Como inovar: 12 áreas para aplicar inovação

Veja como inovar nas empresas a partir de doze áreas que podem gerar vantagem competitiva, levando as empresas se destacarem da concorrência

Primeiro é importante entender que, diferente da adequação, que é quando uma empresa começa a fazer algo inédito para si, mas que já é prática em seu mercado de atuação, a inovação pressupõe transformar novas ideias em resultados, estejam esses resultados presentes em ganho de receita, ganho de produtividade ou na redução de custos, por exemplo.

Contudo, trazer um modelo de negócio, ideia ou prática de fora do país para seu mercado de atuação pode ser considerada uma inovação, desde que essas ideias sejam inéditas no seu mercado de atuação.

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Um serviço online, por exemplo, tem como campo de atuação a internet e, com isso, compete com serviços do mundo inteiro, o que torna improvável adotar uma ideia de outro país como inovação, já que o acesso ao original está disponível da mesma maneira.

Em contra partida, um serviço local, como transporte aéreo, por exemplo, pode adotar um modelo internacional, ainda não presente no país, e conseguir vantagem competitiva em seu mercado de atuação por algum tempo.

Em resumo, quando falarmos em como inovar é importante lembrar que a inovação é uma ideia em ação que traz vantagem competitiva para a empresa dentro seu mercado de atuação.

A inovação pode estar presente na empresa de diversas maneiras, não só no produto oferecido como podemos ver no Radar da Inovação a seguir.

Como inovar: 12 áreas para aplicar inovação

1. Oferta

Refere-se como inovar dentro dos produtos oferecidos ao mercado pela empresa, esta dimensão concentra-se nos esforços de uma empresa para identificar os produtos e serviços que são valorizados pelos clientes, uma vez que devem ser refinados e aprimorados por serem uma fonte permanente de receita para a organização.

2. Plataforma

Plataforma é o nome dado a um conjunto de componentes básicos, métodos de montagem ou a tecnologia utilizada de forma “modular” para o desenvolvimento de um portfólio de produtos.

O entendimento é que a possibilidade de usar a mesma Plataforma para oferecer um número maior de produtos reflete uma maior capacidade inovadora.

3. Soluções

É a combinação customizada e integrada de produtos, serviços e informações capazes de solucionar o problema do cliente.

Esta dimensão destaca a capacidade de uma organização em fornecer soluções criativas e inovadoras para suas atividades, seja em escala comercial e de mercado ou em seus processos, produtos e serviços.

Além disso, compreende a competência de uma organização para solucionar problemas e desafios cotidianos com ideias inovadoras que perpassam todas as atividades organizacionais.

4. Clientes

São pessoas ou organizações que usam ou consomem produtos para atender a determinadas necessidades.

Os métodos de inovação com foco no cliente diferem das abordagens tradicionais, caracterizadas pela busca da inovação por meio de avanços tecnológicos ou otimização de processos de negócios.

Inovar significa, por exemplo, encontrar um novo nicho para determinados produtos.

5. Experiência do consumidor

Essa dimensão leva em consideração tudo o que o consumidor ouve, sente ou vivencia de alguma forma ao interagir com a empresa em cada momento.

6. Captura de valor

Considera os mecanismos pelos quais uma empresa capta parte do valor criado (suas receitas).

Isso geralmente é feito pela análise da Cadeia de Valor visando descobrir fluxos de receita não explorados e formas de capturar valor a partir das interações com clientes e parceiros.

7. Processo

Estas são configurações das atividades usadas para conduzir operações internas.

A inovação nesta dimensão pressupõe redesenhar seus processos para buscar maior eficiência, maior qualidade ou menor tempo de resposta ou chamado (tempo de ciclo).

8. Organização

Refere-se a como a empresa está estruturada, quais são as parcerias estabelecidas, e o papel e responsabilidade dos funcionários.

A inovação nesta dimensão inclui, entre outros: mudanças no organograma; reorganização para ganhar velocidade ou qualidade; reorganização para dar tratamento diferenciado aos segmentos de clientes.

9. Cadeia de fornecimento

Corresponde à sequência de atividades e agentes que lidam com os produtos, serviços e informações desde a origem até a fase de entrega.

Abrange também aspectos logísticos como transporte, armazenamento e entrega.

Os benefícios dessa dimensão podem ser percebidos quando se percebe que a empresa tomou algumas ação para minimizar os custos de transporte ou suprimentos de matéria-prima ou produto acabado, e também quando adota alguma solução para otimizar o fluxo de informações para gestão de estoque ou remessa, por exemplo.

10. Presença

Está relacionado aos canais de distribuição que a empresa utiliza para colocar seus produtos no mercado e também aos locais onde esses itens podem ser adquiridos pelos consumidores.

A inovação aqui significa a criação de novos pontos, ou o bom aproveitamento dos já existentes.

11. Relacionamento

Essa dimensão compreende aspectos relacionados à rede que conecta a empresa e seus produtos aos clientes.

São essencialmente os recursos utilizados para uma comunicação rápida e eficiente entre empresa e clientes.

A inovação nesta dimensão é fazer melhorias que sejam capazes de ampliar o valor da empresa e oferecer muitas vezes benefícios logísticos.

12. Marca

Marca é entendida como um conjunto de símbolos, palavras (slogan) ou formato por meio do qual uma empresa transmite sua imagem ou promessa aos clientes.

A inovação nesta dimensão implica, por exemplo, aproveitar a marca para alavancar outras oportunidades de negócio, ou pelo contrário, utilizar outros negócios para potenciar a marca.

Ter inovação em duas ou mais dimensões ajudam a empresa a ter maior vantagem competitiva no mercado e criam uma barreira à imitação resistente por mais tempo, como explica Maximiliano Carlomagno da InnoScience:

Assim, dentro do campo da inovação, é importante avaliarmos constantemente como nossas ideias e práticas estão construindo o valor que trará ou manterá a vantagem competitiva necessária para a saúde das nossas empresas.

Referências

Innoscience. Disponível em: <http://www.innoscience.com.br/>. Acesso no dia da postagem.

MACEDO, Aline Mariano; PORÉM, Maria Eugênia; ANDRELO, Roseane. Organizational communication and innovation in micro and small companies: a study on the application of the “Innovation Radar”, 2014. Disponível em <https://pdfs.semanticscholar.org/988c/fe574222df191035b06a7e15fad9b3be5562.pdf?_gl=1*1pryqw0*_ga*MjAwNDg0NTIwLjE2OTA4MzY2NDA.*_ga_H7P4ZT52H5*MTY5MDgzNjYzOS4xLjAuMTY5MDgzNjY3NC4yNS4wLjA.>. Acesso em 31 de jul. de 2023.

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