Construir as soluções de um produto: 13 métodos possíveis

Construir as soluções de um produto é o sexto passo na abordagem proposta em 101 Design Methods de Vijay Kumar para inovações bem-sucedidas.

Nessa etapa os conceitos são avaliados e se identifica os que trazem maior valor para os stakeholders (primeiro os usuários e depois para o negócio).

Os conceitos com maior valor são combinados em sistemas que funcionem bem juntos e reforcem o valor uns dos outros.

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Também se avalia os conceitos com base no potencial que cada um tem de contribuir para a construção de uma solução holística.

É importante garantir que os conceitos e soluções estão organizados em categorias úteis e hierarquizadas.

As soluções são então prototipadas e testadas no mundo real de forma iterativa.

Nesse módulo as descrições das soluções são evidenciadas em representações para dar ao time, aos usuários e aos demais envolvidos um senso visceral de “o que pode ser”.

101 Design Methods de Vijay Kumar 101 Métodos de Design

Principais passos para se construir as soluções de um produto

  1. Gerar opções: Combinar muitos conceitos pontuais explorados em opções de soluções maiores e mais completas.
  2. Sistematizar conceitos: Agrupar e sintetizar conceitos em um sistema coerente, com planejamento de ciclos de vida e criação de roadmaps.
  3. Avaliar conceitos: Pontuar, votar e classificar os conceitos frente aos princípios de design, custo versus benefício, viabilidade e visibilidade.
  4. Comunicar as soluções: Refinar os esboços, diagramas, protótipos, visualizações e narrativas das soluções propostas.
  5. Organizar as soluções: Ordenar, juntar e arquivar soluções para um fácil acesso, incluindo pessoas de outros times e projetos.

Resumo dos 13 métodos possíveis para se construir as soluções de um produto

1. Síntese morfológica (Morphological synthesis)

Metodologia para organizar conceitos dentro de categorias centradas no usuário e combiná-las em soluções de negócio. Nela o time seleciona categorias centradas no usuário para organizar os conceitos, cria um gráfico morfológico com os conceitos em cada campo, combina os conceitos complementares em soluções e compara as diferentes soluções criadas. Por fim o time avalia e refina as soluções.

2. Avaliação de conceitos (Concept evaluation)

Metodologia para avaliação de conceitos de acordo com seu valor para o cliente e para o negócio. Nela o time lista um conjunto de conceitos a serem avaliados, cria critérios de valores para o cliente e de valores para o negócio e cria uma matriz de conceitos. Então o time pontua os conceitos de acordo com os critérios, posiciona cada um deles no mapa, analisa a distribuição e discute os achados.

3. Rede de valor prescritivo (Prescriptive value web)

Metodologia para mostrar como o valor vai percorrer no fluxo entre os stakeholders conforme novos conceitos forem introduzidos no sistema. Nela o time lista os stakeholders e os conceitos-chave, desenha os fluxos de valor e cria um diagrama em formato de rede (web). Por fim o time pode comparar a rede prescritiva de valor com a rede descritiva de valor e refinar a cadeia.

4. Mapa de conceitos interligados (Concept-linking map)

Metodologia para conectar e combinar conceitos complementares em soluções de negócio. Nela o time pontua os usuários e os valores dos conceitos, posiciona os conceitos no mapa e observa os padrões. Depois o time pode combinar os conceitos em soluções e discutir o potencial de cada uma delas.

5. Cenário de previsão (Foresight scenario)

Metodologia para criar soluções a partir de possíveis situações futuras. Nela o time lista as tendências e seleciona as mais importantes, constrói então um mapa 2 X 2 usando as tendências selecionadas e escreve um cenário para cada quadrante do mapa. Depois o time posiciona os conceitos em cada cenário, combina eles e descreve sumariamente o que seria cada solução.

6. Diagramação de soluções (Solution diagramming)

Metodologia para diagramar soluções e suas relações mostrando como elas funcionam. Nela o time determina o tipo de diagrama a ser usado (de relação, por agrupamento, por hierarquia, por processo ou sequência, por localização ou por quantidade), desenvolve os diagramas e refina as soluções. Por fim o time pode debater e documentar os aprendizados.

7. Storyboard de soluções (Solution storyboard)

Metodologia para construir narrativas que explicam como o sistema de soluções funciona. Nela o time começa com o entendimento da solução a ser ilustrada, cria personagens e os descrevem com suas experiências e mapeia as jornadas. Por fim o time pode criar o storyboard e analisar as histórias.

8. Encenação das soluções (Solution enactment)

Metodologia para encenar soluções demonstrando como elas funcionam e criam valor. Nela o time visualiza a jornada do usuário, explora as extensões das possibilidades encontradas e repassa as jornadas de forma dramatizada. Por fim o time apresenta a dramatização para os stakeholders e captura feedbacks.

9. Prototipagem das soluções (Solution prototype)

Metodologia para simular experiências em torno de uma experiência proposta explorando como as pessoas interagem com ela e como melhorá-la. Nela o time identifica o propósito das soluções e das experiências propostas, constrói os protótipos e prepara um ambiente para eles serem testados. O time pode então engajar usuários reais a interagirem com os protótipos, observar e documentar essas interações e analisar possíveis melhorias na experiência.

10. Avaliação das soluções (Solution evaluation)

Metodologia para ranquear as soluções de acordo com seu valor para os usuários e para o negócio. Nela o time cria critérios para valores de usuário e para valores de negócios, cria uma matriz de avaliação com esses critérios e pontua as soluções. Depois o time pode posicionar as soluções na matriz, analisar a distribuição delas e compartilhar esses achados e discutir os próximos passos.

11. Roteiro de implementação das soluções (Solution roadmap)

Metodologia para planejar como as soluções vão ser implementadas em fases. Nela o time desenvolve uma linha de tempo inicial, posiciona as soluções nessa linha do tempo e cria uma visualização para ela. Depois o time pode alinhar as soluções aos objetivos da companhia, descrever o roteiro de implementação e discutir os detalhes.

12. Banco de dados das soluções (Solution database)

Metodologia para organizar todos os conceitos e soluções em um banco de dados pesquisável. Nela o time reúne as informações-chave geradas durante os outros módulos, define uma lista de atributos para a organização da informação e constrói o banco de dados. Por fim o banco de dados fica disponível para ser usado em diferentes momentos e para diferentes necessidades.

13. Workshop sintético (Synthesis workshop)

Metodologia para conduzir sessões curtas e intensivas para gerar soluções e assim construir as soluções do projeto. Nela o time planeja o workshop, reúne os princípios de design e conceitos já criados e facilita o encontro. Depois o time pode rever os conceitos e gerar mais se necessário. Para finalizar, o time pode avaliar os conceitos, organizá-los e sintetizá-los.

Referências

KUMAR. Vijay 101 Design Methods: A Structured Approach for Driving Innovation in Your Organization. New Jersey: John Wiley & Sons, 2013.

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