Construir as soluções de um produto é o sexto passo na abordagem proposta em 101 Design Methods de Vijay Kumar para inovações bem-sucedidas.
Nessa etapa os conceitos são avaliados e se identifica os que trazem maior valor para os stakeholders (primeiro os usuários e depois para o negócio).
Os conceitos com maior valor são combinados em sistemas que funcionem bem juntos e reforcem o valor uns dos outros.
Também se avalia os conceitos com base no potencial que cada um tem de contribuir para a construção de uma solução holística.
É importante garantir que os conceitos e soluções estão organizados em categorias úteis e hierarquizadas.
As soluções são então prototipadas e testadas no mundo real de forma iterativa.
Nesse módulo as descrições das soluções são evidenciadas em representações para dar ao time, aos usuários e aos demais envolvidos um senso visceral de “o que pode ser”.
Principais passos para se construir as soluções de um produto
- Gerar opções: Combinar muitos conceitos pontuais explorados em opções de soluções maiores e mais completas.
- Sistematizar conceitos: Agrupar e sintetizar conceitos em um sistema coerente, com planejamento de ciclos de vida e criação de roadmaps.
- Avaliar conceitos: Pontuar, votar e classificar os conceitos frente aos princípios de design, custo versus benefício, viabilidade e visibilidade.
- Comunicar as soluções: Refinar os esboços, diagramas, protótipos, visualizações e narrativas das soluções propostas.
- Organizar as soluções: Ordenar, juntar e arquivar soluções para um fácil acesso, incluindo pessoas de outros times e projetos.
Resumo dos 13 métodos possíveis para se construir as soluções de um produto
1. Síntese morfológica (Morphological synthesis)
Metodologia para organizar conceitos dentro de categorias centradas no usuário e combiná-las em soluções de negócio. Nela o time seleciona categorias centradas no usuário para organizar os conceitos, cria um gráfico morfológico com os conceitos em cada campo, combina os conceitos complementares em soluções e compara as diferentes soluções criadas. Por fim o time avalia e refina as soluções.
2. Avaliação de conceitos (Concept evaluation)
Metodologia para avaliação de conceitos de acordo com seu valor para o cliente e para o negócio. Nela o time lista um conjunto de conceitos a serem avaliados, cria critérios de valores para o cliente e de valores para o negócio e cria uma matriz de conceitos. Então o time pontua os conceitos de acordo com os critérios, posiciona cada um deles no mapa, analisa a distribuição e discute os achados.
3. Rede de valor prescritivo (Prescriptive value web)
Metodologia para mostrar como o valor vai percorrer no fluxo entre os stakeholders conforme novos conceitos forem introduzidos no sistema. Nela o time lista os stakeholders e os conceitos-chave, desenha os fluxos de valor e cria um diagrama em formato de rede (web). Por fim o time pode comparar a rede prescritiva de valor com a rede descritiva de valor e refinar a cadeia.
4. Mapa de conceitos interligados (Concept-linking map)
Metodologia para conectar e combinar conceitos complementares em soluções de negócio. Nela o time pontua os usuários e os valores dos conceitos, posiciona os conceitos no mapa e observa os padrões. Depois o time pode combinar os conceitos em soluções e discutir o potencial de cada uma delas.
5. Cenário de previsão (Foresight scenario)
Metodologia para criar soluções a partir de possíveis situações futuras. Nela o time lista as tendências e seleciona as mais importantes, constrói então um mapa 2 X 2 usando as tendências selecionadas e escreve um cenário para cada quadrante do mapa. Depois o time posiciona os conceitos em cada cenário, combina eles e descreve sumariamente o que seria cada solução.
6. Diagramação de soluções (Solution diagramming)
Metodologia para diagramar soluções e suas relações mostrando como elas funcionam. Nela o time determina o tipo de diagrama a ser usado (de relação, por agrupamento, por hierarquia, por processo ou sequência, por localização ou por quantidade), desenvolve os diagramas e refina as soluções. Por fim o time pode debater e documentar os aprendizados.
7. Storyboard de soluções (Solution storyboard)
Metodologia para construir narrativas que explicam como o sistema de soluções funciona. Nela o time começa com o entendimento da solução a ser ilustrada, cria personagens e os descrevem com suas experiências e mapeia as jornadas. Por fim o time pode criar o storyboard e analisar as histórias.
8. Encenação das soluções (Solution enactment)
Metodologia para encenar soluções demonstrando como elas funcionam e criam valor. Nela o time visualiza a jornada do usuário, explora as extensões das possibilidades encontradas e repassa as jornadas de forma dramatizada. Por fim o time apresenta a dramatização para os stakeholders e captura feedbacks.
9. Prototipagem das soluções (Solution prototype)
Metodologia para simular experiências em torno de uma experiência proposta explorando como as pessoas interagem com ela e como melhorá-la. Nela o time identifica o propósito das soluções e das experiências propostas, constrói os protótipos e prepara um ambiente para eles serem testados. O time pode então engajar usuários reais a interagirem com os protótipos, observar e documentar essas interações e analisar possíveis melhorias na experiência.
10. Avaliação das soluções (Solution evaluation)
Metodologia para ranquear as soluções de acordo com seu valor para os usuários e para o negócio. Nela o time cria critérios para valores de usuário e para valores de negócios, cria uma matriz de avaliação com esses critérios e pontua as soluções. Depois o time pode posicionar as soluções na matriz, analisar a distribuição delas e compartilhar esses achados e discutir os próximos passos.
11. Roteiro de implementação das soluções (Solution roadmap)
Metodologia para planejar como as soluções vão ser implementadas em fases. Nela o time desenvolve uma linha de tempo inicial, posiciona as soluções nessa linha do tempo e cria uma visualização para ela. Depois o time pode alinhar as soluções aos objetivos da companhia, descrever o roteiro de implementação e discutir os detalhes.
12. Banco de dados das soluções (Solution database)
Metodologia para organizar todos os conceitos e soluções em um banco de dados pesquisável. Nela o time reúne as informações-chave geradas durante os outros módulos, define uma lista de atributos para a organização da informação e constrói o banco de dados. Por fim o banco de dados fica disponível para ser usado em diferentes momentos e para diferentes necessidades.
13. Workshop sintético (Synthesis workshop)
Metodologia para conduzir sessões curtas e intensivas para gerar soluções e assim construir as soluções do projeto. Nela o time planeja o workshop, reúne os princípios de design e conceitos já criados e facilita o encontro. Depois o time pode rever os conceitos e gerar mais se necessário. Para finalizar, o time pode avaliar os conceitos, organizá-los e sintetizá-los.
Referências
KUMAR. Vijay 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.