Definir objetivo de um produto: 14 métodos possíveis

Definir objetivo de um produto é o primeiro passo na abordagem proposta em 101 Design Methods de Vijay Kumar para inovações bem-sucedidas.

Para isso ele alerta que antes de pular direto para a execução do projeto, é importante compreender o contexto que nos cerca.

É aquele momento de olhar as mudanças que estão acontecendo nos negócios, na tecnologia, na sociedade, na cultura, na política e em outros âmbitos.

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É o momento de reunir os últimos acontecimentos, últimos desenvolvimentos tecnológicos e as últimas e mais relevantes notícias para nosso contexto.

É onde também se estudam as tendências que podem afetar a área de atuação e se olha os efeitos gerais desses impactos.

Tudo isso oferece um caminho para reformular o problema inicial e olhar para as novas oportunidades de geração de valor.

O resultado desse exercício é definir a intenção do movimento mais precisamente, ou seja, para onde a empresa deveria estar se movendo.

Os principais passos para se definir objetivo de um produto

  1. Reunir os últimos acontecimentos: Procurar pelos acontecimentos mais recentes e mais relevantes para o contexto, tecnologias de ponta pertinentes e tendências sobre para onde o mercado e a sociedade estão indo.
  2. Mapear a visão geral dos últimos acontecimentos: Dar um passo para trás nos detalhes e criar uma visão de alto nível sobre as mudanças que estão acontecendo e seus impactos.
  3. Mapear as tendências: Criar uma visão geral sobre as tendências mais relevantes nos negócios, na tecnologia, na sociedade, na cultura e na política.
  4. Reestruturar o problema: Enquadrar o desafio de diferentes formas com base nas mudanças e nos impactos mapeados e nas tendências identificadas, de forma a encontrar oportunidades ideais de geração de valor.
  5. Declarar a intenção inicial: Delinear as hipóteses de como a organização pode conseguir vantagem competitiva atuando dentro do contexto estudado.

Resumo de 14 métodos possíveis de se definir objetivo de um produto

1. Relatórios de rumores (Buzz reports)

Metodologia para entender as mudanças e os novos desenvolvimentos do nosso cotidiano. Nela o time se reúne e procura em diversos canais notícias e informações relevantes para o projeto. Para finalizar o time reúne e compartilha os achados e faz uma sessão de debate sobre esse conteúdo.

2. Varredura de mídia popular (Popular media scan)

Metodologia para fazer uma varredura dos aspectos culturais que nos envolve. Nela o time identifica tópicos relevantes para o projeto, procura por informações relacionadas a esses tópicos, busca padrões em meio a essas informações e encontra tópicos adjacentes também. Para finalizar o time sumariza os achados e discute sobre possíveis oportunidades.

3. Fatos-chave (Key facts)

Metodologia para reunir pedaços concisos de informação vindas de fontes confiáveis. Nela o time define o tópico a ser explorado, identifica fontes confiáveis para explorá-lo, realiza uma pesquisa ampla e organiza o conteúdo por seu tipo. Para finalizar o time sumariza os fatos-chave em uma linha de raciocínio coerente.

4. Livro de referências de inovações (Innovation sourcebook)

Metodologia que facilita uma pesquisa estruturada sobre práticas de inovação bem-sucedidas. Nela o time estabelece um acordo sobre inovações de sucesso e procura bons exemplos para estudar. Depois o time cria uma tabela com quatro colunas: uma para as categorias de inovação (oferta, organização ou pessoas); uma para o nome da empresa/referência; uma para a descrição da inovação e uma última para a vantagem estratégica dessa inovação. Para finalizar o time revê os exemplos na tabela e pode usá-los como inspiração.

5. Entrevistas com especialistas em tendências (Trends expert interview)

Metodologia para entrevistar especialistas nos tópicos de interesse. Nela o time determina os tópicos a serem explorados, identifica os especialistas, prepara o material para a entrevista e a conduz focando em ouvir e registrar todo conteúdo relevante. Para finalizar o time transcreve e sumariza o que foi levantado para usar no projeto.

6. Bibliometria de palavras-chave (Keyword bibliometrics)

Metodologia para encontrar artigos e conteúdo relevantes em grandes bases de dados. Nela o time determina quais palavras-chave são relevantes para o projeto, define um tempo para pesquisar essas palavras-chave e combina as palavras que tiverem sobreposições. Para finalizar o time revê o que foi encontrado e sumariza os achados.

7. Estrutura dos dez tipos de inovação (Ten types of innovation framework)

Metodologia para explorar uma indústria ou um segmento inteiro focando nos dez tipos de inovação. Nela o time reúne informações a respeito da indústria, procura por inovações dentro dessa indústria e as organiza pelas 4 categorias principais: finanças, processos, ofertas e distribuição (cada categoria tem algumas perguntas que se somando resultam nos 10 tipos de inovação). Para finalizar o time faz um diagrama visual e procura por insights relevantes enquanto compartilha o conhecimento e discute as possíveis oportunidades.

8. Paisagem de inovação (Innovation landscape)

Metodologia aplicada ao framework Ten Types of Innovation é usada para mostrar o padrão das inovações no tempo. Nela o time seleciona a indústria de interesse e as bases de dados a serem usadas, especifica as palavras-chave e o período para ser pesquisado, procura nessas bases e compila os resultados em um mapa de terreno. Para finalizar o time discute os padrões e as possíveis oportunidades.

9. Matriz de tendências (Trends matrix)

Metodologia que mostra como as tendências atuais influenciam e afetam 5 dimensões: tecnologia, negócios, pessoas, cultura e política. Nela o time escreve as 5 dimensões em uma coluna e nas linhas superiores ao lado, os aspectos importantes identificados em pesquisa. Depois de preencher a matriz com informações sobre esses aspectos em cada dimensão se dá um passo para trás para discutir o conteúdo a partir de uma visão geral. Para finalizar o time captura os insights e as possíveis sobreposições da matriz.

10. Mapa de convergência (Convergence map)

Metodologia para explorar quais áreas da vida das pessoas mais se sobrepõe e que tipo de comportamentos emergem disso. Nela o time identifica os tópicos para criar o mapa de convergência, então identifica tendências e inovações dentro desses tópicos e se constrói um diagrama de Venn mostrando as regiões de sobreposições. Para finalizar o time debate e identifica possíveis oportunidades.

11. Exploração De-Para (From-To exploration)

Metodologia usada para provocar novas perspectivas de pensamento. Nela o time lista os principais aspectos do projeto e identifica tendências relacionadas a eles. Descreve então como essas perspectivas/comportamentos existentes estão baseadas em convenções atuais e propõe uma possível nova perspectiva baseada nas tendências identificadas. Para finalizar discute possíveis oportunidades nessas mudanças de perspectivas/comportamentos que as tendências estão apontando.

12. Mapa de oportunidades iniciais (Initial opportunity map)

Metodologia usada para identificar oportunidades de inovação dentro de um mapa 2X2. Nela o time identifica as dimensões chave do projeto e cria um mapa 2X2 com essas dimensões, posicionando então as indústrias relevantes dentro dos quadrantes. Para finalizar o time discute e identifica os espaços no mapa que podem ser explorados, especulando possíveis oportunidades de inovação.

13. Mapa de ofertas, atividades e cultura (Offering-Activity-Culture map)

Metodologia que mostra as oportunidades de inovação em três camadas: Ofertas (primeiro círculo – o do centro), Atividades (segundo círculo) e Cultura (terceiro círculo). Nela o time escreve a oferta e seus atributos (funcionalidades), as atividades relacionadas a oferta e seus atributos e, por fim, o contexto cultural em que a oferta é usada. Para finalizar o time discute e especula as relações entre as camadas e as possíveis oportunidades de inovação dessas interações.

14. Declaração da intenção / objetivo (Intent statement)

Metodologia para fechar o módulo do sentido de intenção ou ainda definir objetivo do projeto. Nela o time revê todas as oportunidades identificadas pelas metodologias listadas no módulo, define e declara as oportunidades de inovação de interesse criando um ponto de vista bem embasado. Então o time fecha a intenção declarando quem é o cliente, quais suas necessidades, quais são as oportunidades, que novos valores o time quer criar e quais são os riscos. Para finalizar o time escreve uma frase curta e simples com a declaração da intenção para o projeto.

Referências

KUMAR. Vijay 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.

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