo

9. Categorias de tipos.
Estilo antigo.
Moderno.
Serifa grossa.
Sem serifa.
Manuscrito.
Decorativo.
Seja consciente.
Resumo

10. Contrastes de tipos.
Tamanho.
Peso.
Estrutura.
Forma.
Direção.
Cor.
Combine contrastes.
Resumo.

ADICIONAIS

11. Então, você entendeu?
O processo.
Um exercício.
OK. Redesenhe!

12. Soluções dos desafios.
Minha opinião sobre testes e desafios.
Soluções dos desafios.

13. Bibliografias
Revistas
Sites
Design
Tipografia
Ideias e conceitos.

14. Fontes usadas neste livro.
Uma lista de todas as fontes utilizadas, apresentadas em cada um de seus estilos.

Índice remissivo.

Faberhaus Play Produtos Digitais 003

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Scroll to Top