Deadendia é uma HQ (História em quadrinhos) de Hamish Steele que atualmente conta com duas publicações: The Watcher`s Test e The Broken Halo.
Em junho de 2022 a obra ganhou uma versão animada para Netflix com o nome Guardiões da mansão do terror (Dead End: Paranormal Park).
A história acompanha a trajetória de dois jovens que ao trabalharem em um parque de diversões se deparam com um mundo de anjos, demônios e um plano apocalíptico.
Enquanto lidam com essas batalhas sobrenaturais, os dois ainda lidam com questões da vida e da sua adolescência.
Minha memória afetiva em Deadendia
Diferentes elementos podem despertar memória afetiva, como, por exemplo, eventos, lugares, pessoas, cheiros, músicas ou qualquer outro estímulo que tenha causado um impacto emocional significativo.
Para mim especificamente a obra me trouxe à memória um personagem que eu já gostava muito de outra série animada, Adventure Time, o que pode ter encurtado minha afeição pela nova obra.
Ambas as narrativas contam com cachorros falantes, Pugsley de Deadendia e Jake de Adventure Time, que têm um peso humorístico e dramático muito forte, o que criou na minha memória uma relação entre eles.
Além disso, outros elementos reforçaram sentimentos positivos que eu tinha em relação a série e ao livro Deadendia.
Isso demonstra a importância que a memória afetiva tem na forma como vamos nos relacionar com novas experiências.
Essa memória pode ser planejada, ao ser inserida conscientemente por quem produz os novos artefatos, ou não planejada e acontecer de forma espontânea.
De qualquer maneira, ela é uma forte influência sobre o que vamos pensar e sentir em relação as novidades que surgirem.
A memória afetiva no design
A utilização da memória afetiva no design é crucial porque permite criar produtos, ambientes e experiências que ressoam emocionalmente com os usuários.
Quando um design evoca emoções positivas ou memórias nostálgicas, ele cria uma conexão mais forte e duradoura. Isso não só melhora o engajamento e a lealdade à marca, mas também ajuda a diferenciar um produto ou serviço em um mercado saturado.
Designs que consideram a memória afetiva tendem a ser mais envolventes, agradáveis e memoráveis, proporcionando uma experiência do usuário mais satisfatória e intuitiva.
Além disso, a memória afetiva pode servir como uma fonte de inspiração para os designers, levando a ideias inovadoras e criativas.
Designs que evocam memórias afetivas podem ter um impacto duradouro, criando lembranças e sentimentos que perduram.
Eles também podem ser culturalmente relevantes, ressoando com públicos específicos e enriquecendo a experiência do usuário.
Assim, incorporar a memória afetiva no design pode transformar a percepção e a interação dos usuários com um produto, serviço ou ambiente, tornando a experiência mais significativa e envolvente.
Referências
Deadendia. HQ na Amazon. Disponível em: <https://a.co/d/0623BAQJ>. Acesso no dia da postagem.
Deadendia. Netflix. Disponível em: <https://www.netflix.com/br-en/title/80994692>. Acesso no dia da postagem.
Hora de Aventura Brasil – Adventure Time. YouTube. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCMHZYGeVSKFoN0b5nIBv0jQ>. Acesso no dia da postagem.
Jarra de abacaxi. Gama. Disponível em: <https://gamarevista.uol.com.br/estilo-de-vida/objeto-de-analise/jarra-de-abacaxi/>. Acesso no dia da postagem.
Jornada do herói. Faberhaus. Disponível em: <https://faberhaus.com.br/jornada-do-heroi/>. Acesso no dia da postagem.
Deadendia Fandom. Disponível em: <https://deadendia.fandom.com/wiki/Pugsley_Guttman>. Acesso no dia da postagem.
Adventure Time Fandom. Disponível em: <https://adventuretime.fandom.com/wiki/Jake>. Acesso no dia da postagem.